menu
Partilhar

Spitz finlandês

Atualizado: 6 agosto 2021
Spitz finlandês

Você sabe qual a raça de cachorro que parece uma raposa? Muita gente também se pergunta, na verdade, qual a raça de cachorro que parece um lobo? Quer conhecer o cachorro mais sociável e enérgico entre todas as raças de cães nórdicos? Estamos falando do spitz finlandês, um experiente caçador e excelente animal de estimação que se destaca pela inteligência e facilidade de aprendizado, bem como por seu temperamento equilibrado e amigável. Estes cães constituem uma raça muito antiga que se popularizou ao longo dos anos, espalhando-se por todo o mundo na década de 1960. Aqui no PeritoAnimal, te apresentamos o elegante e ousado spitz finlandês, um cão com muitas curiosidades a serem descobertas.

Continue lendo para aprender tudo sobre o spitz finlandês ou suomenpystykorva, seu nome no idioma original.

Origem
  • Europa
  • Finlândia
Classificação FCI
  • Grupo V
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do spitz finlandês

Com muitos séculos de história atrás de si, o spitz finlandês tem sido tradicionalmente usado como cão de caça em vários países do Norte da Europa, como a Finlândia e a Suécia. Esses cães foram e continuam sendo muito apreciados pelos caçadores, pois têm incríveis habilidades para marcar com seus latidos a posição de presas - muitas vezes aves, como perdizes, e alces. Dessa forma, os caçadores sabiam onde estava a presa e iam atrás dela. Os ancestrais desses cães são desconhecidos, embora os pesquisadores afirmem que eles compartilham uma grande carga genética com os lobos selvagens.

A raça começou a ter registro oficial no ano de 1890, e logo após, em 1892, o primeiro padrão oficial do spitz finlandês foi estabelecido. Nessa mesma década, ocorreram os primeiros concursos, uma exposição de raças e um concurso de caça de aves, ambos realizados em 1897. A raça sempre foi muito relevante na Finlândia, e de fato, é tão popular e apreciada no país que desde 1979 o spitz finlandês é considerado o cão nacional da Finlândia.

Atualmente, o padrão da raça inclui o que anteriormente se distinguia como duas raças independentes: a Karelian-finnish Laika e o o spitz finlandês. Ambas as raças foram unificadas como spitz finlandês em 2006.

Características do spitz finlandês

Os spitz finlandeses são cães de porte médio, com um peso que varia entre 14 e 16 quilos nos machos e 11 e 13 nas fêmeas, sendo sua altura na cernelha respectivamente de 43 a 51 centímetros neles e de 39 a 45 nelas. Um spitz finlandês tem uma expectativa de vida média de cerca de 12 anos.

O corpo destes cães tem formato quadrado, robusto e de porte atlético e musculoso, mas ao mesmo tempo esbelto. Seus membros são retos e paralelos, destacando sua solidez e força, e sua cauda se curva sobre o dorso. Curiosamente, quando estendida, a cauda chega à altura do jarrete, e é coberta por uma grande camada de pelo.

Continuando com as características do spitz finlandês, sua cabeça tem formato oval, com um alargamento que coincide com as bochechas e vai até as orelhas, onde o crânio atinge sua largura máxima. Tem um breve stop e o focinho é estreito, com um perfil reto e uma mandíbula pronunciada e potente. Seus olhos são amendoados e vivos, e as orelhas, com inserção alta, são eretas, de tamanho pequeno e forma triangular.

A pelagem do spitz finlandês tem uma estrutura de camada dupla, com uma subcamada lanosa altamente isolante que é macia e densa, e uma camada superior mais longa e áspera ao toque. Seu pelo é bastante longo, principalmente nos ombros, e muito mais curto nas pernas e na cabeça. A cor da pelagem deve ser avermelhado brilhante ou vermelho dourado, mais intenso no dorso e de preferência com tons mais claros nas bochechas, orelhas, pescoço, peito, parte interna das pernas e cauda. Somente pequenas manchas brancas nos patas são permitidas dentro do padrão.

Temperamento do spitz finlandês

O spitz finlandês é um cão muito sociável, que se mostra muito alegre em contato com os demais e é muito carinhoso. É agradável até com desconhecidos, porque embora possa ser um pouco mais retraído com eles, nunca será agressivo ou ranzinza. É um cão ideal para conviver com crianças, pois é paciente e muito atencioso, além de brincalhão.

O temperamento do spitz finlandês é muito equilibrado. Com altas doses de coragem e determinação, costuma ser independente, mas afetuoso. Ele não gosta da solidão, mas gosta quando damos espaços para que possa ter sua estimada independência.

Trata-se de um cachorro extremamente ativo, assim como muitas outras raças criadas para a caça, por isso é importante garantir que se exercite o suficiente e que não fique entediado quando não estamos por perto, pois isso pode resultar em comportamentos indesejáveis ​​como latidos excessivos, uma tendência desta raça quando se sente muito entediada.

Cuidados do spitz finlandês

Um dos aspectos mais importantes para os tutores de do spitz finlandês é o cuidado com a sua pelagem e, sobretudo, com a sua pele. Quanto à pelagem, deve-se observar que a escovação é necessária a cada 2-3 dias para remover vestígios de sujeira e também verificar se não há parasitas como pulgas ou carrapatos aderidos à pele. A pele desses cães é bastante sensível, por isso temos que cuidar bem dela. Preste atenção ao surgimento de vermelhidão ou descamação, pois esses sintomas às vezes exigem atenção veterinária para não piorar.

Para garantir todos os cuidados do spitz finlandês, também é fundamental não esquecer dos exercícios físicos. Assim, devemos proporcionar diariamente ao nosso cão atividade física adequada, que seja suficiente e de alta intensidade, para que ele possa gastar o seu excesso de energia. Com esses cães, uma curta caminhada para que tomem ar e façam suas necessidades não é suficiente: eles precisam de sessões intensas de exercícios, e por isso é recomendável que tenham um espaço, como um quintal ou uma área especial para cães no parque, onde possam correr livremente, além dos passeios com guia. Nesse sentido, é aconselhável praticar esportes caninos ou atividades como corrida, agility, etc.

Spitz finlandês filhote

Os cuidados de um filhote de spitz finlandês vão além dos mencionados, pois esses pequeninos exigem certas coisas que os cães adultos já possuem. Assim, será imprescindível adquirir uma cama adequada e confortável para ele dormir, brinquedos tanto para se divertir como para morder, vasilhas de comida e água, cortador de unhas se você planeja cortar as unhas do seu cachorro em casa e tapetes higiênicos para que ele possa fazer suas necessidades enquanto aprende a fazê-las na rua.

Dando especial destaque para a importância dos mordedores, os filhotes trocam de dentes, e durante este processo sentem um desconforto que só pode ser atenuado mordendo. Se não oferecermos os utensílios certos para isso, eles morderão os móveis, os sapatos ou o que encontrarem pela frente.

Educação do spitz finlandês

Ao adestrar um spitz finlandês, podemos nos deparar com grandes obstáculos, como o fato de terem um temperamento forte diante dos comandos, sendo relutantes em obedecer. É por isso que, durante as sessões de adestramento, é recomendado planejá-las como se os diferentes exercícios e ordens fossem brincadeiras. Desta forma, iremos garantir que, ao ver a sessão como uma brincadeira e forma de entretenimento, eles não hesitem em fazer o que é pedido.

Também é conveniente que as sessões de adestramento não sejam muito longas, uma ou duas sessões diárias de cerca de 15 minutos devem bastar. Naturalmente, é preciso ser sempre paciente e perseverante se você quiser ver as mudanças. É aconselhável ir aos poucos, primeiro ensinando os comandos básicos e aos poucos dificultando as sessões.

Por outro lado, socializar spitz finlandês filhote, ou o adulto, se for adotado com mais idade, é essencial que ele aprenda a se relacionar adequadamente com outras pessoas, animais e ambientes.

Saúde do spitz finlandês

O spitz finlandês é uma raça cuja criação é muito controlada e supervisionada, de forma que foi possível evitar o desenvolvimento de doenças congênitas graves nos exemplares desta raça. No entanto, parecem ter uma sensibilidade cutânea elevada, sendo sua pele bastante frágil. Isso resulta em doenças cutâneas como dermatite ou infecções por fungos. Para evitar a proliferação de fungos e microrganismos, é necessário garantir que sua pele permaneça seca, pois a umidade ocasionará mais infecções por patógenos.

Além disso, é necessário realizar consultas veterinárias regulares para avaliar o estado geral de saúde geral, fornecendo as vacinações e desparasitações adequadas. Desta forma, é possível evitar doenças tão graves como a raiva ou a cinomose.

Fotos de Spitz finlandês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Spitz finlandês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Spitz finlandês
1 de 4
Spitz finlandês

Voltar ao topo da página