Partilhar

Kelpie Australiano

Atualizado: 21 outubro 2020
Kelpie Australiano

O Kelpie Australiano é uma raça conhecida e altamente apreciada em seu país de origem. De fato, é uma das raças de cachorros australianos mais queridas. Você quer saber por quê? Sua aparência de aspecto semelhante ao de uma raposa, combinada com sua personalidade, faz com que todos que o conhecem se apaixonem. Precisamente por este motivo, nesta ficha do PeritoAnimal, vamo falar em detalhes sobre o cão Kelpie Australiano. Continue lendo!

Origem
  • Oceania
  • Austrália
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Kelpie Australiano

A origem da raça é incerta, mas foi possível comprovar que os Kelpies são descendentes de cachorros escoceses, todos eles diversos tipos de Collie, que foram levados para a Austrália para serem usados ​​no pastoreio dos grandes rebanhos pertencentes aos latifundiários. Algumas pessoas acham que os Kelpies são o resultado de um cruzamento entre Dingos e Border Collies, mas documentos mais precisos revelam que a raça se originou a partir dos Collies do norte da Inglaterra.

Esses cachorros substituíram as pessoas que antes eram responsáveis ​​pelo pastoreio das ovelhas, mas com o aumento do número e do tamanho dos rebanhos, isso se tornou impraticável. Foi aí que os donos de rebanhos decidiram recorrer a cães pastores, e entre eles, um dos mais adequados para o clima era o Kelpie Australiano, motivo pelo qual a raça era muito apreciada pelos camponeses australianos.

Características físicas do Kelpie Australiano

Os Kelpies são cães de tamanho médio, com uma margem bastante ampla em termos de peso aceito, variando entre 11 e 20 quilos. A altura na cernelha nos machos é de 46 a 51 centímetros, e nas fêmeas varia de 43 a 48 centímetros, sendo elas um pouco menores. O corpo é forte, muito musculoso e proporcional. Eles são bem desenvolvidos.

Estes cachorros são animais muito resistentes devido à dupla camada de pelo que os protege das altas temperaturas e dos raios ultravioleta. Essa pelagem tem entre 2 e 3 centímetros de comprimento e é densa e dura, o que a torna resistente à água. As cores aceitas são preto, vermelho, leonado, chocolate, fumo e combinações de preto e ruivo e vermelho e ruivo.

Seus membros são muito elásticos, o que lhes concede uma grande resistência física. A cabeça é larga e arredondada, com focinho reto, arrematado por um nariz cuja cor será compatível com a da pelagem, e olhos amendoados. Suas orelhas eretas são médias e pontudas.

Personalidade do Kelpie Australiano

Os Kelpies são cachorros muito ativos e predispostos a realizar tarefas, são extremamente obedientes, o que evidencia sua descendência dos Collies, pois são inquietos e ao mesmo tempo muito inteligentes. Estes animais se adaptam facilmente à vida em qualquer lugar, apartamentos, casas ou terrenos, mas se viverem num local com pouco espaço, é necessário ser muito rigoroso quanto ao tempo que passam fazendo atividade física, pois é importante que passem muito tempo se exercitando para que permaneçam saudáveis ​​e equilibrados.

Se você dedicar tempo à socialização do filhote, o Kelpie Australiano conviverá perfeitamente tanto com crianças como com outros cães ou animais de estimação que você tiver em casa, visto que em geral, esta é uma raça bastante sociável.

Cuidados do Kelpie Australiano

Para que o seu Kelpie Australiano esteja sempre nas melhores condições, você deve lhe proporcionar um alimento de qualidade, que satisfaça todas as suas necessidades nutricionais, bem como assegurar que tenha sempre água fresca e limpa à sua disposição. É importante estar atento aos horários das brincadeiras e exercícios diários, pois esses animais precisam de altos níveis de intensidade e duração para poderem liberar a enorme energia que possuem. Para isso, você pode recorrer a brinquedos ou longas caminhadas, no mínimo entre 2 e 4 por dia. Forneça a ele também estimulação mental.

Sua pelagem não exige muita dedicação, pois apesar de longa, é fácil de escovar. Se você fizer isso semanalmente, conseguirá manter uma pelagem limpa e bonita. Os banhos devem ser limitados a somente o necessário, quando seu mascote se suja demais, tendo o cuidado de secá-lo completamente nas épocas frias.

Educação do Kelpie Australiano

Os Kelpies Australianos são considerados uma das raças caninas mais inteligentes, além de muito trabalhadores e obedientes. Contudo, seus altos níveis de energia podem dificultar um pouco a realização de um bom treinamento destes cães para tutores pouco experientes. Para promover um bom aprendizado, recomenda-se a realização de atividade física suficiente para que eles relaxem, bem como o uso de técnicas positivas de treinamento, sempre utilizando o reforço positivo e evitando o castigo.

Será essencial ensinar a ele os comandos básicos de obediência,como "sentar", "deitar", "quieto" e "junto", essenciais para uma boa comunicação com o cachorro, para seu controle ao ar livre e para melhorar o vínculo com o responsável. Você pode praticar duas a três vezes por semana. Além disso, combine a prática com exercícios de estimulação mental e habilidades caninas, se desejar.

Saúde do Kelpie Australiano

Os Kelpies Australianos geralmente são cachorros muito saudáveis ​​e resistentes, embora as doenças da retina pareçam ser mais frequentes neles do que em algumas outras raças. O problema com eles é que se mostram fortes mesmo quando estão doentes, então, às vezes é difícil saber que algo está acontecendo com um Kelpie antes de ele estar bastante mal. Portanto, é altamente recomendável respeitar as visitas regulares e check-ups no veterinário, as vacinações e desparasitações, além de cuidar adequadamente de seus olhos, boca e ouvidos. Desta forma, você pode manter a maioria das doenças sob controle, e seu Kelpie poderá desfrutar de uma vida longa e saudável ao seu lado.

Fotos de Kelpie Australiano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Kelpie Australiano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Kelpie Australiano
1 de 7
Kelpie Australiano

Voltar ao topo da página