menu
Partilhar

Poodle anão

Atualizado: 19 julho 2021
Poodle anão

O poodle anão é um dos diferentes tamanhos de poodles que existem, sendo o segundo menor e provém do poodle original, o poodle standard ou poodle gigante. É uma raça de séculos de antiguidade que vem da França e que era usada para a caça de animais aquáticos e para a defesa do território e do gado. Foram muito populares entre a realeza e a classe alta do século XVI ao XIX, século no qual eles começaram a se espalhar para outras localizações e a criar os tamanhos diferentes.

Os poodles anões são cachorros com uma personalidade excepcional, muito carinhosos, alegres e inteligentes, que adoram brincar e amam ter companhia. A educação é fácil, pois eles têm muito interesse e uma inteligência enorme. Embora sejam muito resistentes, fortes e saudáveis, estão predispostos a certos problemas oculares e dermatológicos que podem ser solucionados com tratamento específico.

Continue lendo para conhecer mais sobre o poodle anão, sua origem, características, personalidade, cuidados, educação e onde adotá-lo.

Origem
  • Europa
  • França
Classificação FCI
  • Grupo IX
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Tipo de pelo

Origem do poodle anão

O poodle provém do cachorro barbet, originário da França. Esses cachorros eram utilizados como guardiões do gado e para a caça, principalmente de animais aquáticos como cisnes ou patos, pois amam a água. Ao longo de sua história, o poodle também foi utilizado como cão de circo.

A partir do século XVI começou o auge e a criação do cachorro poodle após os cruzamentos com spaniels ou malteses, que consideravam ter uma grande beleza e inteligência que maravilhava as cortes da França durante esses anos. Este fato foi representado em obras de arte de Alberto Durero ou de Goya.

A raça se espalhou no século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana para aristocratas e milionários. Os estilistas começaram a experimentar e criar os estilos de corte continental e britânico. Durante esses últimos séculos, os de menor tamanho foram cruzados para conseguir um poodle de tamanho menor, o poodle anão, principalmente na França, Alemanha e Rússia.

Características do poodle anão

Os poodles anões são cachorros de porte pequeno, mas maiores do que a menor variedade de poodle, o toy. Apresentam uma altura entre 28 e 35 cm até a cernelha e um peso que deve estar ajustado à altura.

As características principais dos poodles anões são:

  • Cabeça proporcional, com focinho alongado e fino.
  • Olhos amendoados e grandes, de cor escura.
  • Orelhas longas e caídas.
  • Patas robustas de comprimento médio.
  • Cauda elevada a uma altura média.

A pelagem dos poodles anões é igual dos outros tamanhos. Pode se apresentar em forma de tufos formados por mechas de até 20 cm ou espirais de pelo encaracolado, fino e lanoso.

Cores do poodle anão

As cores da pelagem mais comuns nos poodles anões são as seguintes:

  • Preto
  • Branco
  • Marrom e suas tonalidades
  • Cinza
  • Fulvo

Personalidade do poodle anão

A personalidade do poodle anão não difere muito da dos outros poodles. São cachorros fiéis, inteligentes, carinhosos e animados. Eles adoram a companhia do seu tutor, ao qual não hesitará em segui-lo pela casa. Também são cães brincalhões, observadores e alegres e muito bons protetores do lar.

Eles adoram atividades, por isso são ideais para qualquer família que faça diversos planos que os incluam. Por este motivo, podem se desesperar por ficarem sozinhos e costumam ser desconfiados com os estranhos.

Cuidados do poodle anão

Para cuidar de um poodle anão, deve-se prestar atenção para oferecer à ele o carinho, o estímulo e as atividades que precisam diariamente. São cachorros enérgicos e alegres que não conseguem ficar quietos e calmos durante longos períodos de tempo. Poderia ser uma boa ideia inscrevê-lo em alguma atividade que o ajude a manter sua mente ativa ou sair para passear e brincar por um longo tempo diariamente.

O cuidado do pelo é outra coisa importante a se ter em mente e deve ser escovado com frequência. O banho será necessário quando a pelagem estiver suja ou for necessário o uso de algum xampu de tratamento para um quadro dermatológico.

A higiene do canal auditivo e dos dentes também é importante para prevenir doenças e infecções bucais, dentais e óticas. Os exames veterinários são importantes para a prevenção e o diagnóstico precoce dos problemas de saúde. Dentro da prevenção, é importante que mantenham um padrão de vacinações e desparasitações para reduzir o risco de doenças infecciosas e parasitárias que possam afetar esta espécie.

A alimentação deve ser adaptada de acordo com as características específicas do poodle anão, mas sempre deve ser completa e destinada para a espécie canina, de forma a poder satisfazer todos os nutrientes necessários em suas corretas proporções todos os dias.

Educação do poodle anão

Os poodles são cachorros muito obedientes e inteligentes, portanto eles têm uma facilidade inata para aprender comandos e truques. Além disso, adoram ter suas mentes estimuladas em atividades contínuas e dificilmente se distraem.

A educação deve ser baseada em um tipo de condicionamento denominado reforço positivo, que visa o ensino rápido e eficaz sem ser traumático para o cachorro. Na educação, atenção especial também deve ser dada para uma correta socialização nas primeiras semanas de vida e para controlar essa ansiedade quando estão separados do seu cuidador.

Saúde do poodle anão

Os poodles anãos apresentam uma boa expectativa de vida, podendo chegar até os 16 anos. É uma raça muito forte e saudável, mas pode ter uma certa predisposição às seguintes doenças oculares e dermatológicas que podem ser controladas e tratadas com os check-ups veterinários:

  • Glaucoma: doença na qual se produz um aumento da pressão dentro do olho por falta de drenagem do humor aquoso, um líquido que banha o interior do olho que acaba progressivamente com as fibras do nervo óptico, o que envia os sinais luminosos ao cérebro para permitir a visão.
  • Entrópio: ocorre quando a pálpebra inferior é direcionada para dentro do olho, o que faz com que a pele e os cílios inferiores se esfreguem na superfície do olho, o que o irrita, causa desconforto, úlceras e pode até causar cegueira se não for tratado.
  • Catarata: ocorre quando se produz uma nebulosidade no cristalino, que é a lente do olho, dificultando a visão.
  • Otite: as características das orelhas e do canal auditivo dos poodles anões os predispõem à inflamação do canal auditivo, o que cria um ambiente quente e úmido que favorece o crescimento microbiano e causa sintomas como dor, coçar, sacudidas de cabeça, mau cheiro, vermelhidão, coceira e secreções.
  • Adenite sebácea: doença de pele em que as glândulas que produzem gordura, as glândulas sebáceas. Essa gordura ou sebo apresenta propriedades antimicrobianas e lubrifica e hidrata a pele, reduzindo essa secreção deriva em descamações, perda de pelo, cilindros foliculares, hiperceratose e obstrução folicular.

Outros problemas dermatológicos que podem sofrer são as infecções por fungos, como micose, Malassezia ou a esporotricose, pioderma ou problemas alérgicos.

Onde adotar um poodle anão

Os poodles anões, assim como os outros tamanhos, já estão difundidos pelo mundo e não pode ser muito difícil conseguir um para adoção. Se você acha que pode cuidar adequadamente de um poodle anão, o processo de adoção deve começar perguntando nos abrigos e protetores locais, procurando informações ou pesquisando e entrando em contato com associações de resgate de poodles.

Fotos de Poodle anão

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Poodle anão

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Poodle anão
Poodle anão

Voltar ao topo da página