Partilhar

Porquinho-da-índia Abissínio

Atualizado: 10 agosto 2020
Porquinho-da-índia Abissínio

O porquinho-da-índia Abissínio, também conhecido como cobaia Abissínio, compartilha parte de seu nome com o gato Abissínio. Também estamos falando de uma das raças mais interessantes e curiosas de porquinhos-da-índia. Juntamente com os porquinhos-da-índia Peruanos, temos outra das raças de pelo longo, embora não tanto quanto seu companheiro peruano.

Você também deve saber que alguns fãs da raça os chamam de "moinho" ou "redemoinho de pelo", pois seu pelo não desce nem fica desfiado, e cada mecha apresenta uma orientação diferente, dando a esses porquinhos uma aparência desalinhada e muito fofa. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o porquinho-da-índia Abissínio ou cobaia Abissínio. Continue lendo!

Origem
  • América
  • Peru

Origem do porquinho-da-índia Abissínio

Os porquinhos-da-índia Abissínios são originários do Andes, e assim como a maioria das raças de porquinhos-da-índia, essa surgiu de forma espontânea na América do Sul, mas sua data de aparição exata não consta em nenhum registro. Devido à sua aparência adorável, a raça se popularizou rapidamente, sendo distribuída por muitos países em pouquíssimo tempo, e hoje em dia é considerada uma das raças de porquinho-da-índia de pelo longo mais populares em todo o mundo.

Características do porquinho-da-índia Abissínio

Os porquinhos-da-índia abissínios são uma raça de tamanho normal ou médio, com um peso geralmente entre 700 gramas e 1,2 kg. O comprimento do corpo desses porquinhos varia entre 23 e 27 centímetros. Sua expectativa de vida é geralmente de 5 a 8 anos.

A pelagem desses porquinhos é relativamente longa, embora possa parecer curta se comparada à do porquinho-da-índia Peruano, porque enquanto a pelagem dos Peruanos pode chegar a ter 50 cm de comprimento, a dos abissínios não atinge muito comprimento. A diferença é que os porquinhos Abissínios têm uma média de 6 a 8 tufos ou redemoinhos, o que torna realmente variada a direção das mechas de pelos. Isso faz com que, embora seu pelo não seja muito comprido, seu volume seja realmente perceptível.

A pelagem dos porquinhos-da-índia abissínios pode ser de uma ampla variedade de cores, com padrões como tigrado, malhado e roan, que são bastante raros na maioria das raças de porquinhos-da-índia.

Personalidade do porquinho-da-índia Abissínio

Esses curiosos porquinhos-da-índia diferem do resto de seus companheiros por sua personalidade especialmente ativa, o que pode torná-los um tanto travessos ou inquietos, já que suas altas doses de energia, se não forem bem canalizadas, podem levar a problemas comportamentais. Isso tende a ser mais frequente em machos, especialmente aqueles que não são esterilizados.

Os abissínios são uns dos porquinhos-da-índia mais inteligentes que existem, algo que muitas pessoas que adotaram um desses porquinhos já perceberam, uma vez que muitos foram capazes de ensinar a eles truques e habilidades sem muito esforço.

Cuidados do porquinho-da-índia Abissínio

Para impedir que seu porquinho-da-índia apresente comportamentos destrutivos, você deve permitir que ele saia da gaiola com frequência, para que possa se exercitar e explorar, embora seja recomendável que o faça sob supervisão o tempo todo, especialmente nas primeiras vezes. Da mesma forma, você pode preparar jogos e atividades para estimular sua mente.

Para manter seu pelo arrumado e brilhante, é necessário escová-lo diariamente, principalmente nas costas, pois é lá que a maioria dos nós costuma se formar. É recomendável usar uma escova especial, com cerdas macias, que respeite a integridade das fibras capilares. Nesta raça, os banhos não são recomendados, e devem ser evitados exceto em situações onde sejam extremamente necessários.

A alimentação dos porquinhos-da-índia Abissínios, assim com a dos demais porquinhos-da-índia, deve ter como base uma ração de qualidade, complementada por frutas e verduras frescas, bem como um suprimento constante de água e feno limpos.

Saúde do porquinho-da-índia Abissínio

Por serem uma raça de pelo comprido, os porquinhos-da-índia Abissínios são sensíveis a altas temperaturas; portanto, quando as condições climáticas incluem altas temperaturas, ou seja, muito calor, tornando-se extremas até para nós, é necessário tomar uma série de medidas, como ajustar a dieta de seu amigo, fornecer alimentos ricos em água e garantir que eles bebam bastante líquido para se manterem hidratados e evitar insolação.

Além disso, os porquinhos-da-índia, assim como os seres humanos, não são capazes de sintetizar a vitamina C sozinhos, por isso pode ser necessário complementar sua dieta com suplementos nutricionais à base de vitamina C.

É ideal visitar o veterinário a cada 6 ou 12 meses para oferecer remédios preventivos adequados e detectar prontamente qualquer problema de saúde. Da mesma forma, você deve seguir os conselhos do veterinário e ir até ele para que prescreva medicamentos e vermífugos sempre que necessário.

Fotos de Porquinho-da-índia Abissínio

Vídeos relacionados com Porquinho-da-índia Abissínio

1 de 2
Vídeos relacionados com Porquinho-da-índia Abissínio
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Porquinho-da-índia Abissínio

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Porquinho-da-índia Abissínio

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Porquinho-da-índia Abissínio
1 de 4
Porquinho-da-índia Abissínio

Voltar ao topo da página