Curiosidades do mundo animal

Quantas horas um cachorro dorme?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 8 setembro 2023
Quantas horas um cachorro dorme?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os ciclos de sono-vigília e os padrões de atividade variam entre as diferentes espécies animais. Os cães, ao contrário das pessoas, são animais com um ciclo de sono polifásico, o quer dizer que dormem várias vezes ao dia. Mas, somando todos os episódios de sono que um cão experimenta ao longo do dia, você saberia quantas horas um cachorro dorme no total?

Se você quer descobrir, nos acompanhe no seguinte artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos quanto os cães dormem.

Também lhe pode interessar: Quantas horas um leão dorme por dia?

Índice

  1. Quantas horas um cachorro adulto dorme?
  2. Quantas horas um cachorro filhote dorme?
  3. Quantas horas um cachorro idoso dorme?
  4. Por que os cachorros dormem tanto?

Quantas horas um cachorro adulto dorme?

As pessoas têm um de sono-vigília monofásico, o que significa que consolidamos a fase do sono em um único bloco de tempo, especificamente durante a fase escura do dia (ou seja, à noite). No entanto, os cães têm um ciclo de sono-vigília polifásico, o que quer dizer que eles dormem múltiplas vezes em um período de 24h.

Os cães adultos distribuem seus períodos de sono-vigília da seguinte forma:

  • Aproximadamente 50% do dia eles permanecem em estado de vigília, ou seja, acordados.
  • 20% do dia eles se encontram em estado de sonolência ou sono leve.
  • E os 30% restante permanecem em um estado de sono profundo, dos quais aproximadamente a metade é o sono REM.

Com esses dados, podemos deduzir quantas horas um cachorro dorme. Os cães dormem cerca de 12 horas por dia; 5 delas são de um sono mais superficial e as 7 restantes são de um sono mais profundo.

Além disso, devemos conhecer como os cães distribuem seus períodos de atividade e de descanso. Os cães possuem um claro padrão de atividade diurna, embora a maioria tenha dois picos de atividade durante o dia:

  • Uma janela curta, de 8 a.m. às 10 a.m., seguida por uma pausa no meio dia.
  • E outra janela mais longa, aproximadamente de 5 p.m. às 11 p.m.

Portanto, o mais comum é que você veja que o cachorro está mais ativo nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, enquanto que o resto das horas do dia e durante à noite é comum que encontre seu cachorrinho dormindo ou com um nível de atividade mais baixo. No entanto, esses padrões de descanso/atividade podem variar de forma notável entre os cães, visto que é comum que os animais se adaptem à rotina e horários estabelecidos pelos seus tutores.

Embora pareça surpreendente, o peso e o sexo parecem influenciar esses períodos de atividade, de maneira que os cães mais leves tendem a ser mais ativos em um curto período logo após a meia-noite, e as fêmeas parecem ser mais ativas durante a noite que os machos.

No seguinte post, contamos "Como fazer um cachorro filhote dormira noite toda?" para que você possa ter mais informações sobre o tema.

Quantas horas um cachorro filhote dorme?

Os filhotes recém-nascidos dedicam seu dia a apenas duas atividades: dormir e mamar. De fato, durante os três primeiros meses de vida os cachorros filhotes costumam dormir cerca de 18-20 horas por dia.

Até que alcancem a terceira semana de vida, o sono deles ocorre apenas na fase REM ou de sono profundo, por isso, é normal observar como os filhotes recém-nascidos passam diretamente de estar acordados para um sono profundo. A partir da terceira semana de vida, começam a ocorrer momentos de sono de ondas lentas e as horas de sono tipo REM diminuem.

A partir dos três meses de vida, as horas de sono começam a diminuir progressivamente, aumentando, por consequência, as horas de atividade.

Quantas horas um cachorro dorme? - Quantas horas um cachorro filhote dorme?

Quantas horas um cachorro idoso dorme?

Com a idade, o nível de atividade dos cães diminui. Geralmente, essa redução no nível de atividade está relacionada ao surgimento de problemas de visão, artrite, excesso de peso, etc.

Os cães idosos (aqueles com mais de 9-10 anos) podem chegar a reduzir seu nível de atividade em até 50%, o que pode levá-los a dormir até 18 horas por dia.

Seus períodos de atividade/descanso são semelhantes aos mencionados na primeira seção para cães adultos. Ou seja, cães idosos também costumam estar mais ativos nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, mas em comparação com os cães adultos, os cachorros idosos são muito menos ativos durante essas janelas de atividade máxima.

Nesta seção, é preciso fazer uma menção especial aos cães idosos que sofrem de disfunção cognitiva (comumente conhecida como demência ou Alzheimer canino). Trata-se de uma doença degenerativa que ocorre com frequência em cães idosos e causa alterações tanto de conduta quanto cognitivas. Nesses animais, é comum ocorrer uma alteração nos ritmos circadianos, o que desencadeia alterações no ciclo de sono/vigília. Portanto, é frequente que esses cachorros mudem suas horas de sono, dormindo mais durante o dia e ficando mais ativos durante a noite.

Aqui você pode encontrar mais detalhes sobre "Onde um cachorro deve dormir?" dependendo da idade. Fique atento!

Por que os cachorros dormem tanto?

O fato de os cães dormirem tantas horas por dia é devido a uma questão meramente fisiológica.

Nos mamíferos, os ritmos circadianos (que são as mudanças físicas e comportamentais que um organismo experimenta em um ciclo de 24 horas) são controlados pelos relógios biológicos. O principal relógio biológico do organismo é o núcleo supraquiasmático, também chamado de marcapasso circadiano, que está localizado em uma parte do cérebro chamada hipotálamo.

Esse marcapasso circadiano é o principal regulador dos ciclos de sono/vigília, e seu funcionamento varia entre diferentes espécies. Isso explica por que alguns animais são diurnos e outros noturnos, e também é a razão pela qual os períodos de atividade e descanso diferem entre as diferentes espécies animais.

Portanto, podemos concluir que o fato dos cães dormirem cerca de 12 horas por dia e distribuírem seus períodos de atividade e descanso da maneira que explicamos não é mera coincidência, mas sim um processo que está programado fisiologicamente e é regulado pelo marcapasso circadiano. No entanto, embora os ritmos circadianos sejam controlados internamente, também é importante ter em mente que a atividade de vigília e repouso pode ser influenciada por muitos fatores externos ao animal, como a quantidade de luz ambiente, a temperatura, a presença de outros animais, a fome ou a idade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas horas um cachorro dorme?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Zanghi, B. (2010). Circadian biothythms of sleep/wake and activity/rest cycles in adult and aged dogs. Purina Companion Animal Nutrition Summir: focus on gerontology
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantas horas um cachorro dorme?