Gato highland fold
Os gatos highland fold são uma variedade de pelo longo do scottish fold. O que chama a atenção desta raça é o aspecto de suas orelhas, com uma curvatura para frente característica da cartilagem auricular, fazendo com que as orelhas se inclinem até o crânio. Trata-se de uma raça cativante, doce, afetuosa, inteligente e tranquila, mas às vezes um pouco desconfiada no início e independente. É ideal para todo tipo de lugar, se relaciona bem com crianças e outros animais e seus cuidados são simples, mesmo que se deve ter cuidado com a limpeza de suas orelhas e de seus pelos para evitar a formação de bolas de pelos.
Siga lendo esta ficha do PeritoAnimal com um guia completo da raça para conhecer todas as características do highland fold, sua origem, personalidade, cuidados, saúde e onde adotar caso você deseje.
- Europa
- Reino Unido
- 3-5
- 5-6
- 6-8
- 8-10
- 10-14
- 8-10
- 10-15
- 15-18
- 18-20
Origem do gato highland fold
A raça de gatos highland fold ou scottish fold de pelo longo provém da Escócia, uma região do Reino Unido. Susie foi a primeira gata conhecida com o gene fold com as orelhas dobradas devido à uma mutação genética espontânea. Dois anos depois, esta gatinha teve uma ninhada em que algumas de suas crias apresentava a mesma característica nas orelhas. Este gene foi denominado "fold" e se determinou que é um gene dominante responsável da prega ou dobra permanente das orelhas nas três semanas de vida. Neste momento nasceu a raça scottish fold e foi iniciando um programa de diferentes cruzamentos com outras raças, surgindo a raça highland fold quando foram cruzados com gatos da raça persa. Além disso, se comprovou que ao cruzar dois gatos homozigotos para o gene fold ocorreram problemas genéticos graves. Nos dias de hoje, somente se permitem cruzamentos com o americano e o britânico de pelo curto.
A popularidade desta raça é muito maior nos Estados Unidos do que no Reino Unido, onde foi desenvolvida a raça deste gato que conhecemos hoje em dia. Em 1987 foi reconhecida oficialmente pelas associações de raças. A partir do ano 2010, os gatos que nasceram descendentes de um scottish ou um highland foram denominados scottish ou highland fold se apresentassem orelhas dobradas e scottish ou highland straight se nascessem com orelhas normais.
Características do gato highland fold
Os gatos highland fold são fortes, robustos, musculosos e de tamanho médio. Os machos podem pesar entre 4 e 6 kg e as fêmeas entre 3 e 5 kg, medindo ambos entre 30 e 35 cm.
Mesmo que a principal característica do highland fold é a aparência de suas orelhas, conta com outros traços que também se destacam. Assim, entre suas características físicas se destacam:
- Cabeça redonda, grande e larga.
- Queixo forte.
- Bochechas grossas que tornam o rosto muito redondo.
- Olhos grandes, redondos e de aspecto doce, podendo ser azuis, dourados ou verdes combinando com sua pelagem.
- Nariz largo, curto e reto, com um perfil caracterizado por apresentar uma curva delicada.
- Orelhas com uma característica dobradura para frente, o mais próximo do crânio e com a ponta redonda.
- Extremidades curtas e fortes com ossos medianos.
- Pés fortes, grossos e arredondados.
- Cauda de tamanho mediano e grossa, com a ponta um pouco arredondada.
Cores do highland fold
A pelagem do gato highland fold é sedosa, semilonga e muito densa. Além disso, conta com capa interna e externa. E quanto às cores, são aceitas todas as possíveis, bem como todos os padrões. Apresenta uma boa juba que rodeia o pescoço.
Personalidade do gato highland fold
Geralmente, os gatos highland fold são carinhosos, tranquilos e inteligentes, mesmo que também sejam independentes e medrosos diante de desconhecidos. Sua tranquilidade reside no fato de que adoram descansar em seu lar, não são muito ativos nem inquietos, mesmo que não recusem uma dose de brincadeiras. São pacientes e pouco ruidosos. Assim mesmo, se adaptam bem às circunstâncias, aos diferentes tipos de lares, às crianças, novos inquilinos e animais. Isso sim, no início podem ser um pouco medrosos e se comportar com muito respeito.
Mesmo não sendo um gato muito dependente, sabe mostrar muito bem seu carinho diante dos seus cuidadores, sendo um gato muito doce e familiar.
Cuidados do gato highland fold
Nesta raça é especialmente importante a limpeza dos ouvidos, especialmente a aurícula e as dobras, pois as dobras de suas orelhas dentem a acumular cera, o que atrai infecções, parasitas e sujidades que podem dificultar a audição.
Outro aspecto importante a se destacar dentro dos cuidados do gato highland fold é a manutenção do seu pelo devido ao seu comprimento, sendo importante para a prevenção da formação de bolas de pelos. Deve ser realizada uma escovação várias vezes por semana e na época de trocas para retirar os pelos mortos.
São gatos muito tranquilos, por isso a quantidade de calorias diárias pode ser menor do que as necessárias para um gato de média atividade, mas a dieta deve ser completa e de qualidade para assegurar que ingiram todos os nutrientes essenciais nas proporções adequadas para prevenir as deficiências e asseguras o correto funcionamento interno do felino.
Serão necessários os mesmos cuidados veterinários que para o restante das raças, sendo essenciais a vacinação e a desparasitação e as avaliações de pressão arterial e renais a partir dos 7 anos, bem como diante da presença de algum sinal clínico indicativo de doença.
Saúde do gato highland fold
Apesar de ser um gato saudável e forte, com uma expectativa de vida de 13 a 15 anos, o highland fold homozigoto do gene fold, ou seja, apresenta os dois alelos do gene, pode apresentar malformações ósseas derivadas do mesmo, especificamente uma patologia conhecida como osteocondrodisplasia. Isto ocorre quando se cruzam dois gatos highland fold e não um highland fold com um americano ou british shorthair. Estas malformações consistem em encurtamento das vértebras da cauda e dos pés e mãos por encurtamento dos seus ossos (metatarsos, metacarpos e falanges) e inclusive alguns chegam a se unir e produzir anquilose da articulação ou falta de movimentos que causa mais dor e claudicação. Nestes casos, a doença varia em cada gato e o tratamento consiste em analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides e condroprotetores.
No entanto, se o cruzamento foi realizado corretamente, somente devemos nos preocupar com as doenças comuns que podem afetar os felinos, pois sua prevenção e as visitas ao veterinário de rotina são muito importantes para uma abordagem em tempo oportuno.
Onde adotar um gato highland fold?
Os gatos highland fold podem ser difíceis de conseguir, especialmente se não nos encontramos em locais onde são mais populares. Se nos apaixonamos por esta raça e estamos dispostos a cuidar de uma e garantir que não lhes falte nada, adotar é uma boa ideia.
Embora se possa perguntar em refúgios ou órgãos de proteção mais próximos, na maioria dos casos não terão um gatinho desta raça e o melhor será entrar em contato com associações da raça. Igualmente, lembre-se que nos refúgios também encontrará gatos mestiços dispostos a receber uma segunda oportunidade e algum deles pode apresentar algumas ou quase todas as características do highland fold.