Curiosidades do mundo animal

O cavalo-marinho é um peixe?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 3 janeiro 2023
O cavalo-marinho é um peixe?

Na natureza nos encontramos com certos animais que, mesmo que não tenham relação uns com os outros, possuem nomes similares. Um desses casos encontramos nos cavalos-marinhos (Hippocampus hippocampus), os quais levam esse nome por sua característica cabeça e pescoço similar aos cavalos, mas possui grande diferença de tamanho e outros traços.

Os cavalos-marinhos são animais exclusivamente aquáticos, distribuídos globalmente, no entanto, muitos deles se encontram ameaçados de extinção devido a ações humanas. Agora, você sabe que tipo de animal é realmente um cavalo-marinho? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e decifre a dúvida se o cavalo-marinho é um peixe ou não.


Índice

  1. O cavalo-marinho é um peixe ou um mamífero?
  2. Por que o cavalo-marinho é um peixe?
  3. Que tipo de peixe é o cavalo-marinho?

O cavalo-marinho é um peixe ou um mamífero?

Devido ao seu nome e aspecto peculiar, seguramente você já se perguntou se o cavalo-marinho é um peixe ou que tipo de animal ele é. Provavelmente devido às características que possui, você o pode ter relacionado com um mamífero aquático, mas na verdade o cavalo-marinho é um peixe. De fato, o cavalo-marinho (Hippocampus hippocampus) é um peixe muito peculiar.

Comumente associamos os peixes exclusivamente com a forma típica deles, de corpo largo, em posição horizontal e várias barbatanas. No entanto, no mundo animal nem sempre existem regras absolutas e a anatomia de uma espécie pode ser diferente dos demais membros do grupo em que pertence, como ocorre com os cavalos-marinhos, que são peixes, mas com um corpo diferente.

Te contamos quais são os Tipos de peixes que existem nesse artigo.

Por que o cavalo-marinho é um peixe?

Apesar de suas peculiaridades quanto à forma do corpo, o cavalo-marinho é um peixe, já que possui certos traços que permitem classificá-lo dentro deste grupo, tais como:

  • Estrutura óssea.
  • Barbatanas: especificamente do tipo irradiadas.
  • Respiração por meio de brânquias: que absorver o oxigênio da água e expulsão para a mesma o dióxido de carbono. Descubra mais Animais que respiram pelas brânquias, aqui.
  • Presença de uma bexiga natatória: na qual se enche de gás e ajuda na flutuação do animal.

Agora que você já sabe por que o cavalo-marinho é um peixe ósseo, descubra mais Características dos peixes neste artigo do PeritoAnimal.

O cavalo-marinho é um peixe? - Por que o cavalo-marinho é um peixe?

Que tipo de peixe é o cavalo-marinho?

Como já sabemos o cavalo-marinho é um peixe, agora vamos conhecer que tipo de peixe é e o que tem de especial. Entre as características que definem o cavalo-marinho como um peixe temos:

  • Pertence à classe Actinopterygii: que é um grupo de peixes ósseos, como barabatanas do tipo raias, nas quais se formam a parir de redes de pele, sustentadas por espinhos ósseos ou córneos.
  • Os cavalos-marinhos se encontram dentro da ordem Syngnathiformes: na qual reúne peixes de corpos alongados, um pouco estreitos e circundados por anéis ósseos. Além disso, a boca tem forma tubular e é pequena. No entanto, o traço mais peculiar do grupo é que são os machos que se dedicam à cria e ao cuidado dos embriões, os quais guardam em uma bolsa osmorregulada até seu desenvolvimento.
  • E quanto à família, a mesma corresponde com Syngnathidae, que são peixes que vivem em mares temperados ou tropicais em nível mundial: alguns se incluem em águas pouco profundas, mas outros em mar aberto. Além do focinho alongado, as mandíbulas se caracterizam por estarem fundidas. Não existem barbatanas pélvicas e o corpo é coberto por placas de armaduras ósseas. Esta armadura lhe dá um corpo rígido pois isso são relativamente lentos para nadar em comparação com outros tipos de peixes, embora possam controlar seus movimentos com muita precisão.
  • Em relação ao gênero, todos os cavalos-marinhos se classificam dentro do Hippocampus: em relação ao número de espécies, estas são muito diversas e variam segundo a fonte[1] [2], assim se reportam desde 41 até umas 72.
  • O cavalo-marinho por ser um tipo de peixe que não possui a mesma destreza para nadar das demais espécies, usualmente é encontrado agarrado através de sua cauda preênsil: a corais, plantas ou qualquer outra superfície em que possa se fixar. Neste sentido, seu habitat é constituído por tapetes de ervas marinhas, recifes de corais, mangais ou estuários, nos quais são ecossistemas que lhes conferem proteção e a possibilidade de manter-se no mesmo local.
  • Outro dos costumes que caracteriza o cavalo-marinho, é que é um dos poucos peixes que nada erguido e se desloca de maneira vertical.
  • Em relação ao comportamento prévio à fertilização dos ovos, os cavalos-marinhos possuem um complexo e longo período de cortejo. Várias espécies desses peixes formam laços duradouros, enquanto que outras mudam com frequência de parceiro.
  • Por outro lado, é um peixe carnívoro: se alimenta principalmente de pequenos crustáceos, outros invertebrados e larvas. Talvez você se interesse em consultar a Classificação dos animais invertebrados.
  • O cavalo-marinho é um tipo de peixe que gera preocupação na comunidade científica: devido ao desconhecimento do estado real de diversas espécies, mas em geral se sabe que são animais muito susceptíveis submetidos a pressão constante por parte das ações humanas. Em alguns casos, foi possível estabelecer o estado de conservação de algumas espécies, nas quais foram inclusas nas categorias de vulnerável e em perigo de extinção.

Agora que você sabe que o cavalo-marinho é um peixe carnívoro e que vive em mares temperados ou tropicais, destacamos outra curiosidade sobre este animal: ele é considerado um dos mais lentos que existem! Saiba tudo neste outro artigo sobre os 10 animais mais lentos do mundo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O cavalo-marinho é um peixe?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Lourie, Sara a.; Pollom, Riley A.; Foster, Sarah J. (2016). "A global revision of the Seahorses Hippocampus Rafinesque 1810 (Actinopterygii: Syngnathiformes): Taxonomy and biogeography with recommendations for further research". Zootaxa. 4146 (1): 1–66. Disponível em: <en:https://www.biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.4146.1.1>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
  2. ITIS. (2020). Hippocampus. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=166487#null>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
  • IUCN. (2022). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-1. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org>. Acesso em 14 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O cavalo-marinho é um peixe?