Gato neva masquerade
O gato neva masquerade é a variação do padrão colorpoint do gato siberiano, mesmo que atualmente conste como uma raça reconhecida com o título oficial pela Federação Internacional Felina (FIFE). Este gato foi visto pela primeira vez na bacia do rio Neva de San Petersburgo, na Rússia. Embora o gato siberiano tenha sido o gato de pelo longo da Rússia durante os últimos séculos, só a partir da década de 1980 que a criação da variedade colorpoint, ou seja, do neva masquerade, foi aprimorada e separada do siberiano.
O neva masquerade é um gato grande, suave e de pelo longo, com uma personalidade muito boa e bastante ativo, por isso que gosta de jogos e de interações frequentes. Quer saber mais? Siga lendo para conhecer todas as características do gato neva masquerade, sua origem, personalidade, cuidados, saúde e onde adotá-lo.
- Europa
- Rússia
- Categoria II
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Origem do gato neva masquerade
O gato neva masquerade é originário das regiões da bacia do rio Neva na Rússia. Na realidade é um gato siberiano de padrão colorpoint, que possivelmente surgiu como resultado do cruzamento de gatos siberianos com gatos do local e inclusive com gatos tailandeses, daí o padrão color.
Estes gatos de pelo longo eram raros na Europa até o século XIX. Fizeram parte da primeira exposição de gatos do Crystal Palace de Londres em 1871, no entanto, posteriormente caíram no esquecimento pela sua mistura com outras raças como os persas. Durante a década de 1980 voltaram a ser aprimorados e em 1985 se estabeleceu uma raça experimental com gatos de pelo longo importados da Rússia para a República Democrática Alemã. Estes gatos foram exibidos a partir de 1986 e reconhecidos em 1987 como "gato da floresta siberiana", ganhando cada vez mais admiradores. Foram exportados pela primeira vez aos Estados Unidos em 1990 e se iniciou a criação sistemática do gato siberiano na Rússia. Em 1991 o nome mudou para gato siberiano para o diferenciar melhor de outra raça felina, o norueguês da floresta. Atualmente, os gatos siberianos neva masquerade são criados de forma independente dos siberianos que não têm o padrão colorpoint.
Características do gato neva masquerade
O gato neva masquerade tem um porte médio-grande. Pesa entre 4 e 9 kg e não se desenvolve totalmente até os 2-3 anos. É um gato que tem um corpo robusto, largo, musculoso e muito forte, com patas curtas e robustas, com tufos de pelos nos dedos e uma cauda que mede a metade do tamanho do seu corpo, larga na base, peluda e opulenta.
A cabeça destes felinos é curta e triangular, com testa curta e queixo proeminente. O nariz é largo e os olhos são grandes e ovalados, de cor azul intenso que combina com a pelagem. As orelhas são largas, triangulares e erguidas.
Cores do neva masquerade
O pelo destes gatos é suave, denso e longo, especialmente nas laterais e no peito. Sem dúvidas, o que distingue esta raça é o padrão colorpoint que tem nas áreas mais frias do seu corpo, ou seja, nas orelhas, rosto, ponta da cauda e patas, sendo nestas partes a tonalidade mais escura que o restante do corpo do gato. A cor destes gatos pode ser dos seguintes tipos:
- Seal point
- Blue point
- Chocolate point
- Fawn point
- Lilac point
- Cinnamon point
- Cream point
Personalidade do gato neva masquerade
O gato neva masquerade tem um temperamento similar ao gato siberiano, ou seja, é carinhoso, doce, curioso e muito terno. Se trata de um companheiro ideal e apto para famílias, já que também é sociável e extrovertido, por isso se relaciona bem com outros animais e com crianças.
O neva masquerade é um gato ativo que necessita pular, caçar e jogar para estar em contínuo movimento, já que, devido à sua robustez, é ágil e atlético. Às vezes gosta de se comunicar com os cuidadores, mas não é uma raça que mia muito como as do tipo oriental. Por ser muito inteligente, gosta de jogos de inteligência e entretenimento.
Cuidados do gato neva masquerade
O gato neva masquerade necessita de tutores que se preocupem em manter seu grau de atividade e que sempre estejam pensando em jogos novos para que não fiquem entediados e frustrados. Se você tem uma varanda ou um pátio que possam sair de forma segura, este gato com certeza agradecerá. Igualmente, é fundamental manter um correto enriquecimento ambiental para que no lar sejam bem estimulados.
Algo muito importante a considerar na hora de determinar os cuidados do neva masquerade é seu tipo de pelo, já que requer uma escovação diária, especialmente na primavera e outono por serem as épocas de trocas de pelos. Isto é importante para evitar a acumulação de grandes quantidades de pelos em seu tubo digestivo, que predispõe a formação de bolas de pelos que podem chegar a obstruir os mesmos e comprometer a saúde do gato. O uso de malte também é importante para sua prevenção, além de uma boa hidratação. O banho é necessário se está muito sujo ou se necessita de um tratamento dermatológico por meio de xampu.
Seus ouvidos, olhos e dentes devem ser higienizados frequentemente para evitar infecções e inflamações nestas estruturas corporais. Também a alimentação deste gato deve ser destinada para a espécie felina, completa e equilibrada, com uma boa quantidade de proteína de origem animal para manter em forma sua força e musculatura e obter os nutrientes essenciais diários. A água sempre deve estar à sua disposição.
Saúde do gato neva masquerade
Os neva masquerade são gatos saudáveis e fortes, com uma expectativa de vida de 18-20 anos. No entanto, parecem estar predispostos a doenças cardíacas e ortopédicas pelo seu porte grande. Dentro dos problemas cardíacos destaca-se a cardiomiopatia hipertrófica, doença em que a parede muscular do ventrículo esquerdo engrossa, diminuindo o volume de enchimento na diástole ou relaxamento ventricular, criando uma disfunção que pode chegar a desencadear uma insuficiência cardíaca. Sobre os transtornos relacionados com os osso, destaca-se a displasia de quadril, em que se produz uma incongruência entre os ossos que formam a articulação do quadril (acetábulo e cabeça do fêmur), o que ocasiona instabilidade na articulação, podendo causar dor, artrose e claudicação nos gatos afetados.
Também é importante uma boa medicina preventiva com check-ups de rotina, vacinação e desparasitação, entre outros cuidados, realizados em um centro veterinário.
Onde adotar um gato neva masquerade?
O gato neva masquerade pode ser difícil de ser encontrado em refúgios e órgãos de proteção, mas nunca é demais perguntar. Na internet podem ser procuradas associações de resgate destes gatos siberianos, já que são muito parecidos.
Antes de adotar um gato você deve estar consciente se é um bom candidato para cuidar dele, se pode oferecer tudo o que necessita todos os dias e satisfazer todas as suas necessidades para seja feliz e mantenha uma boa qualidade de vida.
- Fédération Internationale Féline. Neva Masquerade. Disponível em: <http://www1.fifeweb.org/dnld/std/SIB-NEM.pdf>. Acesso em 28 de setembro de 2022.