Cuidados básicos

Quantos anos vive um papagaio?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 9 fevereiro 2022
Quantos anos vive um papagaio?

Os papagaios fazem parte de uma superfamília muito ampla de aves que inclui pouco mais de 350 espécies diferentes, incluindo periquitos, agapornis, cacatuas, caturritas e araras. A expectativa de vida destes animais pode variar dependendo de uma série de fatores como, por exemplo, se vivem em gaiola ou na natureza, o habitat e a alimentação, entre outros. No entanto, como regra geral, os papagaios são animais de vida muito longa e em alguns casos podem viver 80 anos ou mais, o que exige uma grande responsabilidade e dedicação de seus tutores.

Se você quer saber quantos anos vive um papagaio, leia o seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual detalhamos a expectativa de vida deles e de outras espécies desta bela família de aves.

Também lhe pode interessar: Quantos anos vive um cachorro?

Índice

  1. Quantos anos vive um papagaio selvagem?
  2. Quanto tempo vive um papagaio em cativeiro?
  3. Por que os papagaios vivem tanto tempo?
  4. Expectativa de vida de aves da mesma família do papagaio

Quantos anos vive um papagaio selvagem?

Os papagaios estão entre as aves mais longevas. Se você quer saber quantos anos vive um papagaio na natureza, eles podem viver entre 25 e 35 anos, muito menos do que os papagaios que vivem em cativeiro. Isso acontece, entre outras coisas, ao fato de que os animais em estado selvagem estão expostos a:

  • Seus predadores.
  • Condições climáticas adversas.
  • Períodos de escassez de água e alimento.

Por isso, os papagaios selvagens costumam ter uma vida muito mais curta do que os papagaios de estimação.

Agora que você já sabe quanto tempo vive um papagaio selvagem, talvez você possa se interessar por este outro artigo, em que apresentamos mais de 300 nomes de pássaros de A a Z.

Quanto tempo vive um papagaio em cativeiro?

Os papagaios criados em cativeiro têm uma expectativa de vida muito maior do que na natureza. Os papagaios de estimação que vivem em gaiolas ou soltos pela casa ou quintal costumam desfrutar de cuidados veterinários regulares, de uma dieta equilibrada e de um ambiente adaptado às suas necessidades, mas livre dos perigos da natureza. Isto significa que a longevidade dos papagaios em cativeiro é consideravelmente maior.

Então, quantos anos vive um papagaio? Se estamos falando do papagaio-verdadeiro, o mais popular no Brasil, geralmente verde, eles podem viver entre 60 e 70 anos, mas há registros de papagaios que já ultrapassaram essas idades.

No entanto, uma elevada percentagem de papagaios em cativeiro não atinge a expectativa de vida máxima porque estão expostos a:

  • Más condições ambientais.
  • Má alimentação.
  • Poluição das cidades ou alguns acidentes domésticos (tais como ser atingido por vidro ou espelhos, choques eléctricos por cabos, etc.)

Por que os papagaios vivem tanto tempo?

Uma das razões para a longevidade dos papagaios é o seu baixo número de predadores em relação a outros animais. Embora existam alguns carnívoros como águias, falcões, lagartos e serpentes que podem predar papagaios, isto não é comum, pois os papagaios têm a capacidade de voar para longe dos predadores.

Por outro lado, as aves têm uma menor produção de radicais livres do que outros animais, o que se traduz num menor estresse oxidativo das suas células, num envelhecimento mais lento e, portanto, numa maior longevidade.

Além disso, como animais de vida mais longa, demoram mais tempo a atingir a maturidade sexual. O fato de começarem sua reprodução numa fase posterior impede que a maioria dos indivíduos com alterações genéticas acasalem, evitando assim a transmissão de anomalias genéticas à sua prole, o que poderia levar a uma redução da expectativa de vida.

Te recomendamos este outro post do PeritoAnimal, para que você conheça os alimentos proibidos para papagaios.

Expectativa de vida de aves da mesma família do papagaio

A expectativa das aves varia muito de acordo com cada espécie. Como regra, as espécies de menor porte, tais como os agapornis, os periquitos e as calopsitas têm uma vida mais curta, enquanto as de maior porte, tais como os papagaios e araras, têm uma vida mais longa. A seguir, detalhamos quantos anos vivem em média algumas aves em cativeiro:

Agapornis (Agapornis)

Se você quer saber quantos anos vive um agapornis, saiba que eles têm uma expectativa de vida média de 12 a 15 anos, embora se a ave for bem cuidada e desfrutar de bons cuidados, bom ambiente e comida, pode atingir uma esperança de vida máxima de 20 anos.

Neste outro artigo falamos sobre as melhores aves domésticas para adotar.

Periquito (Melopsittacus undulatus)

Os periquitos estão entre as aves de estimação mais comuns em diferentes países. A sua expectativa de vida pode variar ligeiramente em função da variedade. Como regra geral, os periquitos vivem em média entre 5 e 8 anos, embora algumas variedades como o periquito-australiano possam viver até 15 anos.

Consulte esse post para saber mais sobre os cuidados com o periquito australiano.

Arara (gênero Ara)

A arara é, sem dúvida, uma das aves que vivem mais tempo. Na verdade, sua expectativa de vida é tão longa que se assemelha à dos seres humanos. As araras vivem normalmente entre 50 e 80 anos, embora algumas delas possam viver até 90 ou 100 anos.

Não deixe de ler esse artigo em que falamos sobre as aves que estão em extinção.

Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Embora não sejam aves de grande porte, os papagaios do senegal, também chamados de periquito-da-guiné, vivem até 50 anos em cativeiro. Embora pouco habitual, foram descritos alguns exemplos de animais que chegaram a viver 70 anos.

Papagaio-eclectus (Eclectus roratus)

Estes papagaios, caracterizados pela sua plumagem colorida e vocalizações de grande intensidade, vivem geralmente cerca de 30 anos, embora a sua expectativa de vida máxima seja de até 50 anos.

Papagaio-cinzento (Psittacus erithacus)

Os papagaios-cinzentos africanos são conhecidos pela sua longa expectativa de vida. Normalmente vivem entre 60 e 70 anos, mas existem casos registados de papagaios-cinzentos que já viveram até 100 anos.

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

O papagaio-verdadeiro, uma das mais de 30 espécies de papagaios que existem, se popularizou no Brasil principalmente devido personagem Zé Carioca, criado pela Disney há quase oito décadas. Este papagaio verde vive em média 60 a 70 anos. O genoma desta espécie tem cerca de 300 genes que poderiam estar relacionados com a sua longevidade. Entre eles está o gene Tert, que codifica uma enzima telomerase que impede a deterioração dos cromossomas durante a divisão celular. O seu genoma também tem certas mutações associadas aos mecanismos de reparação do ADN e à proteção das células contra o estresse oxidativo.

Outros papagaios amazônicos, tais como o papagaio-moleiro (Amazona farinosa) ou o papagaio-do-mangue (Amazona amazonica), têm uma expectativa de vida semelhante, entre 60 e 80 anos.

Diamante-papagaio-real (Erythrura regia)

O diamante-papagaio-real é uma espécie com o tempo de vida mais curto. Têm normalmente uma expectativa de vida de cerca de 10 anos.

Cacatuas (Cacatuidae)

Juntamente com os periquitos, as catatuas estão entre as aves de estimação mais comuns. Existem 21 espécies dentro da família das catatuas. A maioria é de porte médio a grande, pesando entre 300-1.200 gramas. No entanto, existem também catatuas de tamanho consideravelmente menor, como as calopsitas (pesando entre 80-100 gramas).

As diferentes espécies de catatua, além de terem morfologias e tamanhos diferentes, têm também diferentes expectativas de vida. Assim, as calopsitas vivem normalmente entre 15 e 20 anos, enquanto que as cacatuas de porte maior (tais como a catatua-branca ou a cacatua-de-crista-amarela) podem viver entre 40 e 60 anos.

Saiba mais sobre como cuidar de uma calopsita, ou sobre se as calopsitas falam nestes dois outros posts que te recomendamos.

Caturrita (Myiopsitta monachus)

Embora a expectativa de vida possa variar ligeiramente entre diferentes espécies de caturrita (caturrita argentina, periquito-de-colar, periquito-cabeça-de-ameixa, etc.), como regra geral, todos eles vivem entre 15 e 20 anos. Contudo, existem espécimes que viveram até 30 anos.

Resumindo, os papagaios são animais com uma expectativa de vida realmente longa, o que implica uma grande responsabilidade por parte dos seus tutores. Embora alguns indivíduos possam ter uma vida mais curta devido a patologias ou acidentes que causam um resultado fatal, são geralmente animais de vida muito longa que nos acompanham durante uma grande parte das nossas vidas.

Além disso, os papagaios são animais muito sociais, ativos e inteligentes que requerem tempo e dedicação dos seus tutores para satisfazer as suas necessidades. Portanto, antes de os adoptar, devemos não só considerar se temos a capacidade de satisfazer todas as suas necessidades, mas também se podemos garantir este cuidado a longo prazo, uma vez que eles vão ser os nossos companheiros de vida durante muito tempo.

Agora que você já sabe quantos anos vive um papagaio e outras aves da família deles, não perca este outro artigo sobre os tipos de aves que existem com suas características, nomes e exemplos.

Quantos anos vive um papagaio? - Expectativa de vida de aves da mesma família do papagaio

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive um papagaio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Alderton, D; Stevenson, G. (1998). Atlas de loros. Barcelona Hispano Europea
  • Cameron, M. (2012). Parrots: the animal answer guide. Johns Hopkins University Press
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantos anos vive um papagaio?