Partilhar

Borzoi

Atualizado: 17 fevereiro 2020
Borzoi

O Borzoi é conhecido também como Galgo Russo, Lebrél Russo de Caça ou Russkaya Psovaya Borzaya é uma das raças de cachorros russos mais populares e apreciadas da Rússia, pois faz parte inerente da cultura popular do país. É uma raça que foi desenvolvida diretamente pelos grandes czares, o que poderia explicar sua morfologia tão elegante e singular.

Nesta ficha PeritoAnimal falaremos sobre a raça de cachorro Borzoi, um dos lebréis de caça mais destacados no mundo todo, conhecido também como um cão de corrida. Hoje, apreciado como cachorro de companhia, o Borzoi continua despertando a curiosidade de quem tem a oportunidade de se deparar com ele.

Origem
  • Ásia
  • Rússia
Características físicas

Borzoi: origem

A raça de cachorro Borzoi faz parte da história e da cultura nacional da Rússia. No entanto, o fato de sua origem estar intimamente relacionada aos czares quase acabou com a raça, uma vez que após a queda da monarquia czarista, os Borzoi praticamente se extinguiram. Estima-se que a raça foi desenvolvida mais de nove séculos atrás.

Os primeiros registros de indivíduos constam do século XI, quando a Crônica Francesa relata como três grandes Borzois acompanharam Anna Iaroslavna, filha do Grão-Duque de Kiev, quando ela chegou à França para se casar com Henrique I. Algumas das figuras mais notáveis que possuíram cachorros da raça Borzoi foram Ivan, o Terrível, Pedro, o Grande, Nicolau II, Pushkin e Turguêniev. De fato, até um canil bastante conhecido chamado "Perhinskaya Okhota" foi aberto e dirigido pelo Grão-Duque Nicolai Nicolaevitch e Dimitri Valtsev.

Outra figura notável que se destaca na história dos Borzoi é a rainha Vitória da Inglaterra, que recebeu um casal de cachorros Borzoi como presente. Posteriormente, a raça se espalhou pela Europa e pela América, os Borzoi se tornaram populares graças à sua velocidade nas corridas e sua aptidão para caçar.

Borzoi: características

O Borzoi é um cachorro de tamanho grande, classificado pela FCI no Grupo 10, "Cães de Caça", e na Seção 1, "Pelos compridos ou ondulados". Destaca-se por sua constituição fina e robusta e levemente alongada, que oferece uma aparência inconfundivelmente elegante, que alguns até descrevem como "aristocrática".

É possível notas que as fêmeas são um pouco mais longas que os machos, mas ambos têm ossos fortes sem serem maciços. A cabeça é fina, longa e estreita, com uma depressão naso-frontal ligeiramente marcada. Possui uma mandíbula forte, com dentes brancos, apresentam mordida em tesoura. Os olhos são grandes e expressivos, geralmente de cor avelã ou marrom escuro. As orelhas são finas e móveis, também tendem a apontar para trás. O pescoço é longo e fino, assim como seus membros, que são especialmente alongados e musculosos. A cauda, por sua vez, tem a forma de um sabre e é longa, fina e de baixa inserção. Ela fica abaixada, mas quando em movimento geralmente se levanta. A altura da cernelha do cachorro Borzoi é a seguinte:

  • Machos: entre 75 e 85 cm.
  • Fêmeas: entre 68 e 78 cm.

A pelagem é macia, solta e ondulada, você pode observar naturalmente cachos curtos. Na área da cabeça, o pelo é acetinado e curto. No corpo, é mais longo e ondulado, já a pelagem do pescoço é muito mais densa e ondulada. Praticamente todas as combinações de cores são permitidas, exceto azul, chocolate e seus derivados. Também possuem "franjas", que costumam ser mais claras.

Borzoi: personalidade

Não é fácil determinar a personalidade dos cães Borzoi, mas em geral, é possível dizer que é um cachorro calmo e equilibrado. Mesmo assim, a educação oferecida pelo tutor acabará formando o caráter de cada indivíduo, que pode ser bastante variável. Também devemos saber que, devido ao seu passado como cão de caça, os Borzoi podem ter uma reação rápida e impetuosa em determinadas situações.

Embora possam ser reservados e desconfiados com estranhos, na família são cachorros que formam um vínculo muito próximo com seus tutores. No entanto, seu relacionamento com outras pessoas, animais e ambientes dependerá diretamente do estágio de socialização, no qual o proprietário deve se esforçar para oferecer experiências positivas e variadas. Tudo isso também influenciará sua personalidade de adulto.

Podem se adaptar a todos os tipos de famílias, embora costumem se encaixar melhor com pessoas experientes com cachorros e que possuem um estilo de vida proativo e independente, porque os Borzoi não se destacam por serem cachorros apegados e sim apresentam uma personalidade única.

Borzoi: cuidados

A pelagem do Borzoi requer cuidados regulares, por isso, não pode faltar uma rotina de escovação, que deve ser realizada duas ou três vezes por semana. Isso nos ajudará a manter seu pelo saudável e livre de nós. Podemos usar uma rasqueadeira de metal para a época da troca de pelos (apenas uma vez por semana) e uma escova macia pelo resto do ano. Escovas para remover nó também podem ser úteis.

Quanto ao banho, é recomendável que o Borzoi tome banho a cada um ou dois meses, sempre usando um xampu específico para cachorros e, se possível, um condicionador, que ajudará a manter a pelagem mais suave e brilhante.

Continuando com os cuidados dos Borzois, é importante prestar muita atenção à rotina de caminhadas e exercícios. Será essencial realizar um mínimo de duas a três caminhadas diárias, de pelo menos 30 minutos, para manter seus músculos em sintonia, incentivar que cheire, permitir que ele faça suas necessidades e socialize com outros cachorros, pessoas e ambientes. Uma ou duas dessas caminhadas devem ser combinadas com exercícios físicos, como o footing, pegar a bola ou simplesmente brincar.

Você também deve garantir uma estimulação mental adequada, através da prática de obediência, habilidades caninas ou truques, mas também pode praticar jogos de inteligência, jogos de olfato ou atividades variadas. Tudo isso te ajudará a manter a mente do seu pet ativa.

Borzoi: educação

A educação do Borzoi deve começar desde de cedo socializando o filhote com todos os tipos de pessoas, animais e ambientes. Este período é especialmente sensível, pois vai influenciar diretamente a personalidade adulta do cachorro e te ajudará a prevenir o aparecimento de diversos problemas de comportamento, como podem ser o medo e a agressividade. É muito aconselhável que, durante essa etapa, você promova a tranquilidade e os comportamentos positivos através de carinhos, palavras amáveis e até mesmo prêmios. Também pode ensinar o filhote a inibir a mordida e a urinar no jornal, até que esteja vacinado e pronto para aprender a urinar na rua.

Posteriormente, o Borzoi deve ser iniciado em exercícios de obediência básica, que incluem sentar, deitar, parar e vir ao ser chamado. Esse aprendizado é essencial para garantir uma comunicação adequada com seu tutor e para possibilitar o controle do cachorro quando estiver fora de casa. Trabalhe os comandos básicos sempre utilizando reforço positivo, nunca através de punição.

Borzoi: saúde

Devemos realizar visitas veterinárias periódicas, a cada 6 ou 12 meses, para garantir que nosso cachorro recebe a medicina preventiva adequada. Isso inclui seguir um calendário de vacinação e a rotina de desparasitação. Da mesma forma, as visitas ao especialista ajudarão a detectar qualquer doença rapidamente, o que costuma oferecer um prognóstico mais favorável.

No entanto, assim como ocorre com a maioria das raças de cachorro padronizadas, o cachorro Borzoi é suscetível a sofrer com diversas doenças hereditárias, entre as quais se destacam as seguintes:

  • Síndrome de Wobbler;
  • Síndrome da dilatação vólvulo-gástrica;
  • Microftalmia;
  • Atrofia progressiva da retina;
  • Displasia da valva tricúspide;
  • Cataratas;
  • Hipotiroidismo.

Para terminar essa ficha do cachorro Borzoi, sua expectativa de vida está entre os 7 e 12 anos de idade.

Fotos de Borzoi

Vídeos relacionados com Borzoi

1 de 3
Vídeos relacionados com Borzoi
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Borzoi

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Borzoi

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Borzoi
1 de 5
Borzoi

Voltar ao topo da página