Pastor-croata
O pastor-croata, ou hravtski ovcar, é um cão multifuncional de tamanho médio a pequeno com uma personalidade excepcional e equilibrada, o que o torna um excelente animal de companhia. Apesar de suas grandes qualidades como cão pastor e cão de trabalho, ele é desconhecido em grande parte do mundo e só se ouve falar nele em seu país de origem.
Se você está interessado em adotar um pastor-croata ou já vive com um e não sabe nada sobre a raça, não perca essa ficha do PeritoAnimal na qual esclareceremos todas as suas dúvidas sobre o pastor-croata, suas características, personalidade e cuidados para que você saiba como ele é e possa oferecer a ele tudo que for necessário, acima de tudo, muito exercício físico e mental e muita companhia e carinho de sua família humana.
- Europa
- Croácia
- Grupo I
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
Origem do pastor-croata
Não se sabe muito sobre a origem desta raça, mas acredita-se que ela seja muito antiga. Parece que já existia já no século XIV com as mesmas características que conhecemos hoje, possivelmente vindo da Turquia ou da Grécia, e acredita-se que tenha vindo de diferentes cruzamentos entre cães húngaros.
O que se sabe é que este cão é originário da Croácia e foi usado como pastor e guardião nas planícies da Eslavônia, uma região agrícola no leste da Croácia, limitada pelos rios Drava, Sava e Danúbio.
Hoje, o pastor-croata é pouco conhecido fora de seu país e não é mais procurado como cão pastor, apesar de suas grandes qualidades e caráter estável.
Características físicas do pastor-croata
Os pastores-croatas estão no limite inferior das raças de médio porte, pois sua altura ao garrote varia de 40 a 50 centímetros. O padrão da raça pela FCI não indica o peso ideal para os pastores-croatas, mas o peso desses cães é geralmente de cerca de 16 quilos.
Este cachorro, cujo tamanho está no limite inferior de cães de tamanho médio, tem um corpo mais longo do que alto. O corpo é 10% mais longo do que é alto, portanto, sua estrutura é bastante retangular.
A cabeça do pastor-croata tem forma de uma cunha e é leve na aparência. O focinho, que não é proeminente, é sempre preto. Os olhos são marrons a pretos, de tamanho médio, em forma de amêndoa com uma expressão viva. As orelhas são triangulares e médias. Elas podem ser eretas ou semieretas, mas as primeiras são mais comuns.
O rabo é alto e coberto com pelos grossos e abundantes. Os cães desta raça podem nascer sem rabo. Infelizmente, o padrão da raça FCI ainda segue o do século passado e requer o corte do rabo para filhotes nascidos com ele. Como este costume cruel está se perdendo e é ilegal em muitos países, em algum momento o padrão da raça terá que se adaptar aos tempos modernos e aceitar cães naturais.
A pelagem do pastor-croata é relativamente macia e ondulada, ou mesmo encaracolada. O comprimento varia em diferentes partes do corpo, sendo mais longo nas costas e mais curto pelo rosto e na frente das patas. O corpo normalmente é preto, embora algumas pequenas marcas brancas sejam permitidas sob a garganta, no peito, no peito e nos dedos dos pés.
Personalidade do pastor-croata
Estes cães têm um temperamento típico de um cão pastor. Eles são inteligentes, atenciosos, ativos e leais. Naturalmente, seu pastoreio e instinto de guarda são muito fortes, e são ótimos aprendizes.
Também são cães calmos, firmes e não agressivos. Gostam da vida doméstica com sua família humana e adoram fazer todo tipo de atividades, mas se não tiverem afeto e companhia suficientes podem se tornar cães destruidores.
Devido a seu temperamento equilibrado e facilidade de adestramento, os pastores-croatas podem ser excelentes animais de estimação se forem devidamente socializados e se tiverem exercício e companheirismo suficientes.
Cuidados do pastor-croata
A pelagem dos pastores-croatas não é difícil de cuidar e geralmente é suficiente pentear e escovar uma vez a cada duas semanas. No entanto, este tipo de raça solta pelos constantemente e, portanto, não é recomendado para pessoas alérgicas. Não é bom dar banho no cachorro com muita frequência e é melhor fazer isso somente quando é realmente necessário.
Quando se trata de exercício e companheirismo, estes cães pastores precisam muito de ambos. São cães que evoluíram para trabalhar na companhia dos humanos e dos animais da fazenda, por isso exigem muito exercício físico e mental, assim como muito tempo de companhia. Podemos aumentar seu potencial com jogos de inteligência ou exercícios para cães. Mas eles não são adequados para famílias que passam a maior parte do dia fora de casa e isso não deve ser menosprezado.
Com o adestramento adequado os pastores-croatas podem viver bem em pequenos apartamentos, desde que lhes seja permitido exercício suficiente. Se não forem exercitados o suficiente ou se deixados sozinhos por longos períodos, eles podem se tornar destruidores e excessivamente barulhentos.
Educação do pastor-croata
Embora sejam muito amigáveis com sua espécie, os pastores-croatas têm que ser socializados desde filhotes para se darem bem com pessoas, cães e outros animais de estimação. Eles não tendem a ser caçadores, mas têm fortes instintos territoriais, por isso é importante treiná-los adequadamente para evitar problemas com os vizinhos.
Devido ao seu passado como pastores, estes cães estão muito atentos à linguagem corporal e à atitude dos humanos. Portanto, eles são fáceis de treinar com diferentes técnicas, embora os melhores resultados sejam alcançados com estilos de treinamento positivos.
Bem socializados e com treinamento básico de obediência canina, estes cães não apresentam sérios problemas de comportamento. Entretanto, é preciso ter em mente que eles exigem muito exercício e companheirismo e podem se tornar barulhentos se deixados sozinhos por muito tempo.
Saúde do pastor-croata
Como outras raças de cães que não são muito populares, o pastor-croata não tem doenças hereditárias particulares, e tende a ser um cão saudável. Porém, ainda é necessário fornecer os cuidados veterinários necessários, como em todas as raças, prevenindo e detectando possíveis doenças que possam afetar o animal, levando-o ao veterinário a cada 6 meses e seguindo rigorosamente o cronograma de vacinação que se aplica a ele.
Também é aconselhável verificar a pelagem e as orelhas dos cães pastores-croatas toda vez que eles saem para o exterior ou correm no campo, pois podem ter apanhado um parasita ou bactérias nocivas, para que possamos agir imediatamente para removê-los e curá-los.