Curiosidades do mundo animal

Pássaros que cantam à noite

 
Jungla Luque
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. Atualizado: 10 janeiro 2022
Pássaros que cantam à noite

As aves têm sido reconhecidas há muito tempo por seus belos cantos, pois, através de textos como poesia, histórias e folclore popular, sabemos que as aves têm sido elogiadas em muitas ocasiões por suas melodias alegres, beleza e movimentos graciosos.

Normalmente, notamos que estes animais cantam por todo o dia, com especial devoção durante os primeiros raios de sol. No entanto, nem todas as aves seguem o mesmo horário de canto. Na verdade, há aves que cantam à noite e com a mesma alegria que cantariam durante o dia. Se você quer descobrir os pássaros que cantam à noite, continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Passarinhos que cantam

Índice

  1. Por que os pássaros cantam?
  2. Quando os pássaros cantam?
  3. Pássaros que cantam à noite

Por que os pássaros cantam?

Você já se perguntou por que os pássaros cantam? Há inúmeros pássaros conhecidos por emitirem diferentes tipos de cantos. Isso acontece devido a um órgão chamado siringe, localizado na bifurcação da traqueia em direção aos pulmões, através do qual o ar passa dos pulmões e vibra as paredes membranosas para produzir uma ampla gama de sons. Nós humanos também temos esta estrutura, mas no caso das aves geralmente é mais complexa e algumas aves têm até mesmo bolsas de ar ao redor deste órgão que amplificam o som. As aves que utilizam a siringe para emitir sons são chamadas de aves canoras.

Significados do canto dos pássaros

Mas por que as aves têm um sistema tão complexo e o que o canto significa para elas? A verdade é que, para os pássaros canoros, o som é fundamental para sua sobrevivência e reprodução. Sabendo disso, não é surpreendente que seu organismo tenha um sistema tão complexo. Assim, a principal função do canto das aves é incentivar o acasalamento. Isto se deve ao fato de que, como regra geral, as aves têm cores que lhes permitem se misturarem com o ambiente. Este fato pode ser uma vantagem para evitar ser caçado por predadores, mas ao mesmo tempo pode tornar difícil encontrar um companheiro para procriar. Ao cantar, os machos geralmente anunciam às fêmeas onde eles estão, e se sua melodia for suficientemente clara, alta e reconhecível, a fêmea ficará interessada e irá procurá-lo.

Embora esta função do canto dos pássaros seja a mais notória, ela não é a única. O canto também tem outra função igualmente importante: é por meio dele que os pássaros tentam manter seu território a salvo dos concorrentes e assim advertir outros machos para que se mantenham afastados.

Finalmente, muitas aves também usam seu canto para informar umas às outras caso haja uma ameaça no território, servindo como um meio de comunicação bastante interessante.

Portanto, podemos resumir desta maneira por que os pássaros cantam:

  • Para incentivar o acasalamento, atraindo as fêmeas
  • Proteger seu território
  • Comunicar os demais pássaros sobre possíveis ameaças

Quando os pássaros cantam?

Os pássaros costumam cantar durante todo o dia e, dependendo da espécie, têm horários mais ou menos definidos. Ainda assim, é impressionante ver quantos pássaros cantam em sintonia ao nascer do sol. Da mesma forma, seu horário de canto varia de acordo com a estação do ano e a temperatura ambiente: conforme o verão se aproxima, as aves começam a cantar mais cedo.

O canto dos pássaros em cada espécie é determinado pelo relógio biológico de cada indivíduo, que corresponde ao ritmo das horas do dia, das estações de acasalamento, reprodução e migração. A frequência e os tipos de canto também são influenciados por estímulos ambientais, ou seja, temperatura, luzes, ruído (por exemplo, carros em uma cidade) ou pela presença de outros pássaros.

Mas há pássaros que cantam à noite? É claro! Como você verá abaixo, há espécies que preferem cantar à noite.

Pássaros que cantam à noite

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território. Os exemplos mais representativos de pássaros que cantam à noite são os seguintes:

  • Rouxinol
  • Melro
  • Cotovia-do-norte
  • Tordo-eremita
  • Antrostomus vociferus
  • Pisco-de-peito-ruivo
  • Parula-de-peito-amarelo
  • Savacu
  • Toutinegra-de-cabeça-preta
  • Sabiá-laranjeira

A seguir apresentaremos cada um deles, com fotos:

Rouxinol

O rouxinol (Luscinia megarhynchos) é provavelmente uma das espécies de pássaros mais conhecidas, pois tem a capacidade de se adaptar a muitos tipos de ambientes, de floresta a ambientes urbanos, onde canta mais alto para ser ouvida acima dos sons da cidade.

Você sabe por que os pássaros cantam à noite? Bem, geralmente, os rouxinóis machos tendem a cantar alto para atrair as fêmeas e o fazem durante o dia e também durante a noite.

Pássaros que cantam à noite - Pássaros que cantam à noite

Melro

Existem diferentes espécies de melro que podem ser ouvidas à noite, como o melro-comum (Turdus merula), caracterizado por sua plumagem preta, ou o melro-americano (Turdus migratorius), com uma plumagem vermelha característica em seu peito.

Estes pássaros que cantam à noite têm um grande repertório de cantos e variações melódicas. Eles geralmente cantam durante o dia, mas cantam mais alto ao amanhecer e ao entardecer, assim como muitas vezes à noite para avisar outros machos para não se aproximarem de seu território.

Neste outro artigo explicamos o que filhote de passarinho come.

Pássaros que cantam à noite -

Cotovia-do-norte (Mimus polyglottos)

Também chamada de zombeteira, é uma espécie nativa americana caracterizada por sua bela plumagem cinza na parte superior do corpo e branca na parte inferior do corpo, cauda preta e pontas das asas, assim como por suas asas pintadas com listras brancas.

Este pássaro se distingue por imitar sons, por exemplo, de outros pássaros e animais e até mesmo máquinas, se for encontrado em áreas urbanas. Em geral, é um pássaro que canta à noite durante todo o ano, assim como durante o crepúsculo e ao amanhecer.

Pássaros que cantam à noite -

Tordo-eremita (Catharus guttatus)

Esta espécie também é de origem americana. Caracteriza-se por sua plumagem branca nas partes inferiores, marrom na parte superior do corpo e manchada com pequenas penas marrons no peito.

Esta ave geralmente canta ao anoitecer ou à noite e geralmente emite um som descendente em diferentes tons. Em geral, estes pássaros, como outros, tendem a variar seu canto dependendo da região em que se encontram e geralmente têm um grande repertório de até 12 cantos diferentes.

Pássaros que cantam à noite -

Antrostomus vociferus

Este é outro exemplo de aves que cantam à noite, embora tenhamos que ressaltar que é uma ave bastante tímida e difícil de ver. É também nativa da América do Norte e Central e sua plumagem é manchada com pontos, com a parte superior marrom, preta ou cinza, e a parte inferior é geralmente de cor escura. Além disso, os machos podem ser distinguidos por uma mancha branca sob a garganta e pontas das asas.

Esta ave é totalmente de hábito noturno, o que significa que descansa durante o dia e grande parte de sua atividade acontece à noite, inclusive o canto, que é geralmente lento e grave, e por esta razão, no folclore rural americano, sua melodia à noite é frequentemente atribuída a um mau presságio.

Imagen: ebird.org

Pássaros que cantam à noite -

Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)

Este pequeno pássaro canoro é conhecido por sua plumagem marrom e sua proeminente plumagem vermelha do peito, o que lhe dá seu nome.

Esta ave diurna tem um canto melodioso e persistente que usa para defender seu território e durante a época de reprodução. Entretanto, em áreas urbanas barulhentas, este pássaro amigável pode ser ouvido cantando à noite, quando o som dos carros não se sobrepõe à sua voz e, portanto, pode transmitir sua mensagem com mais clareza.

Pássaros que cantam à noite -

Parula-de-peito-amarelo (Icteria virens)

Esta ave colorida tem seu habitat na América do Norte e Central e no Caribe. Apesar de seu peito amarelo brilhante, ele tende a se esconder em matas onde passa despercebido.

Seu canto consiste em uma série de grasnadas, assobios e frases curtas repetidas várias vezes seguidas, muito característico desta espécie. E embora geralmente cante durante o dia, é durante a primavera (quando é mais ativo) que é mais frequentemente ouvido à noite, razão pela qual também faz parte da lista de pássaros que cantam à noite.

Pássaros que cantam à noite -

Savacu (Nycticorax nycticorax)

Na verdade o savacu não é um pássaro, já que não faz parte da ordem dos Passeriformes e, sim, dos Pelecaniformes. Mas como é uma das aves que cantam à noite, incluímos nesta lista a título de conhecimento.

O savacu é um pouco menor em comparação com outras aves e não se destaca por ter um pescoço tão longo como as aves de sua família estão acostumadas a ter. Fisicamente, distingue-se por sua plumagem esbranquiçada na parte inferior e sua plumagem cinza-negra na parte superior, bem como por seus olhos vermelhos intimidadores.

Este tipo de garça é encontrado em todo o mundo e faz de seu território todo tipo de pântanos e zonas úmidas onde caça principalmente peixes, assim como répteis, anfíbios e insetos. Também se destaca por seus hábitos noturnos, nos quais emite grasnados e cantos roucos de tom grave.

Pássaros que cantam à noite -

Toutinegra-de-cabeça-preta

A toutinegra-de-cabeça-preta (C. melanocephala) é um pequeno pássaro que se destaca pela área preta que há em sua cabeça e que vai até abaixo do olho, como se fosse uma máscara. Com cerca de 13 cm de comprimento, pode ser encontrado no norte da África, nas ilhas Canárias, ilhas do mar mediterrâneo e tambem em Portugal.

Como não podia deixar de ser, é um dos pássaros que cantam à noite e possuem um canto áspero, mas harmonioso, em alguns momentos podendo lembrar até o bater de teclas de uma máquina de escrever.

Pássaros que cantam à noite -
Imagem: Sardinian Warbler

Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)

O mais popular entre as dezenas de tipos de sabiás, o sabiá-laranjeira é famoso por seu canto que ocorre principalmente durante o período de reprodução. É considerado um dos pássaros símbolos do Brasil e, também, é um dos pássaros que cantam à noite.

Seu canto, que pode durar até dois minutos ininterruptos, pode ser ouvido a mais de 1 km de distância e já inspirou músicas e poesias de grandes nomes da arte, como Chico Buarque, Tom Jobim e Gonçalves Dias, autor do poema Canção do Exílio: minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá / as aves que aqui gorjeiam / não gorjeiam como lá.

Agora que você já conheceu os principais pássaros que cantam à noite e descobriu por que os pássaros cantam, não perca este outro artigo com uma extensa lista de nomes de pássaros de A a Z.

Texto em colaboração com Aerton Guimarães.

Pássaros que cantam à noite -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pássaros que cantam à noite, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ambiente Brasil. Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). Disponível em: <https://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/aves/sabia-laranjeira_turdus_rufiventris.html>. Acesso em 17 de dezembro de 2021.
  • BirdLife International (2012). Mimus polyglottos. Lista Roja de especies amenazadas de la UICN 2015. ISSN 2307-8235
  • BirdLife International (2012). Caprimulgus vociferus. Lista Roja de especies amenazadas de la UICN. ISSN 2307-8235
  • BirdLife International (2008). Catharus guttatus. Lista Roja de especies amenazadas de la UICN 2008. ISSN 2307-8235
  • BirdLife International (2016). Turdus merula. Lista Roja de especies amenazadas de la UICN 2018. ISSN 2307-8235
  • BirdLife International (2013). Turdus migratorius. Lista Roja de especies amenazadas de la UICN 2012. ISSN 2307-8235
  • BirdLife International (2012). Luscinia megarhynchos. Lista Roja de especies amenazadas de la UICN 2013. ISSN 2307-8235
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Sardinian Warbler
1 de 11
Pássaros que cantam à noite