Porquinho-da-índia

Porquinho-da-índia-teddy

Atualizado: 16 janeiro 2023
Porquinho-da-índia-teddy

Você sabia que existe uma raça de porquinhos-da-índia que parecem um ursinho de pelúcia? Falamos dos porquinhos-da-índia-teddy, uns adoráveis porquinhos-da-índia que devido às suas características de sua pelagem e sua particular morfologia, se assemelham a um urso de brinquedo. Esta é uma das grandes novidades no mundo dos porquinhos-da-índia, pois sua aparição é consideravelmente recente. É por isso que muitos desconhecem os detalhes sobre eles.

Vamos conhecer mais sobre as características, personalidade e saúde dos porquinhos-da-índia-teddy? Continue lendo esta ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Europa

Índice

  1. Origem do porquinho-da-índia-teddy
  2. Características do porquinho-da-índia-teddy
  3. Personalidade do porquinho-da-índia-teddy
  4. Cuidados com o porquinho-da-índia-teddy
  5. Saúde do porquinho-da-índia-teddy

Origem do porquinho-da-índia-teddy

Os porquinhos-da-índia-teddy são uma das raças de porquinho-da-índia com aparição mais tardia. Sua origem se deve, igualmente a outras raças como o porquinho-da-índia-skinny, a uma mutação genética. Isto, ainda que possa parecer estranho, não é mais que a evolução natural das espécies. Desta forma é como surgem a maioria das raças.

Estas mutações podem ser meramente estéticas ou afetar o funcionamento de um organismo. No caso dos teddy, a mutação somente afeta sua pelagem, por isso não precisamos temer que nosso porquinho-da-índia vá ter alterações físicas nem de condutas devido a isso.

Não se conhece a origem exata da raça, nem temporal nem geograficamente, embora se especula que surgiu no seio de diferentes investigações em laboratórios de ensaios clínicos, onde eram utilizados como cobaias.

Características do porquinho-da-índia-teddy

Um porquinho-da-índia-teddy tem tamanho pequeno em relação às demais raças de porquinhos-da-índia. Pesa entre 700 e 1200 gramas e mede de 23 a 27 centímetros de comprimento, o que contribui ainda mais para seu aspecto de ser como de pelúcia. Além disso, tem um pelo curto e grosso, que tem um tato suave que dá vontade de acariciar sem parar.

Este pelo é o que determina o subtipo teddy, pois existe uma variedade com o pelo suave e outra com o pelo áspero. Estes últimos são os típicos das exposições e concursos de porquinhos-da-índia. E quanto às cores, em ambas variedades se aceitam uma imensidade delas, incluindo o branco, preto, cetim, cinza, marrom ou bege. Diferente dos outros porquinhos-da-índia, os teddy não apresentam rosetas na pelagem, ao contrário dos porquinhos-da-índia abissínios.

A cabeça destes porquinhos-da-índia está rodeada por pelos que parecem uma franja, apresentando um nariz romano, chamado assim por ser largo e curvo. Sua expectativa de vida oscila entre os 5 e os 10 anos.

Personalidade do porquinho-da-índia-teddy

Os porquinhos-da-índia-teddy são particularmente curiosos e muito brincalhões. Estes porquinhos-da-índia aproveitam muito os brinquedos que lhes proporcionamos, principalmente se vamos mudando e introduzindo novos passatempos e objetos em sua gaiola. Você pode comprar os brinquedos ou tentar fabricar você mesmo, pois assim terá a satisfação de proporcionar um novo entretenimento para seu mascote.

Esta raça, além disso, se caracteriza por ser uma das que estabelece laços mais fortes com sua família humana, tendo uma relação muito especial com seus cuidadores. São sociáveis e como os demais porquinhos-da-índia, animais gregários que preferem viver acompanhados tanto por seus semelhantes, como pelas pessoas ou inclusive outros animais.

Cuidados com o porquinho-da-índia-teddy

Os porquinhos-da-índia são animais herbívoros, por isso sua alimentação deve ser baseada na ingestão de alimentos de origem vegetal. Sua dieta tem que ser composta principalmente por vegetais frescos, especialmente aqueles de folhas verdes, pois tendem a ter deficiência de cálcio, algo que estas folhas contém. Também se oferecer ração especial para porquinhos-da-índia e feno fresco. Da mesma forma, devemos nos assegurar que nosso porquinho-da-índia tenha acesso a todo momento à água limpa e fresca que o mantém hidratado adequadamente.

Devido a possuírem uma pelagem curta, a manutenção do mesmo é bastante simples e nada trabalhoso, será suficiente realizar uma escovação semanal do pelo dos teddy para que esse se mantenha em condições ideais. E quanto aos banhos, se recomenda evitá-los salvo se seja muito necessário. Se acreditamos ser oportuno, não devemos superar os 2-3 banhos anualmente. Se acumular alguma sujidade no pelo de nosso porquinho-da-índia poderemos retirar com um pano úmido.

Saúde do porquinho-da-índia-teddy

Os porquinhos-da-índia-teddy não apresentam anomalias graves próprias da raça. No entanto, parecem possuir certa tendência a ter problemas relacionados com o sistema auditivo. É por isso que seus ouvidos devem ser examinados regularmente, procedendo com a limpeza com produtos específicos para evitar o acúmulo de cerume. Desta forma, conseguiremos prevenir doenças como a otite, que é realmente desconfortável e dolorosa para nosso mascote.

É importante saber que os porquinhos-da-índia são incapazes de produzir o cálcio por si mesmos. Por isso, é necessário proporcionar uma alimentação muito rica em cálcio ou suplementar com vitaminas para porquinhos-da-índia. Isto é fundamental para evitar que nosso mascote sofra enfermidades bucodentais devido a déficits de cálcio em seu organismo.

Também devido a um déficit vitamínico, especificamente de vitamina C, os porquinhos-da-índia podem sofrer de escorbuto, o que acontece com relativa frequência. É por isso que se recomenda que se proporcione um complexo vitamínico rico em cálcio e vitamina C.

Agora que você já sabe tudo sobre o porquinho-da-índia-teddy, se você acaba de adotar um, confira também nosso artigo com inúmeras sugestões de nomes para porquinho-da-índia.

Bibliografia
  • ANCC. Cavy Council. 30/06/2021, de ANCC. Disponível em: <http://cavycouncil.org.au/>. Acesso em 16 de janeiro de 2023.
  • acbaonline. Recognized Cavy Breeds. 30/06/2021, de acbaonline. Disponível em: <http://www.acbaonline.com/breeds.html>. Acesso em 16 de janeiro de 2023.
  • britishcavycouncil. (2021). BRITISH CAVY COUNCIL. 30/06/2021, de britishcavycouncil. Disponível em: <http://www.britishcavycouncil.org.uk/Breeds/RVCC/Teddy-Std.shtml>. Acesso em 16 de janeiro de 2023.
  • guineapighub. TEDDY GUINEA PIG – BREED GUIDE. 30/06/2021, de guineapighub. Disponível em: <https://www.guineapighub.com/teddy-guinea-pig/>. Acesso em 16 de janeiro de 2023.

Fotos de Porquinho-da-índia-teddy

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Porquinho-da-índia-teddy

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 5
Porquinho-da-índia-teddy