Curiosidades do mundo animal

Calopsita fêmea canta?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. Atualizado: 21 janeiro 2022
Calopsita fêmea canta?

Você já ouviu uma calopsita cantando? Sabe como fazer uma calopsita cantar? Vamos falar sobre isso neste artigo. As calopsitas (Nymphicus hollandicus) são aves originárias da Austrália e têm uma expectativa de vida de até 25 anos. São bichinhos que vivem melhor acompanhados, mais especificamente, em casal ou duas fêmeas, já que dois machos podem brigar. São facilmente reconhecidas pela plumagem amarela ou cinza e bochechas alaranjadas

Elas podem imitar sons, músicas, aprender palavras e até frases inteiras, podendo associá-las a ações como, por exemplo, a hora de comer. No entanto, existem diferenças tanto na aparência, quanto no comportamento dos machos e das fêmeas. Isso é o que leva a uma pergunta comum por muitos adoradores dessas aves: a calopsita fêmea canta? Neste post do PeritoAnimal esclarecemos essa dúvida e outras relacionadas às calopsitas e seu canto.

Também lhe pode interessar: As calopsitas falam?

Índice

  1. Calopsita fêmea canta?
  2. Como saber se a calopsita é fêmea
  3. Canto de calopsita X linguagem sonora
  4. Como adestrar uma calopsita para cantar

Calopsita fêmea canta?

As calopsitas cantam e muita gente acredita que apenas calopsitas machos cantam. Mas uma grande dúvida de muitos tutores dessa ave é se a calopsita fêmea canta. Esse questionamento vem do fato de que em relação aos machos elas são conhecidas por serem mais caladas e tímidas, enquanto os machos mais tagarelas. Sendo assim, podemos afirmar que a calopsita fêmea canta sim, mas muito menos que os machos. O mesmo vale para o aprendizado de palavras.

O machos também cantam e piam com mais frequência do que as fêmeas porque durante a época de acasalamento cantam para cortejar e atrair as fêmeas.

Mas é importante ressaltar que ver uma calopsita cantando não é algo tão comum assim, até mesmo porque não é algo natural, ou seja, que elas fazem na natureza como outros tipos de pássaros cantores. As calopsitas, neste quesito, são mais semelhantes aos papagaios, que emitem sons e melodias, sem cantar necessariamente. Estas aves são capazes de repetir sons que ouvem com frequência e, para ouvir uma calopsita cantando, será necessário, portanto, adestrá-la.

Canto de calopsita fêmea

Para exemplificar esse fenômeno raro, porém possível, encontramos esse vídeo publicado no canal do YouTube de Ikaro Seith Ferreira em que ele gravou a sua calopsita fêmea cantando:

Como saber se a calopsita é fêmea

O dimorfismo sexual das calopsitas não permite que as identifiquemos sexualmente pela diferenciação dos órgãos sexuais mas, em muitos casos, permite reconhecer diferenças na aparência e comportamento. Mesmo assim, as mutações da espécie nem sempre permitem que isso seja possível. Por isso, a única maneira 100% eficaz para saber se a calopsita é fêmea é através da sexagem, um exame de DNA que revela o sexo das calopsitas a partir de uma amostra de suas penas, sangue ou pedaço de unha.

Muito mais do que uma curiosidade, é importante saber se a calopsita é fêmea para evitar que dois machos fiquem na mesma gaiola, já que isso pode acabar em brigas que podem colocar a vida deles em risco. Ainda que não seja regra, algumas das principais diferenças entre a calopsita fêmea e macho que poder identificadas a partir dos 5 primeiros meses de vida (após a primeira troca de penas), preferencialmente após 1 ano, são:

Coloração

Uma característica geral na diferenciação de aves pelas penas é que, na maioria das vezes, são mais brilhantes nos machos, para que possam atrair as fêmeas nas épocas de acasalamento. Já as fêmeas podem ser descritas com plumagem mais opaca, para que possam se camuflar na natureza. Quantos aos detalhes, podemos reparar:

  • Rosto: os machos costumam ter o rosto amarelado com as bochechas vermelhas, enquanto as fêmeas aparecem com o rosto mais escuro e as bochechas mais opacas;
  • Cauda: os machos podem ter as penas da cauda mais acinzentadas, enquanto as fêmeas, não raro, têm penas listradas.

Comportamento

Como comentado anteriormente, tanto a calopsita macho quanto a fêmea podem cantar e repetir palavras mas é muito mais comum que o macho seja menos tímido. Essas diferenças no comportamento costumam ser perceptíveis a partir dos quatro meses de vida.

Outro detalhe que alguns podem perceber é que as fêmeas podem ter um comportamento mais arisco com bicadinhas e mordidas em seus cuidadores, enquanto os machos tentam chamar a atenção de outras maneiras. Falando em atenção, uma calopsita macho costuma abrir o peito para chamar a atenção e fazer um movimento com a cabeça típico do ritual de acasalamento. Você pode também pode reparar nisso.

Um teste que pode funcionar com alguns casais de calopsitas é colocá-las diante de um espelho: enquanto a fêmea demonstra pouco interesse à imagem, o macho pode se encantar quase a um nível hipnótico, demonstrando muito entusiasmo pela própria imagem.

Na época do acasalamento, pode ser que você se depare com a calopsita tentando copular sozinha, seja em algum objeto ou parte do ninho. Na verdade, essa é a masturbação, que indica a necessidade de cruzar. Esse comportamento é observado em calopsitas machos.

Calopsita fêmea canta? - Como saber se a calopsita é fêmea

Canto de calopsita X linguagem sonora

Você já viu que calopsita canta e, assim como qualquer animal, as calopsitas também têm a sua maneira de se comunicar e a linguagem sonora claramente é uma delas. Nesse leque de comunicação sonora, além do canto, você também poderá escutar:

  • Gritinhos;
  • Assobios;
  • Palavras;
  • Grunhidos.

Para entender o que elas realmente pedem também é fundamental prestar atenção na linguagem corporal, principalmente na crista, olhos e nas asas, além da maneira que ela se relaciona com você. Mordiscos, por exemplo, podem ser um sinal de que ela não está à vontade, já quando elas apoiam a cabeça na sua mão, pode ser um pedido de carinho. E, claro, estar sempre atento a todos os cuidados necessários e consultas veterinárias regulares. Para mais informações, confira o nosso artigo em que explicamos como cuidar de uma calopsita.

Como adestrar uma calopsita para cantar

Você pode fazer uma calopsita cantar por meio de alguns exercícios para estimulá-la. Mas o sucesso dessas práticas se dará por meio da paciência e a escolha de momentos em que a ave esteja tranquila e aberta às interações.

A primeira coisa que você deve fazer é escolher uma melodia simples e fácil para facilitar o aprendizado. Mantendo contato com ela, emita o som por meio de um assobio e repita esta mesma melodia algumas vezes até que ela comece a repetir.

Saiba que algumas calopsitas podem começar a cantar rapidamente e outras demoram um pouco mais para aprender a fazê-lo, como já dissemos, o importante é ter paciência e repetir esse exercício diariamente, durante cerca de 5 minutos. Não ultrapasse muito este tempo para não estressá-la.

Assim que a calopsita cantar a primeira melogia ensinada, certamente ficará mais fácil aprender outras melodias e, assim, você ouvirá a calopsita cantando mais naturalmente e principalmente quando estiver alegre.

Agora que você já viu que calopsita fêmea canta e aprendeu como ensinar uma calopsita a cantar, seja ela macho ou fêmea, recomendamos a leitura deste outro artigo em que listamos uma relação completa de nomes de pássaros de A a Z.

Além disso, deixamos um outro vídeo a seguir, do canal Amor por calopsita, com uma calopsita macho cantando para que você possa se deleitar com suas melodias:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calopsita fêmea canta?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • CASSANDRA, Paula. UMCOMO. Como saber se calopsita é macho ou fêmea. Disponível em: <https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-calopsita-e-macho-ou-femea-25602.html>. Acesso em 12 de maio de 2020.
  • ASSIS, V., CARVALHO, T., Pereira, V., Freitas, R., Saad, C., Costa, A., & Silva, A. (2016). Environmental enrichment on the behavior and welfare of cockatiels (Nymphicus hollandicus). Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, 68(3), 562-570. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1678-4162-8747/>. Acesso em 12 de maio de 2020.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Helena
como sabe se o calopsit e macho ou femea
A sua avaliação:
Jaqueline
Minha calopsita canta bastante estou na dúvida se é uma fêmea ?
A sua avaliação:
Bruno
Aqui é um casal ?
A sua avaliação:
Natasha
Adorei, muito interessante
A sua avaliação:
Ana Laura
O meu Alípio tá nãos ei ainda se é macho ou se é fêmeo
Maria Clara
É um macho
A sua avaliação:
Jorge Peres
Nenhuma dessas explicações sobre comportamento na minha casa ñ funcionou. Minhas fêmeas fazem barulho, as fêmeas se masturba, cores kkkk tudo igual a única forma é que os machos cantam e as fêmeas ñ. Quanto a cor nada a ver.Fazer o q? Nada!
1 de 2
Calopsita fêmea canta?