Curiosidades do mundo animal

As calopsitas falam?

 
Jungla Luque
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 9 julho 2020
As calopsitas falam?
Calopsitas

Ver fichas de  Calopsitas

Sem dúvida, um dos comportamentos que mais nos surpreendeu com o passar do tempo foi ver que existem aves capazes de executar as mais variadas vocalizações, tornando-se capazes não apenas de imitar perfeitamente as palavras, mas em casos mais extremos, aprendendo a cantar músicas. Uma dessas aves é a calopsita ou caturra, que provoca muitos sorrisos graças à sua habilidade de imitar palavras.

Neste artigo do PeritoAnimal, tentaremos te responder se as calopsitas falam, uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que têm a sorte de viver com esta curiosa ave.

Também lhe pode interessar: Por que os papagaios falam?

Índice

  1. Comportamento das calopsitas
  2. As calopsitas falam?
  3. Com que idade a calopsita fala?
  4. Como ensinar uma calopsita a falar?

Comportamento das calopsitas

As calopsitas, como muitas outras aves, são uma espécie que precisa de interação social, bem como da formação de laços com outros indivíduos, para se sentir protegida e confortável em seu ambiente. Esta cacatua expressa seu conforto e felicidade quando está com outros companheiros, passando tempo juntos, mimando e cuidando um do outro várias vezes ao dia.

No entanto, a formação desses vínculos requer uma comunicação prévia para contatar e trocar informação com os demais. Essa expressão de mensagens e intenções ocorre nas aves não apenas com a linguagem corporal específica das espécies, mas principalmente, através da emissão de sons, como discutiremos a seguir neste artigo.

As calopsitas falam?

Como vimos, a comunicação sonora é de vital importância para as calopsitas. Por esse motivo, não é incomum que se afirme muitas vezes que as calopsitas falam, mas isso é verdade? Calopsita fala ou não?

Na realidade, essa crença não é totalmente correta, pois as calopsitas não falam, e sim imitam sons. É importante ter em mente que entendemos o fato de falar como a comunicação estabelecida por meio de palavras, isto é, sons com significado próprio em uma cultura específica, criados graças às cordas vocais.

Dada essa definição, se compararmos o comportamento e as habilidades específicas que as calopsitas têm quando emitem sons, não é exatamente o que chamaríamos de "falar", pois para começar, essas aves não possuem cordas vocais, e a grande capacidade que elas têm para imitar os sons com perfeição se deve à membrana que possuem na base da traquéia, um órgão chamado siringe.

O fato de as calopsitas imitarem sons típicos da fala humana, ou seja, as palavras, é o resultado do aprendizado que essas aves realizam em seu ambiente social habitual para desenvolver sua capacidade de expressar seu estado de ânimo, suas necessidades e intenções.

Portanto, isso não significa que elas falam, mas que aprenderam determinado som e podem relacioná-lo a uma situação específica através do aprendizado. Portanto, o som por si só não tem sentido, pois essas aves são incapazes de definir a palavra.

Se você quer aprender a cuidar da sua calopsita, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre como cuidar de uma calopsita.

Com que idade a calopsita fala?

Não existe uma idade estrita na qual as calopsitas começam a falar. Agora, isso ocorre quando a ave começa a atingir um certo grau de maturidade, porque quando é pequena, a maioria dos sons que emite são para pedir comida.

No entanto, é preciso ter em mente que o aprendizado é constante e varia de acordo com a idade. Portanto, é importante conversar com sua calopsita com frequência para que ela se acostume ao som e, quando atingir a maturidade, possa fazer seus primeiros esforços para imitar você.

Cada calopsita tem seu próprio ritmo de aprendizado; portanto, não fique preocupado se perceber que a sua não está interessada, pois ela pode começar logo aos 5 meses de idade ou um pouco mais tarde, aos 9.

Além disso, lembre-se do seguinte: considere o sexo da sua calopsita, pois geralmente são os machos os mais predispostos a emitir todos os tipos de sons e a aperfeiçoá-los, enquanto as fêmeas são bastante silenciosas. Se você não sabe se a sua calopsita é macho ou fêmea, confira algumas diferenças entre eles:

As calopsitas falam? - Com que idade a calopsita fala?

Como ensinar uma calopsita a falar?

Antes de tudo, é importante entender que você não deve forçar sua calopsita a aprender a falar, porque esse é um processo natural que se desenvolverá à medida em que você passa tempo com sua ave. Dp contrário, forçar sua calopsita a falar somente gerará desconforto e incômodo a ela, o que afetará seu estado de espírito e, além disso, a fará associar essa experiência negativa a você, passando a gradualmente desconfiar de ti.

Para ensinar sua calopsita a falar, você precisará passar tempo com ela em um espaço silencioso e falar suavemente e docemente com ela. Haverá momentos em que ela estará especialmente receptiva e interessada nas palavras que você diz a ela; é nesses momentos que você precisa repetir a palavra que deseja que ela aprenda, quando estiver atenta.

Em seguida, você deve recompensá-la com sua comida favorita quando ela tentar repeti-la. Durante o processo de aprendizado, você deve repetir a palavra ou frase com frequência e, se for paciente, verá que pouco a pouco sua companheira aperfeiçoará o som e a pronúncia da palavra que você deseja ensinar a ela.

As calopsitas falam? - Como ensinar uma calopsita a falar?

Se deseja ler mais artigos parecidos a As calopsitas falam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Kalhagen, A. (2020). How to Teach Your Pet Bird to Talk. TheSprucePets. Recuperado el 28/05/2020 en URL: https://www.thesprucepets.com/how-to-teach-your-bird-to-talk-390311
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
As calopsitas falam?