Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre os polvos

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 31 agosto 2023
Curiosidades sobre os polvos

O polvo é sem dúvida um dos animais marinhos mais fascinantes que existe. As complexas características físicas, a grande inteligência que possui ou a sua reprodução são alguns dos temas que mais têm despertado interesse em cientistas de todo o mundo, o que levou à elaboração de vários estudos.

Todos estes detalhes serviram de inspiração para escrever este artigo do PeritoAnimal, em que recompilamos um total de 21 curiosidades sobre os polvos baseadas em estudos científicos. Descubra em seguida mais coisas sobre este maravilhoso animal.

Também lhe pode interessar: Os polvos mais venenosos do mundo

A surpreendente inteligência dos polvos

Iniciamos nossa lista de curiosidades sobre os polvos focando em sua inteligência e diferentes habilidades:

1. São capazes de aprender

O polvo, apesar de não ser especialmente longevo e de expressar um estilo de vida solitário, é capaz de aprender e ter um comportamento próprio da sua espécie por si mesmo.

2. Podem resolver problemas complexos

Polvos são animais muito inteligentes, capazes de resolver problemas complexos, descriminar através de condicionamento clássico e aprender utilizando a observação.

3. Aprendem com reforço positivo

Também são capazes de aprender através de condicionamento operante. Demonstrou-se que se pode trabalhar a aprendizagem com eles utilizando recompensas positivas e consequências negativas.

4. Pode atuar de distintas maneiras

Foi demonstrada a sua capacidade cognitiva ao levar a cabo várias condutas dependendo do estímulo presente em função da sua sobrevivência.

5. Podem transportar materiais

Outra das curiosidades sobre os polvos é que ele são capazes de transportar materiais para elaborar os seus próprios refúgios, embora tenham dificuldade de movimento e podem colocar em risco temporalmente a sua sobrevivência. Deste modo, têm a oportunidade de subsistir por mais tempo.

Conheça os diferentes tipos de polvos que existem neste artigo.

Curiosidades sobre os polvos - A surpreendente inteligência dos polvos

6. Controlam a própria força

Os polvos aplicam uma pressão significativamente diferente quando estão dispostos a manipular diferentes utensílios, presas ou, pelo contrário, quando agem de forma defensiva diante de predadores. Demonstrou-se que retêm as presas, como no caso dos peixes, com muito maior intensidade do que as ferramentas que possam utilizar para a sua proteção.

7. Conseguem se diferenciar de outros indivíduos

Reconhecem e diferenciam os seus próprios tentáculos amputados dos outros membros da sua mesma espécie. Segundo um dos estudos consultados para elaborar esta lista de curiosidades sobre os polvos, 94% desses animais não comia os seus próprios tentáculos, transportando-os apenas para o seu refúgio com sua boca.

8. Pode imitar espécies por proteção

O polvo pode imitar espécies do seu ambiente que são venenosas como uma forma de sobrevivência. Isso é possível devido à sua capacidade de memória de longo prazo, à aprendizagem e à memória reflexa defensiva, presente em qualquer animal.

9. Tem consciência de si mesmo

Tem facilitação pré-sináptica de serotonina, uma substância neurotransmissora que influencia no estado de ânimo, nas emoções e nos estados depressivos em um grande leque de animais. É por esta razão que "A declaração de Cambridge sobre a consciência" inclui o polvo como um animal que tem consciência de si mesmo.

10. Tem um sistema biológico complexo

A organização da conduta motora do polvo e do comportamento inteligente que possui foi fundamental para a construção de robôs de grande capacidade, devido principalmente ao seu sistema biológico complexo.

Curiosidades sobre os polvos -

Características físicas dos polvos

Seguimos com mais curiosidades sobre os polvos listando uma série de características físicas que eles possuem:

11. Possuem três corações

Os polvos são capazes de caminhar, nadar e agarrar-se a superfícies graças às suas potentes ventosas. Essas habilidades são suportadas por seus três corações, sendo um dedicado à cabeça e dois para bombear sangue pelo corpo.

12. Eles não podem ficar "presos"

Os polvos têm uma substância na pele que impede que eles se prendam a si mesmos ou a outros objetos. Isso é importante porque, como os polvos têm tentáculos muito flexíveis e ágeis, poderiam facilmente ficar emaranhados e incapazes de se soltar. A presença dessa substância evita que eles enfrentem situações complicadas em que poderiam ficar presos, permitindo-lhes manter sua liberdade de movimento e evitar problemas potenciais. Portanto, essa característica contribui para a capacidade de locomoção e sobrevivência dos polvos no ambiente marinho.. Isso os mantém seguros de situações complicadas.

13. Podem se camuflar

Os polvos podem modificar seu aspecto físico e textura, adaptando-se ao ambiente e evitando predadores, semelhante aos camaleões.

14. São capazes de se regenerar

Esta é uma das curiosidades sobre os polvos mais interessantes: eles são capazes de regenerar tentáculos amputados, contanto, assim, com notável capacidade de recuperação.

15. Apresentam muita flexibilidade

Com braços altamente flexíveis e diversos movimentos, os polvos controlam-se por meio de padrões estereotipados, permitindo maior domínio do corpo.

Curiosidades sobre os polvos - Características físicas dos polvos

16. Polvos são daltônicos

Os polvos têm visão daltônica, dificultando a distinção de matizes vermelhos, verdes e, às vezes, azuis.1

17. Têm a mesma quantidade de neurôneos que cães

Com aproximadamente 500 milhões de neurônios, comparáveis aos cães e seis vezes mais que ratos, os polvos exibem notável inteligência.

18. Contam com sentidos sensoriais ampliados: Receptores Químicos nos Tentáculos dos Polvos**

Cada tentáculo dos polvos possui cerca de 40 milhões de receptores químicos, atuando como grandes órgãos sensoriais individuais.

19. Não têm ossos

Sem ossos, os polvos empregam seus músculos como estrutura principal, usando rigidez e contrações como estratégia de controle motor.

20. Identificam quimicamente parceiros

Os polvos têm receptores olfativos no cérebro ligados ao sistema reprodutivo, permitindo a identificação de elementos químicos de outros polvos através das ventosas.

21. São animais carnívoros

Os polvos são carnívoros e se alimentam principalmente de peixes e crustáceos.

Agora que você conheceu diversas curiosidades sobre os polvos, não perca nosso artigo no qual respondemos: O Kraken da mitologia realmente existiu?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os polvos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Nir Nesher, Guy Levy, Frank W. Grasso, Binyamin Hochner "Self-Recognition Mechanism between Skin and Suckers Prevents Octopus Arms from Interfering with Each Other" CellPress May 15, 2014
  • Scott L. Hooper "Motor Control: The Importance of Stiffness" CellPress Nov 10, 2016
  • Caroline B. Albertin, Oleg Simakov, Therese Mitros, Z. Yan Wang, Judit R. Pungor, Eric Edsinger-Gonzales, Sydney Brenner, Clifton W. Ragsdale, Daniel S. Rokhsar "The octopus genome and the evolution of cephalopod neural and morphological novelties" Nature 524 Aug 13, 2015
  • Binyamin Hochner "An Embodied View of Octopus Neurobiology" CellPress Oct 1, 2012
  • Ilaria Zarrella, Giovanna Ponte, Elena Baldascino y Graziano Fiorito "Learning and memory in Octopus vulgaris: a case of biological plasticity" Current Opinion in Neurobiology, sciencedirect, 2015-12-01
  • Julian K. Finn, Tom Tregenza, Mark D. Norman "Defensive tool use in a coconut-carrying octopus" CellPress Oct 10, 2009
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Curiosidades sobre os polvos