Partilhar

Belier

Belier

O coelho Belier possui uma grande diversidade de nomes como Mini Lop ou o coelho de orelhas caídas, uma vez que as suas orelhas tombadas o destacam como um exemplar único e distinto. O seu nome científico é Oryctolagus Cuniculus.

Existem duas teorias sobre a origem deste coelho. Algumas pessoas afirmam que descendem dos coelhos de Flandres, enquanto que outros apontam para uma origem francesa mencionada em livros de cunicultura do século XIX.

Origem
  • Europa
  • França

Aspeto físico

O coelho Belier possui uma cabeça volumosa e ampla, famosa pelas suas orelhas longas que descem em ambos os lados. No seu início de vida, as orelhas são eretas, caindo lentamente à medida que o coelho cresce. É um coelho de porte médio, com um peso que varia entre os 5 e os 7 kg.

Além de serem ligeiramente mais pequenas, as fêmeas possuem umas bochechas que não existem no caso dos machos.

Podemos encontrar coelhos de uma ampla gama de cores que incluem o branco, o cinzento ou o castanho, por exemplo. Além disso, e dependendo do país de criação, podem apresentar umas ligeiras características físicas diferentes, compondo assim vários tipos de coelho Belier:

  • Belier Francês - Destaca-se pelo seu peso e envergadura e as suas orelhas são especialmente grandes.
  • Belier Inglês - As orelhas desta linhagem de Belier são muito grandes em proporção ao seu corpo, medir entre os 55 e os 64 cm.
  • Belier Holandês - É bastante pequeno e não ultrapassando, geralmente, os 2 kg.
  • Belier ou Lop Alemão - Um pouco maior que o Belier holandês, embora seja um coelho pequeno.
  • Belier ou Lop de Caxemira - O seu pelo é particularmente suave e um pouco comprido.
  • Belier ou Lop leão - Muito peludo e exótico.

Comportamento

Geralmente, falamos de um lagomorfo dócil e tranquilo. Ao contrário de outras raças de coelho, este é um exemplar particularmente doce e gentil. É adequado para casas onde existe harmonia e tranquilidade, uma vez que o coelho Belier adora descanso e conforto, mesmo dentro de um apartamento ou casa.

Caso tenha outros pets em sua casa, tenha uma atenção especial para evitar conflitos. Pode tentar promove rum bom ambiente e, para isso, pode encontrar artigos sobre a convivência entre gatos e coelhos que serão muito úteis.

Cuidados

Os cuidados do coelho são fundamentais para um desenvolvimento correto. O coelho Belier deve dispôr de uma gaiola grande, assim como de um espaço grande para correr e brincar, sendo muito importante que exercite os músculos. Não esqueça que deve vigiar o coelho sempre que ele estiver no chão, pois ele pode roer algum cabo ou objeto perigoso.

Coloque aparas de madeira ou serradura, materiais que absorvem bem a urina. Também deve ter algo para roer de forma a evitar um crescimento anormal dos seus dentes, comedouro, bebedouro r um ninho para que se esconda durante a noite. Proporcione um ambiente de clima temperado, sem mudanças bruscas de temperatura. Saiba quais são os cuidados específicos do coelho Belier.

Embora a frequência dependa da raça, o coelho Belier necessita de uma escovagem regular para manter a sua pelagem livre de emaranhados, sujidade e pelo morto. Não é necessário dar-lhe banho, uma vez que eles mesmo fazem a sua higiene. Se encontrar sujidade, pode passar uma toalhita de bebê pela zona.

Se o seu coelho não se exercitar o suficiente, pode sofrer com o crescimento das suas unhas, que devem ser cortadas de vez em quando. Se não sabe como,, peça ao seu veterinário que explique como o pode fazer em casa.

Por fim, deve saber que a limpeza da gaiola do coelho é muito importante, uma vez que permanecer junto à urina demasiado tempo pode aumentar o risco de infecções ou fungos.

Alimentação

Os coelhos Belier adoram comer. Por esse motivo, é fundamental calcular corretamente a qualidade de alimento necessária para prevenir a obesidade (pode fazê-lo conferindo as indicações da embalagem). Essa quantidade deve ainda ser divida em três refeições diárias, o que favorece a digestão.

Também deve ter, obviamente, muita água limpa e fresca ao seu alcance, que esteja disponível durante todo o dia. Recomendamos o bebedouros de gaiola típicos para roedores lagomorfos grandes, uma vez que as taças são fáceis de virar e ganham sujidade mais rapidamente.

Fique informado sobre a alimentação do coelho para saber o que necessita em cada etapa específica da sua vida.

Saúde

O coelho Belier vive, geralmente, uma média entre 8 e 10 anos. No entanto, a esperança de vida de um coelho depende de vários fatores como a alimentação, o cuidado ou a ausência de doenças.

Recomendamos que previna todo o tipo de doenças consultando o veterinário e administrando as vacinas necessárias para criar imunidade contra determinadas viroses. Mesmo que o seu coelho não saia de casa, ele pode ser infetado com bactérias ou resíduos presentes nas suas roupas, por exemplo. De seguida, identificamos as doenças mais comuns que podem acometer o seu coelho Belier:

  • Sarna: Consiste em um tipo de ácaro que ataca diretamente a pele do seu pet. É difícil que o coelho desenvolva sarna se reside dentro de casa, por isso recorra ao veterinário se notar qualquer sintoma para que o animal seja desparasitado.

  • Urina vermelha: Geralmente, é provocada por um défice na alimentação. Procure observar se ele come frutas e verduras. Caso ele coma, pode ter desenvolvido uma infecção urinária.

  • Coccidiose: É provocada por uns microrganismos chamados Coccidos, um parasita que se contagia facilmente através de fezes infetadas. Provoca diarreias fortes e desidratação. Recorra ao seu veterinário pois pode tratar o problema se agir com rapidez.
  • Pneumonia: Geralmente, surge em épocas frias do ano. Pode também aparecer se o seu pet estiver exposto a correntes de ar. Se não proporcionar cuidados extra, o coelho pode piorar.
  • Calos: São produzidos pelo sedentarismo físico do coelho. É particularmente comum quando passa demasiado tempo dentro da gaiola, especialmente nas patas traseiras.
  • Crescimento anormal dos dentes: É comum quando o coelho não tem acesso a forragem ou outros elementos que possa morder, como faria na natureza.

Não esqueça que, se decidiu adotar um coelho, é muito importante que lhe atribua um bom nome.

Fotos de Belier

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Belier

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Belier

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário

Belier
1 de 4
Belier

Voltar ao topo da página