menu
Partilhar

Gato bambino

Atualizado: 8 março 2022
Gato bambino

O gato bambino tem porte pequeno e surgiu como resultado do cruzamento entre gatos sphynx e munchkin, e a sua principal característica é a de ser um gato de patas curtas e sem pelo. Originário dos Estados unidos nos primeiros anos do século 21, sendo uma raça felina muito recente que ainda não foi aceita pela FIFe, mas sim pela TICA, e é muito popular por conta da sua raridade e simpatia. É um gato muito afetuoso, ativo, brincalhão, sociável e inteligente que se adapta bem a diferentes situações e pessoas, e que sempre está disposto a receber atenção. É preciso ter um cuidado especial com a proteção da sua pele, por se tratar de um gato sem pelos mas, fora isso, exigem os mesmos cuidados de qualquer outro tipo de gato.

Se te interessa saber mais, neste artigo do PeritoAnimal destacamos as características do gato bambino, bem como sua origem, temperamento, cuidados, possíveis problemas de saúde e onde adotá-lo.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato bambino

O gato bambino é originário dos Estados Unidos, surgindo no ano de 2005, quando dois criadores, Stephanie e Pat Osborne, apaixonados pelos gatos pequenos, decidiram cruzar gatos da raça sphynx com gatos da raça munchkin, tendo como resultado um felino sem pelo como a primeira raça e com as patas muito curtas como a segunda.

Pouco depois da aparição deste híbrido, a Associação Internacional de Gatos (TICA) reconheceu como raça experimental o gato bambino, bem como o registro de felinos raros e exóticos. Hoje em dia é um dos gatos mais populares entre os amantes dos felinos.

Características do gato bambino

O gato bambino tem porte pequeno, com peso aproximado de 2 a 4 kg e altura de até 20 cm, mas com um aspecto muito forte e musculoso, apesar de seu corpo e patas pequenos.

A cabeça do gato bambino é mais comprida do que larga, com forma de cunha modificada, um focinho murcho, maçãs do rosto evidentes e bigodes curtos. As orelhas se destacam muito por serem grandes, alertas e verticais. Os olhos são grandes, amendoados e muito espaçados.

Ainda que os traços anteriores sejam muito característicos do gato bambino, a parte do corpo desta raça que mais se destaca são as patas curtas, as posteriores sendo um pouco mais longas que as anteriores, ainda que no geral tenham um aspecto muito robusto. O pescoço é grosso, forte e musculoso, e a cauda é longa e fina.

Cores do gato bambino

Como herança do sphynx, os gatos bambinos não têm pelo, o que faz com que sejam muito suaves e agradáveis ao tato. Podem ter um pouco de pelo na ponta da cauda e no ventre.

Estes gatos geralmente apresentam coloração clara e costumam ser brancos, alguns apresentando manchas marrons ou pretas e podendo até ser pretos ou cor creme. Além disso, devido à falta de pelo, o corpo mostra rugas que também o caracterizam.

Temperamento do gato bambino

O gato bambino é um felino muito sociável e ativo, que se dá muito bem com todo tipo de pessoa e animais. Esses felinos encontram-se em contínua busca de ação e atenção por parte de seus tutores, adorando ser o centro das atenções e o "mimado" da casa. Também é um gato muito inteligente que parece saber o que você pensa e notar seu estado de ânimo e preocupações. Por ser um gato muito carinhoso, busca sempre estar perto de seus tutores e não deixa de demonstrar carinho aninhando-se ou permanecendo perto dos mesmos.

Falando mais sobre a personalidade e temperamento do gato bambino, podemos dizer que é muito brincalhão e nunca diz não a brincadeiras, sendo o companheiro perfeito para crianças e outros animais igualmente ativos. Por ser muito ativo e dependente, é indispensável que tenha estímulos suficientes e enriquecimento ambiental quando estiver sozinho em casa.

Cuidados com o gato bambino

No que diz respeito aos cuidados com o gato bambino, é indispensável levar em conta a proteção da sua pele, já que está completamente exposta devido a falta de pelos. Isto equivale a um maior risco de sofrer consequências das altas e baixas temperaturas, e o mesmo pode ser dito em relação a queimaduras. Além disso, tem maior propensão para desenvolver problemas de pele e sofrer feridas ou arranhões. Para reduzir este risco, o gato bambino deve se manter em um lar com uma boa temperatura ambiental. No inverno, é importante protegê-lo com mantas e roupas. Durante o ano todo, deve estar protegido dos raios UV do sol através do uso de protetores solares para gatos, sobretudo nos meses mais quentes do ano, pois pode se queimar e aumentar o risco de desenvolver alguns tumores cutâneos como o carcinoma de células escamosas.

É importante saber também que esta raça possui necessidades energéticas diárias superiores a outras raças, já que, por conta da falta de pelo, tem uma taxa metabólica mais elevada. Necessita, por isso, de uma alimentação para gatos completa, equilibrada e em maior quantidade que outras raças pequenas para a manutenção da sua saúde em condições ideais.

Por não possuir pelo, não precisa ser escovado. No entanto, caso o animal tolere e não sinta frio, você pode banhá-lo ou passar uma toalha umedecida para gatos ou um pano umedecido para eliminar a gordura que naturalmente segrega a sua pele. É importante que as suas orelhas grandes sejam higienizadas com frequência, assim como seus olhos e dentes, para prevenir inflamações e infecções.

Por ser um gato muito ativo e curioso, é importante que conte com um enriquecimento ambiental adequado, composto por objetos e brinquedos interativos, especialmente para quando estiver sozinho. Quando os tutores estiverem no lar, é fundamental que separem um tempo para interagir e brincar com este pequeno felino, já que não precisa de muito para seu conforto, qualidade de vida e felicidade.

Por fim, é imprescindível que tenha ao menos uma caixa de areia limpa e com uma areia que agrade o gato, desde que não seja perfumada nem contenha substâncias irritantes para sua pele sensível. Necessita também pelo menos de um arranhador de seu agrado para desenvolver o comportamento de arranhar e evitar que arranhe os móveis.

Saúde do gato bambino

A expectativa de vida do gato bambino é de 12 a 15 anos. No geral, é um gato forte e saudável, ainda que seja sensível aos problemas de pele que podem ser causados devido à ausência de pelo. Por isto, é indispensável que sua pele esteja protegida durante o ano todo e que recebam os cuidados higiênicos adequados com frequência para evitar a proliferação de micro-organismos patógenos em sua pele. Por causa das patas curtas herdadas dos munchkin, a raça pode estar propensa a desenvolver problemas de coluna, apesar de não ser tão frequente.

No que diz respeito ao restante das doenças, pode sofrer de qualquer uma que afete a gatos, tornando os check-ups veterinários de rotina indispensáveis para controlar sua saúde e diagnosticar precocemente qualquer tipo de afeccão. Além disso, é importante que se faça uso de uma boa medicina preventiva com base em vacinações e desparasitações, bem como castração, prevenindo afecções do aparato reprodutor futuramente. Descubra mais sobre as Doenças mais comuns em gatos neste outro artigo para conhecer seus sintomas e permanecer alerta.

Onde adotar um gato bambino?

Estes gatos não costumam ser oferecidos para adoção, já que são muito populares e lamentavelmente vendidos a um preço muito elevado. Se você se apaixonou por essa raça, pode procurar por alguma associação de resgate da raça sphynx ou munchkin e, com sorte, ter algum gato bambino bebê ou adulto que precise de adoção responsável. Lembre-se que qualquer gato, independente da sua raça e idade, merece ser adotado sempre que você tiver disposição e tenha condições de oferecer ao animal todos os cuidados e atenções que precisa, pois os felinos são seres maravilhosos que não merecem sofrer por não ser desta ou daquela raça. Lembramos, então, o quão importante é não incentivar a compra e venda de animais. Caso não encontre um gato bambino para adoção, pense em todos os felinos que se encontram em abrigos e refúgios esperando receber uma segunda oportunidade.

Fotos de Gato bambino

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato bambino

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Gato bambino
1 de 3
Gato bambino

Voltar ao topo da página