Mist Australiano
O Mist Australiano, conhecido também como Australian Mist ou Spottes Mist, é uma raça desenvolvida na Austrália em 1976. Descende do cruzamento entre diversas raças de gatos incluindo os birmaneses, os abissínios e outros gatos de pelo curto nacionais da Austrália. O Dr. Truda Straede, criador, queria um gato com todas as caraterísticas dos seus antecessores, além disso, com um caráter simpático, ativo e com bom humor. Saiba mais sobre esta raça de gato de seguida no PeritoAnimal.
- Oceania
- Austrália
- Categoria III
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Aspecto físico
Quando ainda é um filhote, o Mist Australiano parece ser um gato muito robusto, embora com o tempo a sua constituição fique mais fina até compensar a sua estrutura como a de um gato normal. É um gato de tamanho médio e de pelo curto, pelo que ao perder pouco pelo não precisa de uma escovação diária ou excessivamente constante. Tem uma cara muito bonita e doce que destaca as sua grandes orelhas e olhos. O seu peso está entre os 3 e os 6 quilos. Se for cuidado devidamente, a sua esperança média de vida pode alcançar os 15 anos.
O Mist Australiano apresenta diversas cores como o marrom, o dourado, o cinza e cores escuras. O pelo conta sempre com pequenas manchas chamadas mist em todo o pelo, caraterístico da raça.
Caráter
O gato Australian Mist é muito tolerante à manipulação dos seus familiares próximos e destaca-se por ser um gato que se adapta a espaços pequenos sem mostrar ansiedade ou mal-estar. No geral, é um gato brincalhão, amável, simpático e nada arrogante. O Mist Australiano desfruta da companhia e das atenções das pessoas que o rodeiam, é um gato agradecido e doce.
Os exemplares esterilizados apresentam uma afinidade e uma relação melhor com outros animais sejam gatos ou cachorros, um traço caraterístico que foi potenciado pelos criadores.
Cuidados e Saúde
Não precisa de ter cuidados excessivos para manter adequadamente um Australian Mist, pois é um gato muito limpo que precisará de uma escovação ocasional. Além dos seus utensílios básicos, devemos prestar atenção levando-o ao veterinário pelo menos uma vez por ano e mantendo a sua desparasitação externa e interna com a regularidade definida.
Alguns problemas de saúde que podem afetar o Australin Mist são: a doença do trato urinário, problemas de olhos e tênias. Nada que não se possa detetar e tratar com consultar regulares ao especialista. É por isso que afirmamos que o gato Mist Australiano é um exemplar bastante saudável.