Curiosidades do mundo animal

Animais que dormem em pé - Como fazem e exemplos

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 24 maio 2023
Animais que dormem em pé - Como fazem e exemplos

O mundo animal sempre nos surpreende. Nele ocorrem fatos que, muitas vezes, nos parecem incríveis ou muito estranhos, já que os animais desenvolveram uma infinidade de estratégias que garantem, da melhor maneira, sua estadia dentro dos ecossistemas em que habitam. Dentre essas curiosidades, com certeza você já deve ter percebido que existem muitas espécies que dormem em pé, o que pode levar você a se perguntar por que fazem isso. Será que realmente conseguem dormir em pé? Podem descansar dessa maneira? Quais os animais que dormem em pé?

É sobre isso que falaremos neste artigo do PeritoAnimal. Te convidamos a conhecer os animais que dormem em pé, a entender como fazem isso e conhecer vários exemplos.

Também lhe pode interessar: 12 animais que quase não dormem

Índice

  1. Por que existem animais que dormem em pé?
  2. Como os animais podem dormir em pé?
  3. Exemplos de animais que dormem em pé
  4. Por quanto tempo os animais dormem em pé?

Por que existem animais que dormem em pé?

Como você provavelmente já percebeu, tanto na natureza como em cativeiro, existem diversos tipos de animais que dormem em pé. Esse mecanismo de descanso permite que eles permaneçam alertas diante da possibilidade de qualquer perigo, podendo escapar com maior rapidez em caso de se encontrarem em risco. Desse modo, a principal razão pela qual alguns animais dormem em pé é pela sobrevivência. Lembre-se de que na natureza os animais formam parte de tramas complexas de alimentação, sendo por isso que uns caçam aos outros. Nesse sentido, muitos dos animais presas nem sempre podem se refugiar, por isso precisam de estratégias que os mantenham seguros, sempre que seja possível, além de procurar descansarem, mesmo nessas condições.

O fato de alguns animais dormirem em pé não os impedem de também dormirem deitados no chão. Na verdade, vários deles, embora possam usar ambas formas de descanso, precisam se deitar para chegar a um sono profundo, como é o caso dos cavalos. Além disso, estudos científicos comprovaram que, embora as vacas possam usar as duas maneiras de repouso, elas precisam se deitar para otimizar o processo de ruminação e produzir mais saliva, o que é importante para sua saúde e seu processo digestivo. Além disso, deitadas, as vacas melhoram o fluxo sanguíneo para a glândula mamária, otimizando sua função e aumentando a produção de leite.

Animais que dormem em pé - Como fazem e exemplos - Por que existem animais que dormem em pé?

Como os animais podem dormir em pé?

Cada espécie que pode dormir em pé possui diferentes mecanismos anatômicos particulares que permitem descansar dessa maneira, mantendo a estabilidade, o que evita que caiam enquanto estão dormindo. Os cavalos, por exemplo, conseguem bloquear a articulação do joelho (articulação formada entre o fêmur, a tíbia e a rótula), sustentando o peso que geralmente é suportado pelos músculos. Dessa forma, quando relaxam os músculos, podem descansar nessa posição.

Por sua vez, muitas aves como os pássaros, canários, os pombos, as codornas e os corvos, entre outras, possuem um tendão flexor localizado na parte de trás da perna, que se estica e se tenciona quando o animal dobra a perna para se repousar em algum lugar, dando a rigidez necessária para a estabilização do corpo. Dessa forma, esse mecanismo é ativado, permitindo que a ave agarre firmemente sem cair enquanto dorme. Um aspecto particular nessas espécies é que elas têm controle sobre esse mecanismo, podendo dominá-lo voluntariamente.

Outras aves, como os flamingos e as cegonhas, também podem dormir em pé e conseguem fazê-lo apoiando-se em uma única perna. O mecanismo, nesse caso, ocorre porque a articulação da perna é bloqueada quando se apoiam no chão, impedindo que o joelho do animal se flexione e deixando-o rígido e estável enquanto dorme. Os estudos demonstraram que esses animais dormem apoiados em uma única perna para reduzir o gasto calórico quando as temperaturas estão mais baixas, pois quando não está fazendo frio, eles dormem sobre as duas perna. Dormir sobre somente uma perna dificulta o voo, o que confirma que essa postura está relacionada com a regulação de temperatura e não com um mecanismo de alerta, como por muito tempo se acreditou.

Exemplos de animais que dormem em pé

A seguir, apresentamos uma lista de animais que dormem em pé:

  • Alces.
  • Asnos.
  • Bisões.
  • Búfalos.
  • Burros.
  • Cavalos.
  • Canários.
  • Veados.
  • Cegonhas.
  • Elefantes.
  • Flamingos.
  • Gazelas.
  • Galinhas.
  • Gaivotas.
  • Pardais.
  • Girafas.
  • Gnus.
  • Pombas.
  • Patos.
  • Renas.
  • Rinocerontes.
  • Rolas.
  • Vacas.
  • Andorinhões.
Animais que dormem em pé - Como fazem e exemplos - Exemplos de animais que dormem em pé

Por quanto tempo os animais dormem em pé?

Cada espécie tem um padrão de sono diferente. No caso dos cavalos, eles podem dormir em curtos períodos ao longo do dia, e o tempo total pode ser de até duas ou três horas. Os elefantes também costumam dormir poucas horas, cerca de duas aproximadamente, e é comum que o façam a noite, embora em seus hábitats naturais seja comum que algum membro do grupo permaneça acordado para ficar alerta diante de qualquer perigo.

As vacas dormem por, aproximadamente, quatro horas, geralmente durante a noite e, como mencionamos, embora possam dormir em pé, também precisam dormir deitadas no chão para se beneficiarem.

As girafas, frequentemente, se deitam no chão para descansar. No entanto, os indivíduos adultos podem dormir em pé e o fazem por volta de umas quatro horas. Além disso, existem animais que praticamente não dormem.

Os animais desenvolvem diversas estratégias para seu benefício, já que estão expostos a diversas situações de vulnerabilidade na natureza, eles sempre buscam sua sobrevivência, um traço comum dos seres vivos. Neste artigo, pudemos ver que até a forma de dormir faz parte dos diferentes comportamentos dos animais para procurar protegerem suas vidas.

Agora que você já viu diversos exemplos de animais que dormem em pé, não perca este outro artigo no qual falamos sobre o sono dos insetos. Afinal, os insetos dormem?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que dormem em pé - Como fazem e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • D. Temple, F. Bargo, E. Mainau, I. Ipharraguerre, X Manteca. (2016). Conducta de descanso y eficiencia productiva de las vacas de leche - una visión práctica. Ficha técnica sobre bienestar de animales de granja, volumen 15. Disponível em: http://www.fawec.org/media/com_lazypdf/pdf/Ficha_Tecnica_FAWEC15_n15_eficiencia_confort_es.pdf
  • Ricaurte Galindo, Sandra Lissette. (2005). ¿Existe el sueño en las aves? REDVET. Revista Electrónica de Veterinaria, VI (11)1-12. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=636/63617170016
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Animais que dormem em pé - Como fazem e exemplos