Partilhar

As calopsitas falam?

 
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 9 julho 2020
As calopsitas falam?

Ver fichas de  Calopsitas

Sem dúvida, um dos comportamentos que mais nos surpreendeu com o passar do tempo foi ver que existem aves capazes de executar as mais variadas vocalizações, tornando-se capazes não apenas de imitar perfeitamente as palavras, mas em casos mais extremos, aprendendo a cantar músicas. Uma dessas aves é a calopsita ou caturra, que provoca muitos sorrisos graças à sua habilidade de imitar palavras.

Neste artigo do PeritoAnimal, tentaremos te responder se as calopsitas falam, uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que têm a sorte de viver com esta curiosa ave.

Também lhe pode interessar: Calopsita fêmea canta?

Comportamento das calopsitas

As calopsitas, como muitas outras aves, são uma espécie que precisa de interação social, bem como da formação de laços com outros indivíduos, para se sentir protegida e confortável em seu ambiente. Esta cacatua expressa seu conforto e felicidade quando está com outros companheiros, passando tempo juntos, mimando e cuidando um do outro várias vezes ao dia.

No entanto, a formação desses vínculos requer uma comunicação prévia para contatar e trocar informação com os demais. Essa expressão de mensagens e intenções ocorre nas aves não apenas com a linguagem corporal específica das espécies, mas principalmente, através da emissão de sons, como discutiremos a seguir neste artigo.

As calopsitas falam?

Como vimos, a comunicação sonora é de vital importância para as calopsitas. Por esse motivo, não é incomum que se afirme muitas vezes que as calopsitas falam, mas isso é verdade? Calopsita fala ou não?

Na realidade, essa crença não é totalmente correta, pois as calopsitas não falam, e sim imitam sons. É importante ter em mente que entendemos o fato de falar como a comunicação estabelecida por meio de palavras, isto é, sons com significado próprio em uma cultura específica, criados graças às cordas vocais.

Dada essa definição, se compararmos o comportamento e as habilidades específicas que as calopsitas têm quando emitem sons, não é exatamente o que chamaríamos de "falar", pois para começar, essas aves não possuem cordas vocais, e a grande capacidade que elas têm para imitar os sons com perfeição se deve à membrana que possuem na base da traquéia, um órgão chamado siringe.

O fato de as calopsitas imitarem sons típicos da fala humana, ou seja, as palavras, é o resultado do aprendizado que essas aves realizam em seu ambiente social habitual para desenvolver sua capacidade de expressar seu estado de ânimo, suas necessidades e intenções.

Portanto, isso não significa que elas falam, mas que aprenderam determinado som e podem relacioná-lo a uma situação específica através do aprendizado. Portanto, o som por si só não tem sentido, pois essas aves são incapazes de definir a palavra.

Se você quer aprender a cuidar da sua calopsita, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre como cuidar de uma calopsita.

Com que idade a calopsita fala?

Não existe uma idade estrita na qual as calopsitas começam a falar. Agora, isso ocorre quando a ave começa a atingir um certo grau de maturidade, porque quando é pequena, a maioria dos sons que emite são para pedir comida.

No entanto, é preciso ter em mente que o aprendizado é constante e varia de acordo com a idade. Portanto, é importante conversar com sua calopsita com frequência para que ela se acostume ao som e, quando atingir a maturidade, possa fazer seus primeiros esforços para imitar você.

Cada calopsita tem seu próprio ritmo de aprendizado; portanto, não fique preocupado se perceber que a sua não está interessada, pois ela pode começar logo aos 5 meses de idade ou um pouco mais tarde, aos 9.

Além disso, lembre-se do seguinte: considere o sexo da sua calopsita, pois geralmente são os machos os mais predispostos a emitir todos os tipos de sons e a aperfeiçoá-los, enquanto as fêmeas são bastante silenciosas. Se você não sabe se a sua calopsita é macho ou fêmea, confira algumas diferenças entre eles:

As calopsitas falam? - Com que idade a calopsita fala?

Como ensinar uma calopsita a falar?

Antes de tudo, é importante entender que você não deve forçar sua calopsita a aprender a falar, porque esse é um processo natural que se desenvolverá à medida em que você passa tempo com sua ave. Dp contrário, forçar sua calopsita a falar somente gerará desconforto e incômodo a ela, o que afetará seu estado de espírito e, além disso, a fará associar essa experiência negativa a você, passando a gradualmente desconfiar de ti.

Para ensinar sua calopsita a falar, você precisará passar tempo com ela em um espaço silencioso e falar suavemente e docemente com ela. Haverá momentos em que ela estará especialmente receptiva e interessada nas palavras que você diz a ela; é nesses momentos que você precisa repetir a palavra que deseja que ela aprenda, quando estiver atenta.

Em seguida, você deve recompensá-la com sua comida favorita quando ela tentar repeti-la. Durante o processo de aprendizado, você deve repetir a palavra ou frase com frequência e, se for paciente, verá que pouco a pouco sua companheira aperfeiçoará o som e a pronúncia da palavra que você deseja ensinar a ela.

As calopsitas falam? - Como ensinar uma calopsita a falar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a As calopsitas falam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Kalhagen, A. (2020). How to Teach Your Pet Bird to Talk. TheSprucePets. Recuperado el 28/05/2020 en URL: https://www.thesprucepets.com/how-to-teach-your-bird-to-talk-390311

Escrever comentário sobre As calopsitas falam?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

As calopsitas falam?
1 de 3
As calopsitas falam?

Voltar ao topo da página