Partilhar

Boiadeiro de Appenzeller

Atualizado: 5 dezembro 2018
Boiadeiro de Appenzeller

O Boiadeiro de Appenzeller é uma raça de cachorro de tamanho médio, que recebe esse nome em homenagem a região de Appenzell, as montanhas dos Alpes, na Suíça. Este cachorro pertence às quatro raças de cães de boiadeiros que existe nos Alpes: Boiadeiro de Berna, Boiadeiro de Entlebuch e o Grande Boiadeiro Suíço.

Os Boiadeiros de Appenzeller são cachorros muito ativos, incansáveis ​​e com grande curiosidade pelo mundo ao seu redor. Eles precisam fazer longas caminhadas diárias e amam tudo o que podem fazer ao ar livre, de modo que preferem ter espaços grandes para viver.

Se você está interessado em adotar um Boiadeiro de Appenzeller e quer saber tudo sobre esta raça não perca esta ficha do PeritoAnimal. Descubra sua origem, características físicas, cuidados, personalidade, educação e saúde.

Origem
  • Europa
  • Suíça
Classificação FCI
  • Grupo II
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Recomendações
  • Arnês
Tipo de pelo

Boiadeiro de Appenzeller: origem

Esta raça de cachorro originou-se na região dos Alpes Appenzellerianos, na Suíça. Anteriormente, ele foi empregado como um cão pastor e como cão de guarda de propriedades nos Alpes. A primeira descrição deste cachorro foi feita em 1853, mas a raça não foi oficialmente aceita até 1898. No entanto, apenas em 1914 que o primeiro padrão da raça foi escrito.

Atualmente, o Boiadeiro de Appenzeller é um cachorro pouco conhecido e considerado uma raça rara. Existe na Suíça e em alguns países vizinhos, mas sua população é pequena.

Os Boiadeiro de Appenzeller são cães de família, embora alguns também sejam usados ​​para trabalhos de busca e salvamento, além de suas funções originais de pastoreio.

Boiadeiro de Appenzeller: características físicas

O Boiadeiro de Appenzeller é um cachorro de porte médio que, para quem não conhece os cães de montanha suíços, pode parecer uma versão menor do Grande Boiadeiro Suíço. Porém, é uma raça completamente diferente que tem importantes diferenças morfológicas e comportamentais.

A cabeça do Boiadeiro de Appenzeller é ligeiramente cunhada e com o crânio um pouco achatado, a depressão nasofrontal (stop) não é muito evidente. O nariz é preto em cães pretos e marrom em cães marrons. Os olhos são pequenos, amendoados e castanhos. As orelhas são de alta inserção, largas, triangulares e penduradas. O corpo é compacto, forte e quadrado (comprimento quase igual à altura da cruz). A linha superior é reta, o peito é largo, profundo e comprido, a barriga é pouco retirada e a cauda é de inserção média e alta. O pelo do Boiadeiro de Appenzeller é duplo e bem preso ao corpo. O pelo externo é denso e brilhante, enquanto o pelo interno é denso, preto, marrom ou cinza. As cores aceitas para o pelo são: marrom ou preta com manchas bem definidas de marrom avermelhado e branco. A altura na cernelha dos machos é de 52 a 56 cm e das fêmeas é de 50 a 54 cm. O peso varia entre 22 e 32 kg.

Boiadeiro de Appenzeller: personalidade

O Boiadeiro de Appenzeller é um cachorro muito dinâmico, vivaz e curioso. É inteligente e muito ligado à sua família, embora sempre prefira a companhia de uma pessoa em particular, a quem ele dará seu amor incondicional.

Quando é bem socializado, é um cachorro amigável, mas um pouco reservado com estranhos. Geralmente se dá bem com as crianças, embora você deva sempre monitorar as interações entre cães e crianças. Também costumam se dar bem com outros cachorros e animais que tenha convivido desde a infância, então, quanto mais cedo começar a socializar o filhote, melhor.

O Boiadeiro de Appenzeller adora fazer exercícios para cachorro e brincar ao ar livre, por isso recomenda-se tê-lo em casas grandes e espaçosas e, se possível, com um jardim para correr à vontade.

Boiadeiro de Appenzeller: cuidados

O cuidado com o pelo é simples, normalmente é suficiente a escovar duas vezes por semana. Além disso, é aconselhável dar banho somente quando estiver realmente sujo.

Eles precisam de muito exercício diário devido ao seu caráter dinâmico e incansável, como caminhadas e brincadeiras. Amam os jogos de cabo de guerra e o treinamento baseado no reforço positivo também ajuda a queimar energia.

Estes cachorros não se adaptam à vida em pequenos apartamentos e precisam de um jardim cercado onde possam correr e se divertir nos dias em que não possam dar um passeio. Eles vivem melhor em propriedades rurais, onde cumprem algumas das suas funções originais, como cão de guarda e cão pastor.

Boiadeiro de Appenzeller: educação

A raça Boiadeiro de Appenzeller é fácil de treinar e o treinamento mais recomendado é o reforço positivo. Os métodos tradicionais que punem com violência os animais nunca dão bons resultados nem permitem aproveitar todo o potencial de um cachorro dinâmico e com muita agilidade mental.

Comece a educação do Boiadeiro de Appenzeller ensinando-lhe comandos básicas de treinamento para que se crie uma relação mais próximo com você e ambiente. Estas atividades devem ser praticados diariamente por 5-10 minutos para o cachorro rever e continuar aprendendo novos comandos sem esquecer os anteriores.

O principal problema comportamental relatado no Boiadeiro de Appenzeller é que eles podem se tornar cachorros destrutivos se estiverem entediados, não fizerem exercício ou passarem longos períodos sem companhia. Antes de qualquer sinal do aparecimento de problemas comportamentais, você deve procurar ajuda de um profissional da área.

Boiadeiro de Appenzeller: saúde

Sendo uma raça de cachorro pouco conhecida, não há relatos sobre as principais doenças que afetam o Boiadeiro de Appenzeller, mas podem afetar as mesmas doenças de seus congêneres, como:

Embora o Boiadeiro de Appenzeller não seja propenso a doenças congênitas, é necessário levá-lo ao veterinário aproximadamente a cada 6 meses e manter seu calendário de vacinação atualizado.

Fotos de Boiadeiro de Appenzeller

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Boiadeiro de Appenzeller

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Boiadeiro de Appenzeller

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Boiadeiro de Appenzeller
1 de 12
Boiadeiro de Appenzeller

Voltar ao topo da página