Curiosidades do mundo animal

Por que meu gato dorme de olho aberto?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 20 dezembro 2022
Por que meu gato dorme de olho aberto?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem sofre de insônia certamente já pensou em como seria bom dormir como um gato! Os bichanos podem dormir até 18 horas por dia. Gatos idosos podem atingir até 20 horas de soneca diária. Alguns relaxam tanto que ficam com a língua fora da boca enquanto dormem, e outros costumam dormir com os olhos um pouco abertos, ainda atentos aos movimentos do ambiente.

Mas qual seria o motivo de tanto sono nos felinos? Gatos são predadores por natureza e precisam descansar entre suas caçadas. Mesmo com a domesticação dos bichanos, eles mantêm o hábito de dormir várias horas por dia, intercalando sonecas com refeições, como faziam na natureza. Assim como as pessoas, os gatos possuem fases durante o sono, com momentos de sono leve e outros de sono profundo. Mas por que o gato dorme de olho aberto? Descubra neste artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Animais que dormem com um olho aberto

Índice

  1. É normal um gato dormir de olhos abertos?
  2. Causas para um gato dormir com os olhos abertos
  3. Como ajudar um gato a dormir melhor
  4. Posso dar comida para o gato à noite ou prejudica o sono dele?

É normal um gato dormir de olhos abertos?

O sono dos gatos é dividido em fases, assim como na maioria dos mamíferos. As duas fases principais do sono são REM (sigla para Rapid Eyes Movement, ou movimentos rápidos dos olhos) e não-REM.

Na fase REM do sono, há movimentos rápidos dos olhos, caracterizando um sono mais leve. Os gatos passam cerca de 60% do tempo em que estão dormindo neste tipo de sono. Já no sono não-REM, o corpo entra em sono profundo, com intensa redução da atividade cerebral.

Durante a fase REM, a atividade neuronal ainda não está tão reduzida, permitindo que o gato ainda fique atento ao ambiente. Ao perceber qualquer ameaça, o gato pode acordar rapidamente para se proteger. E é justamente nessa fase do sono que observamos o gato dormindo de olho aberto, momento em que ele estará apenas tirando um cochilo leve, não sendo motivo de preocupação para o tutor.

Por que meu gato dorme de olho aberto? - É normal um gato dormir de olhos abertos?

Causas para um gato dormir com os olhos abertos

A causa mais provável para um gato dormir com os olhos um pouco abertos é ele não ter atingido ainda a fase do sono profundo, ou sono não-REM.

Como ajudar um gato a dormir melhor

Agora que você já sabe porque podemos observar um gato dormindo de olho aberto, é importante destacar que os gatos são animais domésticos que ainda carregam no seu comportamento um instinto selvagem, pois escalam, caçam, escondem-se e pulam. Com o confinamento desses animais e a consequente impossibilidade de extravasar toda a energia acumulada, surgem os problemas relacionados ao estresse, como problemas comportamentais. Além disso, problemas físicos também podem acontecer, como doenças do trato urinário inferior, perda de pelos e sono agitado.

Para proporcionar uma vida com qualidade para o bichano que não tem acesso à rua, é necessário enriquecer o ambiente onde ele vive, permitindo que ele expresse seu comportamento natural. Ambientes enriquecidos estimulam demandas sensoriais, motoras e cognitivas, além de reforçar comportamentos como aprendizado, interações sociais, atividade física e exploração.

Daremos algumas dicas de como melhorar o ambiente para o gato e, consequentemente, que vão ajudar o gato a dormir melhor:

  1. Brinquedos: existe uma infinidade de brinquedos para gatos em lojas especializadas para pets, mas você também pode criar brinquedos caseiros, como bolas de meia e túneis de caixa de papelão.
  2. Utilizar o espaço vertical da casa, ou seja, usar as paredes para colocar prateleiras, cordas, arranhadores com vários andares e até mesmo árvores artificiais. Os gatos adoram escalar e pular, o que ajuda a gastar energia.
  3. Enriquecimento visual: dar acesso a janelas e várias vistas diferentes, mas sempre mantendo o cuidado de utilizar telas de segurança.
  4. Uso de odores que acalmem os gatos, como o feromônio artificial apaziguador de gatos, adquirido em lojas especializadas para pets. O uso de catnip, ou erva do gato, também pode auxiliar no relaxamento do bichano.
  5. Alimentação adequada: uma boa alimentação e na quantidade correta permite que o gato fique saudável e satisfeito. Assim como as pessoas, os gatos não conseguem dormir se estiverem com fome. Por isso, sempre é bom garantir que o gatinho tenha se alimentado com a quantidade adequada antes de dormir.

Outra dica para enriquecer a alimentação é a seguinte: como os gatos devem obter alimento em pequenas quantidades, mas de forma constante, pode-se espalhar ração em pequenas quantidades por todo o ambiente, em locais baixos e altos, costumeiramente frequentados pelo animal. Talvez seja necessário prender o gato em algum cômodo enquanto se executa a tarefa de espalhar o alimento pelo ambiente, tudo com o intuito de preservar a sensação de surpresa tão benéfica ao animal[1].

Por que meu gato dorme de olho aberto? - Como ajudar um gato a dormir melhor

Posso dar comida para o gato à noite ou prejudica o sono dele?

Os gatos de vida livre caçam inúmeras vezes ao dia, pois suas caças representam uma pequena porcentagem de sua necessidade calórica diária. Por exemplo, um camundongo equivale a 8% de seu requerimento diário, ou seja, o felino deve caçar e se alimentar de 12 camundongos ao longo do dia, para satisfazer suas necessidades energéticas diárias.

Considerando que a cada 15 tentativas de caça, apenas em uma ele terá êxito, seu gasto energético diário com atividades predatórias é muito grande. Para repor ou poupar energia, os felinos desenvolveram o hábito de cochilar diversas vezes ao dia, equivalendo a uma soma de 12 a 18 horas diárias de sono. Diante disso, podemos concluir que os gatos, mesmo aqueles que possuem uma dieta ofertada, ou seja, que não precisam caçar, deverão ter uma média de 7 a 20 pequenas refeições por dia. Então, você pode alimentar seu bichano à noite sem maiores preocupações, pois ele vai precisar comer durante o período noturno e dormirá tranquilamente após encher sua barriguinha.

Neste outro artigo falamos sobre a quantidade diária de comida ideal para gatos.

Agora que você já conhece o motivo que leva um gato a ficar dormindo de olho aberto, te convidamos a assistir ao vídeo a seguir no qual explicamos os significados das posições de um gato dormindo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato dorme de olho aberto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Fukushima, F.B., Malm, C. Bem-estar e enriquecimento ambiental para gatos domésticos. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, 2012. Disponível em https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/editora/caderno%20tecnico%2067%20Bem%20Estar%20Animal%20ok.pdf. Acesso em 14/12/2022.
Bibliografia
  • Scholten, A.D. Particularidades comportamentais do gato doméstico. Universidade do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2017. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/001050568%20(1).pdf. Acesso em 14/12/2022.
  • Castro, V.C., Genaro, G. Enriquecimento ambiental – Estratégias práticas para melhorar o bem-estar e comportamento felino utilizando objetos inanimados. XIV Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá. Disponível em https://api3.baraodemaua.br/media/22117/veridiana-de-campos-castro-gelson-genaro-corr.pdf. Acesso em 14/12/2022.
  • Gatos: Comportamiento Nocturno. SPCA San Francisco. Disponível em https://www.sfspca.org/sites/default/files/documents/sp-cat-nocturnal-behavior.pdf. Acesso em 14/12/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu gato dorme de olho aberto?