Curiosidades do mundo animal

Quanto pesa um leão?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 28 abril 2021
Quanto pesa um leão?

No PeritoAnimal te apresentamos um artigo sobre o rei dos animais: o leão. Este título de "rei" lhe foi outorgado não só pela sua magistral aparência, mas também porque, junto aos tigres, os leões são os maiores felinos que existem, sendo um superpredador e encontrando-se em condições naturais no topo da cadeira alimentar dos ecossistemas que habitam. Diante de essas características, é possível que você se pergunte quanto pesa um leão? Pois nas próximas linhas te apresentaremos informação para desvendar o mistério e sanar essa dúvida.

Apesar de seu tamanho e força, os leões encontram-se expostos a situações que impactaram de maneira importante suas populações, especialmente pela matança massiva, devido aos conflitos com os seres humanos. Siga lendo este artigo e conheça mais sobre esses impressionantes felinos.

Também lhe pode interessar: Quanto pesa um tigre?

Índice

  1. Características físicas de um leão
  2. Quanto pesa um leão filhote?
  3. Quanto pesa um leão adulto?
  4. Estado de conservação dos leões

Características físicas de um leão

Nos leões existe um claro dimorfismo sexual. Os machos apresentam a característica da juba, a qual tende a escurecer com a idade. Uma juba abundante e escura indica um bom estados de saúde do animal. Entretanto, a quantidade de pelo na juba também está determinada por fatores genéticos, o clima e o nível de testosterona. As investigações evidenciam que as fêmeas de uma manada preferem reproduzirem-se com leões de jubas mais abundantes.

Esta característica distintiva nos machos lhes oferece proteção durante as brigas, mas, além disso, acredita-se que a juba está relacionada com o tipo de relação social hierárquica que esses animais têm. Eventualmente algumas fêmeas apresentam uma espécie de colar, formado por uma juba curta, que pode fazer com que elas sejam confundidas com machos. Entretanto, essa formação é diferente, já que não chega a ser tão abundante e comprida. Uma característica única entre os felinos é a presença, tanto em leões como em leoas, de um acúmulo de pelo na extremidade da cauda.

Estes animais apresentam uma coloração de pelo que pode ser bege claro, com tendência ao amarelado ou cores mais escuras, marrons ou, inclusive, avermelhados. Também existem alguns leões brancos, ainda que isso se deve a uma expressão genética recessiva. Você poderá encontrar mais informação neste outro artigo sobre tipos de leões - nomes e características.

Por outro lado, esses mamíferos possuem corpos musculosos e fortes mandíbulas, as quais estão dotadas de potentes dentes, como seus curvados caninos e afiados molares, ideais para cortar a carne de suas presas. Sua língua, como a de outros felinos, tem uma textura áspera, devido à presença de papilas especializadas que ajudam a raspar os ossos de suas vítimas. Também usam para limpar o corpo e incluso para eliminar ectoparasitas, como os carrapatos.

Quanto a suas patas, são bastante fortes, com garras retráteis que os animais usam para caçar e defender-se, assim como a presença de almofadinhas que os ajuda a mover-se sigilosamente.

Quanto pesa um leão filhote?

Os leões tendem a acasalar com uma alta frequência, já que as fêmeas podem entrar no cio várias vezes no mesmo ano. Quando isso ocorre copulam com mais de um macho durante esta época. Além do mais, o ato é repetido muitas vezes nos dias em que dura o cio. Uma vez que estão grávidas, o tempo de gestação dura aproximadamente 15 semanas, o que corresponde a 110 dias, em média.

A ninhada de uma leoa pode ser de 1 a 4 filhotes e ao nascer as crias não podem ver, nem caminhar, por isso dependem totalmente de sua mãe. Os filhotes começam a caminhar usualmente com 3 semanas e deixam de serem amamentados entre os 6 e 7 meses de idade. Aos 4 anos uma fêmea já pode engravidar e os machos aos 3 anos já alcançam a maturidade sexual.

Um leão bebê pesa entre 1,1 e 2 quilos ao nascer e neste momento são totalmente indefesos, sendo vítimas em muitas ocasiões de diversos tipos de predadores, principalmente quando a leoa está caçando ou movendo o resto das crias para outro refúgio, ação que realiza com frequência para evitar que os filhotes sejam encontrados por predadores.

Quanto pesa um leão? - Quanto pesa um leão filhote?

Quanto pesa um leão adulto?

Como mencionamos, os leões junto aos tigres são os maiores felinos que existem na atualidade, mas qual é o peso do leão? Um leão adulto pesa em média cerca de 200 quilos, entretanto, existem registros que superam este número, o que significa um grande peso para um animal, sobretudo com a agilidade que costumam mostrar os felinos. Quanto às dimensões, foram reportados leões que chegam a medir mais de 3,5 metros desde a cabeça à cauda e, quanto à altura, geralmente ultrapassam os 100 cm.

Peso do leão adulto

Os leões machos são sempre maiores e mais pesados, tendo usualmente 200 quilos ou mais. Alguns registros indicam de maneira específica os seguintes dados quanto ao peso e dimensões de leões machos em estado silvestre:

  • Leões de 1 a 2 anos: 77 kg.
  • Leões de 2 a 4 anos: 146 kg.
  • Leões com mais de 4 anos: 181 kg.

Também foram documentados exemplares mortos em seu habitat natural que pesavam 272 e 313 quilos, existem registros de um leão criado em cativeiro que chegou a pesar 395 quilos.

Peso da leoa adulta

As leoas adultas são menores e menos pesadas que os machos, de modo que não costumam superar os 160 quilos. Em relação aos registros de pesos de fêmeas identificadas em seus ecossistemas naturais encontramos:

  • Leoas de 1 a 2 anos: 60 kg.
  • Leoas de 2 a 4 anos: 103 kg.
  • Leoas maiores de 4 anos: 126 kg - 152 kg.
Quanto pesa um leão? - Quanto pesa um leão adulto?

Estado de conservação dos leões

O leão é uma espécie que se encontra na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, especificamente na categoria vulnerável, devido à drástica diminuição de suas populações nos habitats naturais.

A diminuição populacional está associada a diversas causas, entre as quais podemos mencionar:

  • A matança massiva da espécie por medo que as pessoas sentem de um possível ataque.
  • A alteração do habitat pela expansão das atividades humanas.
  • A superexposição de suas áreas de distribuição dos espaços urbanos, que acaba gerando enfretamentos fatais.
  • A comercialização ilegal de algumas partes do corpo dos leões com fins medicinais, como no caso dos ossos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto pesa um leão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BAUER, H., Packer, C., Funston, PF, Henschel, P. y Nowell, K. (2016). Panthera leo (versión de erratas publicada en 2017). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016: e.T15951A115130419. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T15951A107265605.en> Acesso em: 14 de abril de 2021.
  • DESANTIS, L. y Patterson, B. (2017). Comportamiento dietético de los leones devoradores de hombres según lo revelan las texturas de microdesgaste dentales. Informes científicos. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41598-017-00948-5> Acesso em: 14 de abril de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto pesa um leão?