menu
Partilhar

Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu

 
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 22 abril 2022
Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu

Ficha do animal: Maltês

O bichon maltês é um cachorro calmo, atencioso, afetuoso e inteligente, extremamente popular em todo o mundo como animal de estimação graças a seu temperamento afável e tamanho pequeno. A Federação Cinológica Internacional (FCI) reconhece o bichon maltês como uma raça única, sem variantes, e o inclui no grupo 9, correspondente aos cães de companhia. Isto significa que os malteses europeus, americanos e coreanos são exatamente da mesma raça.

O europeu é o original, pois sabemos que o bichon maltês vem dos países da bacia central do Mediterrâneo, enquanto o americano e o coreano correspondem a linhas de reprodução que surgiram mais tarde com o objetivo de destacar alguma qualidade específica desta raça de cachorro.

Se você está pensando em expandir sua família adotando um cão desta raça, neste artigo do PeritoAnimal mostramos as principais diferenças físicas e comportamentais que existem entre as três linhas existentes de bichon maltês: europeu, americano e coreano.

Características do bichon maltês europeu

O bichon maltês europeu é o mais antigo e foi desenvolvido nos portos pesqueiros dos países da bacia central do Mediterrâneo, onde foi muito útil no combate a pragas de ratos e camundongos. Com o tempo, este pequeno cão tornou-se cada vez mais popular e começaram a cruzá-lo com outras raças para produzir cães cada vez menores. Desses cruzamentos surgiram muitas variantes diferentes do maltês, de vários tamanhos, pelagens e cores, mas finalmente a FCI reconheceu o maltês como uma raça única em 1954 e em seu último padrão, publicado em 1989, especifica que apenas a cor branca pura é desejável e aceita, de modo que todas as outras variantes desapareceram gradualmente.

Características físicas

O maltês europeu é um cão pequeno, seu peso médio está entre três e seis quilos, embora isso possa variar dependendo do indivíduo, e sua altura é de cerca de 30 centímetros até o garrote. Seu corpo é ligeiramente mais longo do que alto e sua cauda é caracteristicamente larga na base e fina na extremidade, formando uma curva coberta de cabelos macios e longos. Um nariz preto e olhos grandes, escuros e redondos lhe dão uma expressão doce e atenciosa. Suas orelhas têm forma triangular e caem suavemente em ambos os lados do crânio.

Sem dúvida, a característica mais distintiva do bichon maltês europeu é sua pelagem muito longa de marfim branco puro ou pálido. Seu pelo sedoso, completamente reto, cai de ambos os lados do tronco, cobrindo seus membros e chegando até o chão. Em seu rosto, são formados bigodes longos, que se unem ao pelo que sai de seu crânio e caem sobre suas orelhas. Esta camada requer um grande cuidado, incluindo escovação diária para remover a sujeira e evitar a formação de nós. Muitos tutores escolhem aparar a pelagem do maltês para que não tenham que passar tanto tempo cuidando dela. Esta é uma boa opção desde que haja uma quantidade suficiente de pelo e o animal não seja raspado, pois isso pode causar problemas de saúde física e comportamental.

Características comportamentais

Esta pequena raça é muito popular como animal de companhia e não é de se admirar, pois é um cachorro tranquilo em casa, muito versátil e alegre, apegado a seus tutores e dificilmente mostra comportamento agressivo para com outros cães ou pessoas. Como em todas as raças, é essencial dar atenção especial à sua educação e socialização durante a fase de filhote. Acostumar os malteses à presença de outros animais, crianças, veículos, sons, etc., e garantir que ele tenha experiências positivas com todos eles, nos ajudará a prevenir possíveis problemas de comportamento no futuro.

O maltês europeu é um cão brincalhão e muito inteligente que gosta de aprender novos comandos e habilidades sempre através de brincadeiras e reforços positivos, por isso é aconselhável realizar frequentemente pequenas sessões de treinamento com ele e oferecer-lhe um estímulo ambiental de qualidade para evitar que se aborreça ou fique estressado, especialmente quando ele é deixado sozinho em casa.

Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu - Características do bichon maltês europeu

Características do bichon maltês americano

O bichon maltês americano é uma linha específica de criação nascida do desejo de criar uma versão "toy" ou "mini" do maltês tradicional ou europeu. Assim, a principal diferença entre o maltês europeu e o maltês americano é o tamanho.

O American Kennel Club (AKC), instituição encarregada da elaboração de padrões de raça e do registro de pedigrees nos Estados Unidos, enumera as principais características do bichon maltês americano desde que esta linha foi reconhecida no final do século XIX.

Características físicas

Embora seja bastante difícil distinguir o maltês americano do maltês europeu quando filhotes, ao completarem seu desenvolvimento físico, há claras diferenças em tamanho e peso. O maltês americano é uma versão em miniatura do já pequeno maltês europeu. Enquanto o maltês tradicional pode chegar a cinco ou seis quilos de peso, o maltês americano raramente chega a três quilos na idade adulta. Suas pernas são mais curtas e seus corpos mais compactos, e são quase tão altos quanto longos, ao contrário dos cães europeus. Uma de suas principais características é seu rosto, pois o maltês americano tem um focinho muito mais curto e olhos maiores, dando-lhes uma aparência infantil.

Por outro lado, a pelagem do maltês americano também é branca pura, longa e lisa, mas consideravelmente mais densa, pois pode possuir até o dobro da quantidade de pelo do maltês europeu.

Características comportamentais

No que diz respeito ao temperamento, o maltês americano é praticamente o mesmo que o maltês europeu, pois o principal objetivo ao criar esta linha foi obter esteticamente, e não em termos comportamentais, cães diferentes.

Apesar de seu pequeno tamanho, o maltês americano é um cão muito corajoso e protetor para com sua família, e está acostumado a latir para alertar sobre a presença de qualquer estímulo que considere um intruso. Infelizmente, muitos tutores tendem a superproteger esses cães porque, devido ao seu pequeno tamanho, são considerados frágeis e vulneráveis. Como consequência desta falta de autonomia e socialização, os malteses podem desenvolver problemas de comportamento relacionados ao medo e à insegurança. Por esta razão, é importante educá-los desde a infância, permitir que eles interajam, explorar livremente seu ambiente e satisfazer suas necessidades físicas e emocionais para que possam desenvolver e mostrar seu temperamento afável, confiante e brincalhão.

Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu - Características do bichon maltês americano

Características do bichon maltês coreano

O bichon maltês coreano foi a última linha a aparecer. Ela surgiu na Coreia com um propósito estético semelhante ao procurado pelos americanos e logo depois começou a ser exportada para os Estados Unidos, onde alguns criadores os cruzaram com os malteses americanos.

Características físicas

O maltês coreano é praticamente idêntico ao maltês americano, portanto tem as mesmas diferenças que o maltês americano em relação ao maltês tradicional ou europeu. Esta linha asiática tentou acentuar ainda mais as características do maltês americano para criar um cão ainda menor e mais compacto, com uma aparência fofa. É por isso que muitos conhecem o bichon maltês coreano como um "micro cão", ainda menor do que o "toy" ou "mini".

O maltês coreano adulto pesa cerca de dois quilos e meio, sua cabeça é um pouco mais arredondada que a de outras linhas e seus olhos são muito grandes em proporção ao resto de seu corpo. Além disso, seus olhos são de uma cor preta profunda, assim como seu nariz, o que os faz sobressair bem contra seu pequeno rosto. Seus membros, orelhas e cauda são curtos e sua pelagem, igualmente branca e macia como a de suas variantes europeias e americanas é ainda mais espessa e densa.

Outra diferença entre o maltês europeu, americano e coreano está no tamanho da ninhada. As cadelas maltesas americanas e especialmente as coreanas são muito pequenas, pesando apenas cerca de dois quilos. Isto significa que elas não podem carregar muitos filhotes e dar à luz apenas dois ou três filhotes a cada nascimento. No entanto, as cadelas maltesas europeias podem ter até oito filhotes.

Características comportamentais

O maltês coreano corre o risco de ser superprotegido por seus tutores como outras linhagens, mas se os filhotes forem mantidos com sua mãe por um mínimo de oito semanas e forem devidamente socializados e educados, os malteses coreanos são extremamente sociáveis, animados, brincalhões e carinhosos. Eles tendem a ser muito apegados a seus tutores, por isso é aconselhável ensiná-los desde cedo a tolerar a solidão e incentivar sua autonomia através de brinquedos interativos e inteligentes.

Os jovens malteses são muito ativos e tendem a se entediar facilmente, por isso requerem estímulo mental diário e tempo de qualidade com seus tutores, seja através de sessões de treinamento positivas ou compartilhando o tempo de relaxamento e carinho juntos. Por serem cães tão pequenos e caseiros, eles não precisam de muito exercício físico, mas precisam realizar passeios pelo menos três vezes ao dia para explorar o meio ambiente, socializar e se aliviar.

Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu - Características do bichon maltês coreano

Agora que você já sabe as diferenças entre o bichon maltês europeu, americano e coreano, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre as características e personalidade do maltês:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Federación Cinológica Internacional. (2018). Maltese. Disponível em: <http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/065g09-es.pdf>. Acesso em 11 de abril de 2022.
  • American Kennel Club. Maltese. Disponível em: <https://www.akc.org/dog-breeds/maltese/>. Acesso em 11 de abril de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu
1 de 4
Diferenças entre o bichon maltês americano, coreano e europeu

Voltar ao topo da página