Dietas caseiras

Cachorro pode tomar café?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 24 dezembro 2024
Cachorro pode tomar café?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Com a grande proximidade entre cães e pessoas que existe nos dias de hoje, não é difícil ver pets que compartilham as mesmas comidas que seus tutores. E nisso estão incluídos doces, massas, pães, queijos e bebidas, como chás e até mesmo café. As necessidades nutricionais dos cachorros são muito diferentes das necessidades das pessoas. Os cães são animais carnívoros, não ingerindo carboidratos em grandes quantidades como os humanos. Além disso, alguns alimentos, como o chocolate, são proibidos para os cães, pois possuem substâncias que podem intoxicar o peludo.

O hábito de dar comida e petiscos para os cães enquanto a pessoa se alimenta não é bom, pois causa desbalanço nutricional no pet e pode resultar em intoxicação, problemas intestinais e gástricos. Comidas gordurosas e muito temperadas podem causar problemas hepáticos, gástricos e intestinais. Bebidas como refrigerantes, chás e café podem estimular de forma excessiva alguns órgãos do cachorro, como o coração e o sistema nervoso central.

Mas cachorro pode tomar café? Qual a quantidade de café posso dar para ele? E se ele tomar muito café, o que pode acontecer? Se você também ficou com essas dúvidas e gostaria de saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal, que explicará se cachorro pode tomar café e os efeitos da cafeína no corpo do cachorro e dará outras dicas sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Pode dar leite para cachorro?
Índice
  1. Cachorro pode tomar café?
  2. Efeitos da cafeína para cachorro
  3. O que fazer se o cachorro beber café?
  4. Outras bebidas proibidas para cachorros

Cachorro pode tomar café?

Não. O cachorro não pode tomar café, pois esta espécie é muito sensível aos efeitos da cafeína. A cafeína em grandes quantidades pode provocar efeitos na pressão sanguínea, nos níveis plasmáticos de catecolaminas, na concentração dos níveis séricos de glicose e colesterol, além de excitação do sistema nervoso central.

Outro alimento que é proibido para cachorros devido à presença de cafeína, além de outras substâncias tóxicas, é o chocolate. Na constituição do chocolate existe grande quantidade de carboidratos, neuropeptídeos e metilxantinas (teobromina e cafeína, sendo a concentração de teobromina muito mais significativa do que a de cafeína).

A teobromina é uma substância com ação diurética, estimulante cardíaca e vasoconstritora, sendo extremamente nociva em excesso, pois provoca grande estimulação cerebral e intenso aumento no trabalho muscular cardíaco, ocasionando arritmias cardíacas importantes nos cães.

Os animais apresentam: diarreia, vômitos, hiperatividade, tremores, fraqueza, taquicardia, hipertermia, dor abdominal, aumento da produção de urina, taquipneia, arritmias cardíacas, convulsões, desidratação e intensa vocalização são relatados entre seis a doze horas após ingestão, além de mortes.

Efeitos da cafeína para cachorro

A cafeína é uma substância bioativa presente em diversos itens alimentares, a qual pode desencadear diferentes efeitos conforme a dosagem utilizada, da espécie trabalhada e produto de origem.

A cafeína é uma substância muito perigosa para o sistema nervoso e cardíaco do cachorro, com um efeito estimulante muito forte. Cachorros que ingerem cafeína podem apresentar:

  • Tremores;
  • Ansiedade;
  • Vômitos;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Hiperatividade;
  • Dor abdominal;
  • Fraqueza;
  • Ataxia;
  • Convulsões.

Casos mais graves podem resultar em morte do cachorro. Por isso, nunca dê café para o seu cachorro, por menor que seja a quantidade!

Cachorro pode tomar café? - Efeitos da cafeína para cachorro

O que fazer se o cachorro beber café?

Caso a quantidade seja pequena, você não precisa se preocupar. Apenas fique observando se ele apresentará alguma reação, como tremores, vômitos, diarreia, ansiedade, nervosismo ou convulsões. Se o cachorro tiver algum desses sintomas, é aconselhável procurar o auxílio de um médico veterinário, para que seja instituído o tratamento sintomático.

Devem-se eliminar as toxinas ainda não absorvidas por meio da indução do vômito ou lavagem gástrica com uso de carvão ativado, caso a intoxicação tenha ocorrido há menos de 2 horas. Medidas como instituição de fluidoterapia, monitoração cardíaca e controle de convulsões são fundamentais. Não tente tratar seu cachorro em casa, pois isso pode ser perigoso para ele. Procure ajuda o mais rápido possível.

Cachorro pode tomar café? - O que fazer se o cachorro beber café?

Outras bebidas proibidas para cachorros

A cafeína pode ser encontrada em diversos itens alimentares, como chá verde (Camilla sinensis), guaraná (Paullinia cupana), erva-mate (Ilex paraguayensis), noz de cola (Cola vera), cacau (Theobroma cocoa), chocolates, refrigerantes, mel, em algumas bebidas energéticas, chimarrão e principalmente no café (Coffee sp.) e em suas sementes, flores, folhas e cascas, no último em uma concentração aproximada de 1,3% na matéria seca, não apresentando valor nutricional.

Todas essas bebidas citadas são proibidas para cachorros e gatos, não devendo ser oferecidas aos pets em qualquer quantidade. Algumas pessoas costumam dar chás para os cachorros, conforme os utilizam em sua alimentação. Mas esse comportamento pode causar intoxicação nos cães, pois alguns tipos de chá possuem uma alta concentração de cafeína, assim como energéticos. Evite todo tipo de bebida que não seja fabricada especificamente para a espécie canina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pode tomar café?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Café faz mal para cachorro? Mascote Fit. Disponível em https://www.mascotefit.com.br/blog/cafe-faz-mal-pra-cachorro. Acesso em 28/11/2024.
  • Vieira, B.C.R. et al. Utilizações da cafeína em pesquisas com animais. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, 2015. Disponível em https://www.conhecer.org.br/enciclop/2015E/utililizacoes.pdf. Acesso em 28/11/2024.
  • Giannico, A.T. et al. Alimentos tóxicos para cães e gatos. Colloquium Agrariae, v.10, n.1, 2014. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/ana,+revis%C3%A3o+alimentos+c%C3%A3o+e+gato+(1)%20(3).pdf. Acesso em 28/11/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro pode tomar café?