Curiosidades do mundo animal

Quanto pesa um tigre?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 28 abril 2021
Quanto pesa um tigre?

Os tigres, assim como os leões, são um dos grandes predadores terrestres, a tal ponto que, exceto pelos elefantes e rinocerontes adultos que se encontrem em bom estado físico, podem caçar e alimentar-se de praticamente qualquer animal. Estes felinos são de conduta solitária, já que, geralmente, se unem somente para acasalar. Inclusive, os machos são bastante territoriais entre si, ainda que, eventualmente, permitam que uma fêmea entre em seu território.

Com certeza você já notou, por meio de fotos ou vídeos, que os tigres possuem grandes corpos, mas você sabe quanto pesa um tigre? Neste artigo do PeritoAnimal, te daremos a resposta para esta e outras perguntas sobre ele.

Também lhe pode interessar: Quanto pesa um leão?

Índice

  1. Espécies atuais de tigres
  2. Quanto pesa um tigre filhote
  3. Quanto pesa um tigre adulto

Espécies atuais de tigres

Os tigres pertencem a espécie Panthera tigris e, até pouco tempo, se estabeleciam seis subespécies, são elas:

  • Panthera tigris altaica
  • Panthera tigris corbetti
  • Panthera tigris jacksoni
  • Panthera tigris sumatrae
  • Panthera tigris tigris
  • Panthera tigris amoyensis

Entretanto, recentemente, no ano de 2017, investigadores da União Internacional para a Conservação da Natureza, fizeram uma reagrupação, reconhecendo somente duas subespécies: Panthera tigris tigris e Panthera tigris sondaica, as quais especificaremos a seguir.

Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris)

É conhecido comumente como tigre-de-bengala e nele se agruparam as subespécies P. t. altaica, P. t. corbetti, P. t. jacksoni, P. t. amoyensis e outras extintas. Encontra-se principalmente na Índia, mas também há populações no Nepal, Bangladesh, Butão, Birmânia (Myanmar) e Tibete. É uma subespécie que alcança grandes tamanhos, na verdade, os maiores, e isso corresponde com sua ferocidade e destreza para caçar.

Os machos são solitários e territoriais entre eles, só se unem às fêmeas para a reprodução, ainda que possam compartilhar seu espaço com elas e com as crias. A coloração do tigre-de-bengala é a típica destes felinos, laranja intenso com listras negras. Ainda que possam apresentar mutações que originam tigres brancos ou dourados.

Tigre-de-Sumatra (Panthera tigris sondaica)

Nesta subespécie se agrupam duas extintas e a de Sumatra. Este grupo também costuma ser conhecido como tigres-de-Java. Tem algumas características diferentes da subespécie anterior, como tamanho menor e presença de maior quantidade de listras negras entre a cor laranja, além do que elas costumam ser mais finas.

Também apresentam uma barba algo desenvolvida em comparação ao outro grupo e são ágeis nadadores, o que os permite, inclusive, caçar dentro da água.

Para obter mais informação, te animamos a ler este outro artigo do Perito Animal sobre tipos de tigres.

Quanto pesa um tigre filhote

Os tigres usualmente acasalam várias vezes nos poucos dias que a fêmea se mantém receptiva, para finalmente ficar grávida e ter um período de gestação de pouco mais de 100 dias. Depois desse tempo, terá entre uma e seis crias. O peso do tigre filhote é de 1 kg ou um pouco menos. Entretanto, ele varia de uma subespécie para outra. Desse modo, o peso do tigre de cada subespécie no período em que são filhotes seria:

  • Tigres-de-bengala filhotes: entre 800 e 1.500 gramas.
  • Tigres-de-Sumatra filhotes: cerca de 1.200 gramas.

As crias ao nascer são cegas e dependem totalmente da mãe. Inclusive, quando são vários indivíduos, nem sempre todos chegam a sobreviver, devido a não conseguirem alimentar-se de maneira adequada.

Até as 8 ou 10 semanas, os filhotes de tigre não sairão da toca em que nasceram e são amamentados até as 24 semanas, aproximadamente. A partir deste momento, a mãe começará a levar até eles presas mortas para que comecem a consumir sua dieta carnívora. Os jovens se manterão perto da mãe até os dois ou três anos e, logo, as fêmeas estabelecerão seus territórios perto dela, enquanto os machos buscarão o seu, o qual, muitas vezes, terão que competir com outro macho para ocupá-lo.

Quanto pesa um tigre? - Quanto pesa um tigre filhote

Quanto pesa um tigre adulto

O tigre, junto ao leão, é o maior felino do mundo na atualidade, sendo os maiores predadores carnívoros dentro dos ecossistemas em que habitam.

Em média, o peso do tigre vai dos 50 até os 260 kg no caso dos machos, enquanto as fêmeas costumam ser menores, com um intervalo entre os 25 e 170 kg. Quanto ao comprimento, os primeiros medem de cabeça a cauda entre 190 e 300 cm e as fêmeas entre 180 e 270 cm.

Porém, assim como ocorre com os recém-nascidos, os tigres adultos variam de peso e tamanho segundo a subespécie.

Quanto pesa um tigre-de-bengala adulto

O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) é o de maior tamanho e, portanto, maior peso das subespécies atuais. Deste modo, de acordo com o sexo, estes são os dados de comprimento e peso do tigre-de-bengala adulto:

  • Machos: pesam entre 100 e 230 kg e medem de 270 a mais de 300 cm.
  • Fêmeas: pesam cerca de 130 kg e medem entre 240 e 260 cm.

Além do mais, a altura dessa subespécie pode chegar a 110 cm.

Quanto pesa um tigre? - Quanto pesa um tigre adulto

Quanto pesa um tigre-de-Sumatra ou tigre-de-Java

A Panthera tigris sondaica é uma subespécie menor que o tigre-de-bengala. Neste caso, o peso e o comprimento dela seriam:

  • Machos: pesam entre 100 e 140 kg e medem entre 230 e 250 cm de comprimento.
  • Fêmeas: pesam entre 70 e 115 kg e medem cerca de 220 cm de comprimento.

A taxonomia animal usualmente não se considera definitiva e é comum que com o avanço da ciência surjam novas evidências que estabeleçam novos critérios, o que implica que se façam mudanças nos nomes das espécies, assim como em suas divisões. No caso dos tigres, podemos notar de maneira particular esse fato, de seis subespécies reconhecidas, houve um reagrupamento em duas.

Em qualquer dos casos, os tigres seguem sendo um dos superpredadores que estão dotados de diversas estratégias corporais, entre as quais se destacam seus grandes corpos, que lhes permitem serem quase infalíveis na hora de caçar.

Quanto pesa um tigre? -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto pesa um tigre?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Goodrich, J., Lynam, A., Miquelle, D., Wibisono, H., Kawanishi, K., Pattanavibool, A., Htun, S., Tempa, T., Karki, J., Jhala, Y. y Karanth, U. (2015). Panthera tigris. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-2.RLTS.T15955A50659951.en> Acesso em 31 de março de 2021.
  • JACKSON, P. y Nowell, K. (2008). Panthera tigris ssp. sondaica. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T41681A10509194.en> Acesso em 31 de março de 2021.
  • DESCONHECIDO. (2017). A new taxonomy of the Felidae. CATnews Special Issue. Disponível em: <http://www.catsg.org/fileadmin/filesharing/5.Cat_News/5.3._Special_Issues/5.3.10._SI_11/CN_Special_Issue_11_Revised_taxonomy_of_the_Felidae.pdf> Acesso em 31 de março de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quanto pesa um tigre?