Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender!

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 janeiro 2023
Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender!

Os cavalos marinhos são peixes e estão agrupados no gênero Hippocampus, dentro do qual existe uma grande variedade de espécies. São animais bastante peculiares porque, apesar de classificados dentro destes vertebrados aquáticos, eles foram diferenciados do resto dos peixes por uma variedade de características que os tornam quase únicos em diferentes aspectos.

Quer saber curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre o elefante

Índice

  1. Não se sabe exatamente quantas espécies de cavalos marinhos existem
  2. Só vive em águas salgadas
  3. O cavalo marinho é um peixe que não nada muito bem
  4. Não tem escamas nem costelas
  5. Não possui todos os tipos de barbatanas
  6. Evoluiu muito rápido
  7. O cavalo marinho macho que fica “grávido
  8. A maioria das espécies é monogâmica
  9. É muito preciso na captura de alimentos
  10. Se camufla muito bem
Ver mais >>

Não se sabe exatamente quantas espécies de cavalos marinhos existem

O cavalo marinho é um peixe? Sim! Muita gente se pergunta isso devido às características deste animal aquático. O cavalo marinho é classificado na classe Actinopterygii da ordem Syngnathiformes e em um único gênero, que é Hippocampus.

Entretanto, dependendo da fonte consultada, o número de espécies tende a variar consideravelmente. Assim, a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) informa um total de 44 espécies. Enquanto isso, o Sistema Integrado de Informação Taxonômica confirma 72 espécies como válidas. A este respeito, teremos que esperar por estudos taxonômicos para ver se há acordo entre as diferentes organizações para revelar esta que é uma das curiosidades sobre os cavalos marinhos.

Só vive em águas salgadas

Outra das curiosidades sobre o cavalo marinho diz respeito ao seu habitat, que é muito particular. Os cavalos marinhos só vivem em águas salgadas, temperadas ou tropicais. A maioria das espécies é encontrada em profundidades rasas, embora algumas sejam encontradas em direção ao mar aberto.

Entretanto, eles estão sempre associados a gramíneas, recifes de coral ou comunidades de algas, ou seja, onde eles podem se fixar a um substrato ou superfície. Eles são comumente encontrados em manguezais e estuários.

Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender! - Só vive em águas salgadas

O cavalo marinho é um peixe que não nada muito bem

Uma das características anatômicas do cavalo marinho é que seu corpo é rígido devido a suas placas ósseas. Isto significa que não pode nadar muito rápido, portanto prefere passar a maior parte de seu tempo agarrado com sua cauda preênsil a corais, algas ou vegetação no ambiente. Mesmo quando se solta para fazer parte de seu cortejo, os pares formados também passam algum tempo juntos presos a uma superfície comum.

Agora você já sabe outra curiosidade sobre o cavalo marinho: ele é considerado um dos animais mais lentos do mundo!

Não tem escamas nem costelas

Os cavalos marinhos são um tipo de peixe sem escamas, apesar de serem peixes ósseos. Seu corpo é coberto por uma pele fina que cobre as placas ósseas na forma de anéis que estão dispostos ao longo do corpo. Assim, ele tem mais bem um esqueleto externo, e é por isso que também não tem costelas, esta que é outra das curiosidades sobre o cavalo marinho.

Não possui todos os tipos de barbatanas

As barbatanas nos peixes são membros necessários para sua mobilização ou deslocamento no ambiente aquático e também contribuem para o equilíbrio. Uma curiosidade dos cavalos marinhos é que eles não possuem todos os tipos de barbatanas que podem ser encontradas em outras espécies de peixes, como as barbatanas caudal e pélvica. No entanto, eles têm barbatanas peitorais, dorsal e anal.

Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender! - Não possui todos os tipos de barbatanas

Evoluiu muito rápido

De acordo com um estudo[1] baseado em pesquisas sobre certas espécies de cavalos marinhos, o genoma dos cavalos marinhos evoluiu muito rapidamente em relação a outros tipos de vertebrados aquáticos. Este processo significou que o cavalo marinho desenvolveu uma série de adaptações únicas do corpo a partir da evolução de seu antecessor.

O cavalo marinho macho que fica “grávido

Sem dúvida, uma das principais curiosidades sobre os cavalos marinhos é que não é a fêmea que leva as crias. Os cavalos marinhos fazem parte da única família de peixes na qual os machos carregam os ovos fertilizados até eclodirem. Ou seja, é o cavalo marinho macho que fica “grávido".

Os casais são formados após um longo e complexo cortejo, que consiste em várias fases. Uma vez formado o par, a fêmea libera os óvulos na bolsa que o macho possui, que pode ser no lado ventral ou frontal da cauda, onde são encontrados os espermatozóides e ocorre a fertilização. Os embriões são então formados e mantidos dentro do cavalo marinho macho, que lhes fornece nutrientes, termorregulação e proteção. Após duas a quatro semanas, os filhotes eclodem do ovo a ser expulso pelo pai para o mundo exterior.

Na foto abaixo você vê um cavalo marinho “grávido".

Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender! - O cavalo marinho macho que fica “grávido

A maioria das espécies é monogâmica

Um hábito comum de várias espécies de cavalos-marinhos é a monogamia durante várias temporadas de reprodução. Estes peixes podem se reproduzir várias vezes por ano e geralmente com o mesmo parceiro, embora existam também algumas espécies que têm vários parceiros.

Por outro lado, também é comum que enquanto o macho está gestando os ovos, a fêmea vai ao seu encontro para fazer uma espécie de saudação.

Se você achar isto interessante, descubra mais animais monogâmicos neste outro artigo.

É muito preciso na captura de alimentos

Você já se perguntou o que cavalo marinho come? Como já sabemos, os cavalos marinhos não são bons nadadores, por isso não têm agilidade para perseguir e capturar seus alimentos. Em vez disso, quando estão presos a plantas, algas ou corais, eles perseguem pequenos invertebrados, que capturam com grande precisão usando seu focinho alongado, bem como seu pescoço, que, ao contrário do resto de seu corpo, é flexível.

Outro aspecto interessante que também faz parte das curiosidades sobre o cavalo marinho é que estes peixes precisam consumir alimentos várias vezes ao dia porque seu sistema digestivo é muito simples, portanto não há um processamento eficiente dos alimentos.

A alimentação dos cavalos marinhos é composta por, basicamente, pequenos crustáceos, se alimentando ainda de anelídeos, larvas de cnidários e alevinos.

Se camufla muito bem

Os cavalos marinhos aprenderam a se camuflar muito bem, tornando realmente difícil distinguir certas espécies dos corais que habitam. Isto não só os ajuda a evitar os predadores, mas também lhes permite esconder-se de suas presas potenciais, que eles capturam quando se aproximam deles sem saber que seu predador os persegue. Na verdade, você pode ver o cavalo marinho na foto abaixo? Aqui você descobrirá mais animais que se camuflam na natureza que você não conhecia.

O que você acha de todas essas curiosidades sobre o cavalo marinho? Você as conhecia? Poderia acrescentar alguma mais?

Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender! - Se camufla muito bem

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Lin, Q.; Fan, S.; Zhang, Y.; Xu, M.; Zhang, H.; Yang, Y.; Lee, A. P.; Woltering, J. M.; Ravi, V.; Gunter, H. M.; Luo, W.; Gao, Z.; Lim, Z. W.; Qin, G.; Schneider, R. F.; Wang, X.; Xiong, P.; Li, G.; Wang, K.; Min, J.; Venkatesh, B. (2016). The seahorse genome and the evolution of its specialized morphology. Nature, 540(7633), 395–399. Disponível em: <https://doi.org/10.1038/nature20595>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
Bibliografia
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
  • ITIS (2020). Hippocampus. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=166487#null>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
  • UICN (2022). Hippocampus. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/es/search?query=Hippocampus&searchType=species>. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Curiosidades sobre o cavalo marinho que vão te surpreender!