Gato minskin
Os gatos minskin são pequenos felinos de patas curtas e pouco ou nada de pelos que surgiram nos Estados Unidos há duas décadas como resultado do cruzamento entre gatos munchkin e sphynx. Atualmente são uma raça bastante desconhecida, já que existem poucos exemplares. São felinos alegres, carinhosos, brincalhões, sociáveis e leais que adoram a companhia de pessoas de qualquer idade, sempre que lhes ofereçam atividades e atenção. Mas também são um pouco delicados e necessitam de atenção e cuidados especiais para manter uma boa saúde e qualidade de vida.
Siga lendo este artigo do PeritoAnimal sobre as características do gato minskin para conhecer mais sobre sua origem, seus cuidados, sua saúde e onde pode adotar um exemplar.
- Europa
- Estados Unidos
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Origem do gato minskin
A raça de gato minskin é bastante recente, como mencionamos, somente possui duas décadas de antiguidade. O criador de Boston, Paul McSorley, decidiu criar um gato sem pelos com patas curtas aproximadamente no ano de 1998. Para isso cruzou um sphynx, que não possui pelos, com um gato munchkin, de patas curtas. Neste processo de criação também interferiram raças como o birmanês e o devon rex.
O primeiro gato desta raça, chamado Rory, nasceu no ano 2000. Pouco a pouco foram nascendo mais gatos minskin, alcançando os 50 exemplares no ano de 2005. Atualmente segue sendo considerado um gato muito raro de ser encontrado e a TICA o possui em seu programa de desenvolvimento de novas raças. É reconhecido como uma raça experimental pela Associação Internacional do Gato.
Características do gato minskin
Os gatos minskin são felinos muito chamativos. Sua constituição é robusta, tem patas curtas, um pouco de pelos no rosto e nas extremidades, mas nada em outros locais, especialmente no ventre, que sempre é desprovido de pelos. São de porte pequeno, com um peso na fase adulta de 2 a 4 kg. As principais características físicas dos gatos minskin são as seguintes:
- Cabeça redonda e larga.
- Orelhas grandes e triangulares que estão sempre erguidas.
- Olhos redondos e grandes de cor que combina com a pele.
- Queixo forte.
- Ausência ou pouco bigode.
- Bochechas em relevo.
- Focinho curto.
- Pescoço flexível e bem desenvolvido.
- Peito amplo e forte.
- Patas traseiras de tamanho curto e praticamente igual ou um pouco mais compridas que as da frente.
- Pés redondos.
- Cauda de tamanho médio com ponta romba.
Cores do gato minskin
A pelagem dos gatos minskin, assim como o pelo que podem apresentar os indivíduos desta raça, podem ter diferentes cores e padrões, já que todos são possíveis e todos são igualmente aceitos.
Personalidade do gato minskin
O gato minskin é um pequeno felino muito afetuoso e fiel com seus tutores. Além disso, se dá bem com as crianças porque adora brincar e gosta da atenção que recebe delas, mas mesmo assim sempre precisamos educar e ensinar aos pequenos da casa como se deve tratar um gato.
Também são felinos muito inteligentes, alegres e enérgicos. Adoram pular, escalar e se manterem ativos durante muito tempo. Suas patas curtas não impedem que disponham de uma grande agilidade nem que aproveitem as alturas como qualquer gato de patas longas. Além disso, são muito fortes.
Por outro lado, podem estar praticamente com todo tipo de pessoas, sempre que estas lhes ofereçam atenção, cuidados, atividades e amor diariamente. Também toleram bem diferentes espécies de animais e se adaptam à diferentes espaços.
Cuidados do gato minskin
A falta de pelo destes gatos faz com que necessitem de cuidados especiais. Assim, devem se manter sempre em temperatura adequada no inverno, enquanto que no verão têm que proteger sua pele do sol para evitar os danos das radiações solares diretas.
Se recomenda dar banhos com um xampu especial e limpar a secreção de sua pele com frequência. Da mesma forma, temos que limpar também suas orelhas que, por não terem pelos e serem grandes, tendem a acumular muito cerume e estão predispostas à infecções. Outro ponto que deve receber atenção são seus dentes para manter uma boa higiene que previna infecções e outros transtorno incômodos. Além disso, ao realizar estes cuidados podemos detectar precocemente problemas de saúde que afetem o canal auditivo ou a cavidade bucal.
Sua alimentação deve ser de qualidade. Se consomem ração seca, se recomenda combinar com ração úmida e repartir em várias refeições ao dia. Por outro lado, a medicina preventiva é a chave para manter sua saúde. Por isso se recomenda a vacinação e a desparasitação. Além disso, o gato minskin deve ir a revisões veterinárias periódicas a fim de averiguar seu estado e atuar precocemente caso seja detectado que algo está começando a ir mal.
Saúde do gato minskin
A esta raça se atribui uma expectativa de vida de 9 a 13 anos. É muito frequente associá-los a patologias próprias, mas podem extrapolar as dos seus progenitores, especialmente os da raça munchkin, que se destacam por duas doenças genéticas importantes derivadas da pequenez de suas patas:
- Lordose: curvatura exagerada da coluna vertebral na parte inferior da coluna que faz com que o dorso fique arqueado e a parte posterior do corpo se levante. Isto pode causar dor, tensão e rigidez muscular na parte inferior da coluna, que piorará a qualidade de vida do nosso gato minskin.
- Pectus excavatum: malformação congênita do esterno que produz uma deformidade côncava, fazendo com que o peito afunde, o que pode levar à um mal funcionamento do coração ou dos pulmões, comprometendo a respiração e a circulação correta do sangue pelo organismo do felino. Estes exemplares tem uma sobrevivência limitada.
Com relação aos progenitores sphynx, estes são mais susceptíveis à problemas dermatológicos como alergias, parasitoses, traumatismos e fungos.
Onde adotar um gato minskin?
Estes gatos são extremamente difíceis de serem adotados devido à quantidade pequena de exemplares no mundo todo. Uma opção pode ser adotar algum gato de suas raças originárias, ou seja, sphynx ou munchkin. De todas as formas, qualquer gato, independentemente de sua raça e condição, vale a pena, por isso procurar em refúgios ou órgãos de proteção local é a melhor ideia para adotar um gato e fazê-lo feliz.