Curiosidades do mundo animal

Quanto dura a gestação de um elefante

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 18 setembro 2023
Quanto dura a gestação de um elefante

Os elefantes são animais muito grandes e muito inteligentes e atualmente são os maiores animais terrestres que existem. São familiares dos extintos mamutes, um mamífero que viveu até há 3700 anos atrás.

O período de gestação de um elefante é muito longo, dos mais longos que existem atualmente. Existem vários fatores que influenciam para que o período seja assim tão longo, um deles é o tamanho do elefante como feto e o tamanho que devem ter ao nascer. Um fator determinante no tempo de gestação é o cérebro, o qual tem que se desenvolver o suficiente antes de nascer.

No Perito animal vai conhecer mais detalhes sobre a gravidez de um elefante e poderá assim saber quanto tempo dura a gestação de um elefante e alguns outros detalhes e curiosidades.

Também lhe pode interessar: Quanto vive um elefante

Índice

  1. A fecundação do elefante
  2. A gestação do elefante
  3. Curiosidades da gestação dos elefantes

A fecundação do elefante

O ciclo menstrual do elefante fêmea dura de 3 a 4 meses por isso podem ser fecundadas 3 a 4 vezes por ano e estes fatores tornam um pouco mais difícil a gravidez em cativeiro. O rituais de acasalamento entre macho e fêmea são de curta duração, tendem a esfregar-se um no outro e abraçarem as suas trombas.

As fêmea costumam fugir dos machos, que devem então ir atrás delas. Os elefantes machos agitam mais as suas orelhas nas épocas de acasalamento do que em outras épocas, com a finalidade de espalhar o seu cheiro e terem melhores probabilidade de se reproduzirem. Os machos mais velhos de 40 e 50 anos de idade são os mais propensos a se emparelharem. Por outro lado as fêmeas podem ter uma gestação a partir dos 14 anos de idade.

No estado selvagem produzem-se muitas agressões entre os machos para conseguirem o direito a acasalar, em que os mais jovens têm poucas possibilidades diante da força dos mais velhos. Devem esperar até serem mais maduros para conseguirem reproduzir-se. O normal é que os machos cubram as fêmea uma vez por dia de 3 a 4 dias e se o processo for bem sucedido a fêmea entre no período de gestação.

Quanto dura a gestação de um elefante - A fecundação do elefante

A gestação do elefante

A gravidez e gestação de um elefante pode durar aproximadamente 22 meses, sendo este um dos processo mais longos do reino animal. Existem várias razões para ser assim, por exemplo uma delas é que os elefantes são muito grandes inclusivamente quando ainda são apenas fetos.

Devido ao tamanho o desenvolvimento do elefante no ventre da mão é mais lento e a gestação acaba sendo lente porque vai de braço dado com o desenvolvimento do elefante. A gravidez nos elefantes matem-se graças a vários hormônios ováricos conhecidos como corpos lúteos.

O tempo de gestação também permite ao elefante desenvolver corretamente o seu cérebro, algo muito importante uma vez que se tratam de animais muito inteligentes. Esta inteligência serve-lhes para se alimentarem usando a sua tromba por exemplo, e este desenvolvimento permite também ao elefante sobreviver no momento de nascer.

Quanto dura a gestação de um elefante - A gestação do elefante

Curiosidades da gestação dos elefantes

Existem certas curiosidades interessantes a respeito dos elefantes e da sua gestação.

  • Os elefantes podem ser inseminados artificialmente, no entanto isto requer métodos invasivos.
  • Os elefantes possuem um processo hormonal que não está evidenciado em nenhuma outra espécie até ao momento.
  • O período de gestação de um elefante é dez meses superior ao da baleia azul, esta tem um período de gestação de um ano.
  • Uma cria de elefante deve pesar entre 100 a 150 kg no momento do seu nascimento.
  • Os elefantes quando nascem não conseguem ver, são praticamente cegos.
  • Entre cada nascimento o intervalo é de 4 a 5 anos, aproximadamente.
Quanto dura a gestação de um elefante - Curiosidades da gestação dos elefantes

Se gostou deste artigo não duvide em comentar e continuar navegando pelo Perito Animal e descubra também os seguintes artigos sobre elefantes:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto dura a gestação de um elefante, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quanto dura a gestação de um elefante