PARTILHAR

Os insetos mais bonitos do mundo

 
Cristina Pérez Simón
Por Cristina Pérez Simón, Bióloga e médica. 9 dezembro 2020
Os insetos mais bonitos do mundo

Os insetos são o grupo de animais mais diverso do planeta. Atualmente, existem mais de um milhão de espécies descritas e talvez a maior parte ainda esteja por descobrir. Além disso, são muito abundantes em número. Por exemplo, em cada formigueiro pode haver tantas formigas como seres humanos na cidade de São Paulo.

No entanto, eles não são os animais mais admirados pela população humana. Suas patas articuladas, seu exoesqueleto e, certamente, suas grandes diferenças em relação a nós, nos geram muita rejeição. Seja ou não o seu caso, depois de ler este artigo do PeritoAnimal sobre os insetos mais bonitos do mundo você certamente vai apreciá-los um pouco mais.

Também lhe pode interessar: Os insetos mais estranhos do mundo

Classificação dos insetos

Antes de descobrir alguns dos insetos mais bonitos do mundo, devemos falar um pouco sobre o que são para endê-los um pouco melhor.

Os insetos são animais invertebrados e artrópodes. Isto significa que eles não têm um esqueleto interno e que apresentam patas articuladas. Dentro dos artrópodes podemos encontrar também os crustáceos e os aracnídeos. Então, atenção, as aranhas não são insetos, embora sejam artrópodes.

Além disso, os insetos são hexápodes, ou seja, têm seis patas e seu corpo se divide em cabeça, tórax e abdômen.

Tipos de insetos

Existem muitos tipos de insetos e, dentro de cada grupo, há milhares e milhares de espécies. Eles ocupam todos os habitats possíveis e se encontram distribuídos por todo o mundo. Estes são os tipos de insetos mais abundantes:

  • Odonatos. Inclui muitos dos insetos mais bonitos do mundo. São as libélulas e donzelinhas.
  • Ortópteros. Compreende os gafanhotos e os grilos.
  • Lepidópteros. Neste grupos encontramos insetos voadores como as borboletas e as mariposas.
  • Dípteros. São as moscas e os mosquitos.
  • Dictiópteros. Baratas, cupins e louva-deus.
  • Hemípteros. Inclui insetos muito conhecidos pelos agricultores: cigarras, percevejo e pulgões.
  • Coleópteros. É o grupo de insetos com maior número de espécies. Falamos dos besouros.
  • Himenópteros. São, talvez, os insetos mais enigmáticos: as abelhas, as vespas e as formigas.

Insetos voadores mais bonitos do mundo

Agora que conhecemos melhor estes animais, estamos prontos para descobrir alguns dos insetos mais bonitos do mundo segundo o nosso levantamento. Para isso, vamos dividi-los em insetos voadores e não voadores.

Começando com os voadores, a presença de asas em um animal é algo que sempre chama nossa atenção, incluindo em um inseto. De fato, quando nós imaginamos um inseto bonito, quase sempre nos vem à mente uma borboleta. Você pensa em algum mais? Te deixamos uma lista dos insetos voadores mais bonitos do mundo.

1. Libélula longa (Sphaerophoria scripta)

Apesar de seu nome e de sua aparência, não é uma libélula nem tampouco uma vespa. Este inseto bonito é, na realidade, um díptero. Se trata de uma mosca da família dos sírfidos.

Estes insetos voadores se distribuem por quase todo o mundo e são polinizadores, como as abelhas. Sua coloração se deve a um mecanismo de sobrevivência conhecido como mimetismo baiesiano. Os predadores os confundem com as vespas, por isso decidem que é melhor não comê-los e evitar uma ferroada.

Os insetos mais bonitos do mundo - Insetos voadores mais bonitos do mundo

2. Donzelinha azul (Calopterix virgo)

O odonato é um dos insetos coloridos que estão entre os mais bonitos do mundo. Estes insetos voadores são muito comuns em pequenos rios e córregos de toda Europa. Sua presença indica que a água é de elevada qualidade, já que precisam de águas muito limpas, frescas e ricas em oxigênio.

Os machos são de cor azul metálica e as fêmeas apresentam uma cor marrom avermelhada. Ambos se juntam e copulam equanto voam e o contorno de seus corpos forma um coração.

Os insetos mais bonitos do mundo -

3. Gorgulho azul de Schoenherr (Eupholus schoenherri)

Este besouro pode ser encontrado na Papua nova Guiné. Pertence à família dos curculionides, também conhecidos como gorgulhos. Suas cores azul elétrico e verde-água - além caracterizarem-no como um inseto lindo,indicam seu mal sabor aos predadores. Então, os besouros evitam uma morte desnecessária e, os predadores, um desgosto. Este tipo de comunicação visual se chama aposematismo.

Os insetos mais bonitos do mundo -
Imagem: mapio.net

4. Mariposa atlas (Attacus atlas)

Este inseto voador é considerado uma das maiores mariposas do mundo, com até 30 centímetros de envergadura de asa. Habita os bosques tropicais da Ásia e a seda de suas grandes larvas é muito apreciada.

Não obstante, não é somente um dos insetos bonitos mais reconhecidos a nível mundial por seu tamanho, mas suas cores e formas também fizeram que adquira esta merecida fama.

Os insetos mais bonitos do mundo -

5. Percevejo das riscas (Graphosoma lineatum)

Os percevejos são animais muitos comuns entre nós, embora passam despercebidos com frequência ou os confundimos com besouros. No entano, muitos deles poderiam estar nesta lista de insetos bonitos.

O percevejo das riscas é herbívoro e pode ser visto facilmente em plantas umbelíferas como o funcho, o endro e a cicuta. Suas cores vivas, como no caso anterior do gorgulho azul, supoem uma advertência sobre seu sabor desagradável.

Os insetos mais bonitos do mundo -

6. Podalirio (Iphiclides podalirius)

Juntamente com a borboleta cauda de andorinha (Papilio machaon) é uma das borboletas mais bonitas que podem ser vistas na Espanha. Presenciar seu vôo é um autêntico espetáculao, devido a sua vistosidade e a seu grande tamanho. As fêmeas podem chegar a medir mais de oito centímetros de envergadura.

Em sua coloração se destacam os ocelos de suas asas traseiras. Os predadores os confundem com seus olhos, de forma que dirigem seus ataques a outro lugar, evitando danos maiores. Se trata de um tipo de comunicação entre animais muito comum.

Os insetos mais bonitos do mundo -

7. Vespa cauda de rubi (Chrysis ignita)

Este inseto verde e rosa pertence à família Chrysididae. Os integrantes desta família são conhecidos como "vespa-cuco". Isso é devido ao fato de serem insetos parasitóides, ou seja, colocam seus ovos nos ninhos de outros insetos. Quando as larvas dos crisídidos saem dos ovos, devoram as larvas de seus hóspedes. Suas cores vívidas o fazem destacar-se entre os insetos bonitos da natureza.

Os insetos mais bonitos do mundo -

8. Lova-deus-orquídea (Hymenopus coronatus)

Os louva-deus se caracterizam por sua grande capacidade para se camuflar no meio que os rodeia. O louva-deus orquídea, como seu nome indica, se camufla mimetizando a uma destas flores. Isto lhe permite não somente passar despercebido ante os predadores, mas também enganar a suas presas. Estas se aproximam deles pensando que é uma flor e se convertem no almoço deste inseto tão bonito.

Este outro artigo sobre os insetos mais venenosos do Brasil também pode te interessar.

Os insetos mais bonitos do mundo -

9. gafanhoto arco-íris (Dactylotum bicolor)

Este inseto colorido, também conhecido como gafanhoto pintado, vive na América do Norte, incluindo México. Faz parte da família Acrididae. Suas cores intensas e padrões de desenho, como em casos anteriores, são um traço de aposematismo: sua função é afastar os predadores.

Os insetos mais bonitos do mundo -

10. Mariposa-imperador (Thysania agrippina)

A mariposa-imperador ou bruxa grande cinza é uma traça, ou seja, uma borboleta noturna. Seus padrões de desenho nos permitem incluí-la nesta lista de insetos mais bonitos do mundo. Embora o mais assombroso nela não seja a sua cor, mas seu tamanho. Estes insetos voadores podem alcançar uma envergadura de 30 centímetros.

Se quiser saber mais sobre insetos coloridos, confira este artigo sobre tipos de borboletas.

Os insetos mais bonitos do mundo -

Insetos não voadores mais bonitos do mundo

É menos comum encontrar a beleza em um inseto sem asas. No entanto, como veremos agora, também é possível. Te deixamos alguns dos insetos fofos não voadores.

1.Barata catarina (Prosoplecta)

Se existe um animal que você certamente não esperava encontrar na lista dos insetos mais bonitos do mundo é uma barata. No entanto, consideramos que as espécies do gênero Prosoplecta merecem estar nela, pois estas baratas asiáticas são muito parecidas com as joaninhas, animais que despertam a simpatia da maioria de nós.

Os insetos mais bonitos do mundo - Insetos não voadores mais bonitos do mundo
Imagem: entomoblogg.blogspot.com

2. Formigas de veludo (familia Mutillidae)

As formigas de veludo são insetos cobertos de pelos. Apesar de seu nome, não são formigas, mas um tipo de vespas sem asas. Um exemplo conhecido é a formiga panda (Euspinolia militaris), que se encontra em perigo de extinção. Apesar de seu aspecto meigo, as fêmeas desse inseto bonito possuem ferrão e têm uma picada muito dolorosa.

Os insetos mais bonitos do mundo -
Imagem: steemitimages.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os insetos mais bonitos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, C. P. et al (2009). Princípios integrados de Zoología. McGraw-Hill, Madrid.
  • Lerauce, P. (2007). Insectos de España y Europa. Lynx editions.
  • Chinery, M. Guía de Campo de los Insectos de España y Europa. Omega.
  • Braak, L. E. O. (2010). Fascinating Insects of Southeast Asia. Marshall Cavendish.
  • Eaton, E. R.; Kaufman, K. Field Guide to Insects of North America. Houghton Mifflin Harcourt.
  • Cresswell, S. (2016). Insects of Latin America: A Photographic Guide. Trox Press.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Os insetos mais bonitos do mundo
Imagem: mapio.net
Imagem: entomoblogg.blogspot.com
Imagem: steemitimages.com
1 de 13
Os insetos mais bonitos do mundo

Voltar ao topo da página ↑