Gatos

Gato chantilly-tiffany

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 31 agosto 2022
Gato chantilly-tiffany

O gato chantilly-tiffany é um felino de origem dos Estados Unidos procedente do cruzamento de várias raças felinas de pelo curto e longo, resultando em um gato de tamanho médio, pelos semi-longos e abundantes no pescoço, peito e cauda e que pode ser de várias cores e padrões. São gatos adoráveis, simpáticos, leais e carinhosos que elegem um cuidador e o acompanham aonde ele vai.

Não gostam de ficar sozinhos e, na falta de enriquecimento ambiental, podem desenvolver estereotipias ou comportamentos inadequados. Seus cuidados são simples, mas é necessária atenção à correta higiene dos seus ouvidos, pois tem risco de desenvolver otite. Siga lendo para conhecer mais sobre o chantilly-tiffany, sua origem, suas características, seus cuidados, sua saúde e onde adotá-lo.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo
Índice
  1. Origem do gato chantilly-tiffany
  2. Características do gato chantilly-tiffany
  3. Personalidade do gato chantilly-tiffany
  4. Cuidados do gato chantilly-tiffany
  5. Saúde do gato chantilly-tiffany
  6. Onde adotar um gato chantilly-tiffany?

Origem do gato chantilly-tiffany

O gato chantilly-tiffany é uma raça procedente dos Estados Unidos, especificamente de Nova York. A primeira ninhada nasceu no ano de 1969, mesmo que, realmente, estes gatos já existiam antes e era considerados gatos dos nobres, mas acreditava-se que estava extintos até que no ano de 1967 foram descobertos dois exemplares num leilão público de um imóvel. A origem em si é um mistério, mesmo que existam várias hipóteses.

Uma delas diz que esta raça é uma mistura entre o gato abissínio, o persa e o havana, enquanto que outras teorias acreditam que se trata de um cruzamento entre o somali, havana e o angorá. No entanto, possivelmente que se trate de uma mistura de partes iguais entre as raças felinas nebelung, persa, abíssinio, havana e somali e não de um birmanês de pelo comprido como chegou a ser nomeada esta raça.

A criadora de Nova York Jennie Robinson foi quem obteve um casal de gatos de olhos dourados e pelos compridos de cor chocolate, chamados Thomas e Shirley, que tiveram uma ninhada no ano de 1969 em que todos os gatinhos nasceram com o pelo cor chocolate, assim decidiu seguir criando-os nos anos seguintes.

Na década dos anos 70 do século passado, estes gatos foram registrados como «foreign longhair» ou «estrangeiro de pelos compridos» na American Cat Association, mas, posteriormente, foi retirada esta dominação diante da negativa dos tutores, mudando para chantilly-tiffany, já que somente por Tiffany eram conhecidos os do cruzamento entre o birmanês e o persa.

Características do gato chantilly-tiffany

O gato chantilly-tiffany é um felino mediano e musculoso com um tamanho de até 50 cm e um peso entre 4 e 8 kg. Seu maior atrativo é sua bela pelagem semi-longa. Além disso, as principais características físicas desta raça são as seguintes:

  • Cabeça em forma de cunha e maçãs do rosto altas.
  • Orelhas cobertas de tufos de pelos com base larga e ponta arredondada.
  • Olhos ovalados de cor dourada, ainda que também podem ser amarelos ou verdes, especialmente nos gatos prateados.
  • Ossos fortes.
  • Patas proporcionais e com menos pelos que o restante do corpo.
  • Pés arredondados recobertos de pelos curtos.
  • Costas retas.
  • Cauda longa e muito peluda.

Cores do gato chantilly-tiffany

A pelagem do gato chantilly-tiffany é fina, semi-longa, sedosa e sem camada interna. Forma um abundante colar de pelos arredor do pescoço e do peito. Suas cores são diversas. O mais frequente é o chocolate, mas também se aceita o azul, o preto, o lilás, o prateado, o vermelho e o creme com padrões sólidos, malados, salpicados, marcados e cavala.

Como é o gato chantilly-tiffany filhote?

Estes gatos nascem com o pelo com aparência média, mas com o tempo, vai se formando o padrão de pelos abundantes no pescoço, peito e cauda, semi-longo no restante e curto nas patas. Além disso, a tonalidade da cor dos olhos vai se intensificando conforme crescem, sendo muito mais suave quando nascem do que quando já tem mais anos de vida.

Personalidade do gato chantilly-tiffany

Os gatos chantilly-tiffany são felinos de personalidade equilibrada, são sociáveis e brincalhões. Possuem um tutor favorito que não deixam de seguir pela casa e solicitam atenção ou brincadeiras, mas sem ser pesado. Também adoram descansar junto ao tutor por longos períodos de tempo. São muito leais, carinhosos, simpáticos e inteligentes.

Não são muito ativos, mas também não são excessivamente tranquilos, sendo menos enérgicos que os abissínios, maus egípcios ou bengalis, mas mais que os persas. Se dão bem com as crianças e inclusive com as visitas, por serem gatos sociáveis e equilibrados. Costumam miar bastante, emitindo um miado suave como o som do canto das aves.

Cuidados do gato chantilly-tiffany

Os gatos chantilly-tiffany possuem uma grande inteligência, o que equivale a uma alta atividade mental. Em outras palavras, requerem atividades e jogos interativos para se entreterem sozinhos ou acompanhados. Os jogos interativos são um exemplo de enriquecimento ambiental, necessários para quando ficam sozinhos em casa como forma de prevenir comportamentos inadequados, por exemplo, a automutilação ou o excesso de cuidados que podem causar alopecia.

Estes gatos, mesmo que tenham pelos semi-longos, são fáceis de manter porque não possuem pelagem interna, que é a que pode emaranhar-se. Mas apesar da facilidade de conserva-lo desenrolado e suave, deve ser escovado ao menos 2-3 vezes por semana, duplicando a frequência na primavera e no verão para prevenir o acúmulo de bolas de pelos no trato digestivo, que podem causar uma obstrução.

A higiene semanal dos ouvidos é muito importante, já que por ter as orelhas cheias de pelos estão predispostos a acumular cera e secreções, o que pode acabar provocando uma infecção. A higiene dental também é indispensável para prevenir alterações e infecções bucais como a gengivoestomatite crônica, a doença periodontal, os abcessos, a gengivite ou as fraturas.

São gatos com muito apetite, por isso se deve ter cuidado e administrar em várias refeições somente a ração diária que precisam segundo suas necessidades individuais e fisiológicas. Também temos que nos certificar que sempre tenham água. Se recomenda realizar check-ups anuais no veterinário, e sempre que percebamos algo diferente ou alguma mudança de comportamento inexplicável em nosso chantilly-tiffany, a fim de prevenir, diagnosticar e tratar o quanto antes as possíveis patologias.

Saúde do gato chantilly-tiffany

Os gatos chantilly-tiffany têm uma expectativa de vida de 7 a 15 anos. Podem gozar de uma boa saúde, mas estão predispostos a doenças hereditárias procedentes de suas raças progenitoras, como a doença renal policística, uma doença característica dos persas que se caracteriza pela formação de cistos ou bolsas cheias de líquido no interior dos rins, que são os órgãos encarregados de filtrar o sangue e formar a urina. Estes cistos vão crescendo lentamente desde o nascimento, podendo chegar a causar danos ao rim e causar uma insuficiência renal que coloca em perigo a vida do gato.

A otite ou inflamações/infecções do canal auditivo são características desta raça, assim a prevenção por meio da higiene e cuidados, são pontos chaves para evita-las. Além disso, os chantilly-tiffany estão igualmente aos outros gatos predispostos a doenças felinas, infecciosas e não infecciosas. Enquanto que a maioria das primeiras citadas podem ser prevenidas com uma correta vacinação, e as segundas devem ser controladas com visitas regulares ao centro veterinário.

Onde adotar um gato chantilly-tiffany?

Adotar um gato chantilly-tiffany é praticamente uma missão impossível, já que existem poucos exemplares pelo mundo. Uma opção é adotar um cruzamento desta raça de alguma progenitora em algum refúgio ou órgão de proteção, bem como procurar em associações de resgate específicas destas raças através da internet. Todos os gatos merecem uma oportunidade e com certeza no refúgio mais próximo existem muitos exemplares esperando um lar que te ofereçam o mesmo carinho e lealdade que estes gatos de raça.

Fotos de Gato chantilly-tiffany

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato chantilly-tiffany

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 2
Gato chantilly-tiffany