Curiosidades do mundo animal

Todos os tipos de peixes

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 19 abril 2023
Todos os tipos de peixes

Os peixes pertencem ao filo dos cordados, são animais exclusivamente aquáticos e, um fato que às vezes não especificamos, é que são os vertebrados mais abundantes do planeta, somando cerca de trinta mil espécies atuais. Esses animais têm conquistado todos os meios aquáticos, possuindo uma grande variedade de tamanhos, formas e adaptações para se desenvolver na água.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos apresentar todos os tipos de peixes para que você conheça sobre sua classificação e principais características. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Os peixes mais venenosos do mundo

Índice

  1. Classificação dos peixes
  2. Características dos peixes
  3. Tipos de peixes
  4. Exemplos de peixes

Classificação dos peixes

Como os peixes são um grupo com uma ampla diversidade, sua classificação variou com o tempo. Tradicionalmente, todos os tipos de peixes distinguiam-se em três grupos ou classes: agnatos (sem mandíbulas), condrictes (cartilaginosos) e osteíctes (ósseos). No entanto, com os avanços da taxonomia, essa classificação foi ampliada e detalhada mais, de modo que ficou assim:

Superclasse agnatos

Dentro da superclasse dos agnatos, podemos encontrar as seguintes classes de peixes:

  • Classe Myxine: os myxines têm corpos alongados, boca com quatro pares de tentáculos, de 5 a 15 pares de bolsas bronquiais e algumas espécies são hermafroditas. Descubra 15 exemplos de animais hermafroditas e como se reproduzem, aqui.
  • Classe Petromyzontida: aqui estão as lampreias, que têm corpos gelatinosos, alongados e cilíndricos sem escamas.

Superclasse gnatostomados

Dentro da superclasse dos gnatostomados também estão inclusos o restante dos vertebrados com mandíbulas. Portanto, encontramos as seguintes classes:

  • Classe Condrictes: caracterizados por um esqueleto cartilaginoso, os dentes não são fundidos à mandíbula e estes peixes não possuem bexiga natatória. São divididos em dois grupos: os Elasmobrânquios (tubarões, raias e torpedos) e os Holocéfalos (os peixes quimeras ou tubarões fantasma, por exemplo).
  • Classe Osteíctes: corresponde aos peixes ósseos, que possuem um esqueleto principalmente ossificado, com aberturas branquiais simples, além disso, possuem bexiga natatória ou pulmões. São divididos em dois grupos: os Actinopterígeos (peixes com nadadeiras raiadas) e os Sarcopterígeos (peixes com nadadeiras lobadas).

Como mencionamos, esta é uma das múltiplas opções de classificação de todos os tipos de peixes. Outras podem incluir algumas subdivisões além das mencionadas. Cabe destacar que apenas consideramos os grupos vivos, sem mencionar os extintos.

Características dos peixes

Dada a diversidade de peixes que existem, não é tão fácil estabelecer características que englobem todos eles, no entanto, a seguir apresentamos alguns traços dos gruposvde todos os tipos de peixes que há:

  • Existem dois grandes grupos: agnatos e gnatostomados. Os primeiros, sem mandíbulas, são os mais antigos e estão adaptados como necrófagos ou parasitas. Os segundos, com mandíbulas, integram uma grande variedade de espécies.
  • Os agnatos são vertebrados: embora não tenham vértebras, possuem um crâneo e outras homologias que os fazem estar dentro dos vertebrados.
  • Os gnatostomados possuem mandíbulas e membros.
  • Os peixes cartilaginosos sofreram transformações: mudaram a pesada armadura de seus ancestrais para adotar a cartilagem pelo osso em seus esqueletos.
  • Os peixes cartilaginosos são fortes predadores: com corpos esqualiformes. Também desenvolveram um complexo sistema sensorial.
  • Os peixes ósseos são os dominantes na atualidade: são caracterizados pelo fato de sua estrutura esquelética ser feita de pedaços calcificados e não de cartilagem.

Se você quer ter informações mais precisas sobre as características gerais dos peixes, não hesite em visitar este outro artigo do PeritoAnimal.

Tipos de peixes

Podemos classificar todos os tipos de peixes a partir de vários pontos de vista, vamos conhecer alguns deles.

Tipos de peixes de acordo com sua mandíbula

À princípio, podemos falar de dois tipos de peixes, os que não apresentam mandíbulas e os que apresentam.

  • Peixes sem mandíbula: estão divididos em pouco mais de 80 espécies, entre dois grupos, myxines e lampreias. Ambos possuem corpos alongados, similar ao das enguias, sem ossificação interna, escamas e nadadeiras pares, todos possuem aberturas branquiais.
  • Peixes com mandíbulas são muito mais diversos, dentro deles estão o restante das espécies que incluem todos os tubarões, as raias, as quimeras e a imensa variedade de peixes ósseos. Os tamanhos, as formas e os hábitos são muito diferentes e dependem das características próprias de cada grupo.

Tipos de peixes de acordo com seu esqueleto

Dependendo do esqueleto, os peixes podem ser de dois tipos, cartilaginosos ou ósseos:

  • Peixes cartilaginosos: possuem estrutura esquelética de cartilagem, geralmente possuem nadadeiras pares, também narinas ou fossas nasais, corpo coberto de escamas e variam de tamanho muito pequenos, de cerca de poucos centímetros, até mais de 10 metros.
  • Peixes ósseos: ao contrário dos primeiros, seu esqueleto é uma formação principalmente calcificada. Aqui encontramos o maior número de espécies de peixes. Tendem a ter o mesmo padrão na conformação craniana, nadadeiras pares ou ímpares com cartilagem ou osso, que os dividem em dois grupos, de nadadeiras raiadas ou lobadas. Geralmente com bexiga natatória, grande quantidade de dentes e sacos olfativos.

Tipos de peixes de acordo com seu habitat

Outra classificação que podemos utilizar para determinar os tipos de peixes é de acordo com o habitat. Assim, podemos encontrar:

Por sua vez, os peixes diádromos podem ser de três tipos:

  • Anádromos: passam a maior parte de sua vida no mar, mas viajam para os rios para se reproduzir.
  • Catádromos: vivem na água doce e se reproduzem na água salgada.
  • Anfídromos: são peixes que se movem entre a água doce e a salgada, mas sem fins reprodutivos.

Tipos de peixes de acordo com a profundidade onde habitam

Por outro lado, dependendo da profundidade onde habitam, os peixes podem ser denominados:

  • Bentônicos: são peixes que se desenvolvem principalmente próximo ou no fundo aquático.
  • Pelágicos: aqueles que quase não tem proximidade com o fundo do mar, estando principalmente em água intermediárias ou próximas à superfície, mas distante da costa.
  • Neríticos: referente aos peixes que vivem perto da costa ou litoral.

Exemplos de peixes

Como já sabemos, existe uma diversidade imensa de peixes, então nomear todos seria uma tarefa muito difícil. Neste sentido, vamos conhecer alguns exemplos:

Myxines

Dentro dos myxines, podemos destacar dois exemplos de peixes:

  • Peixe-bruxa-de-Gregg (Myxine greggii).
  • Lampreia-do-mar (Petromyzon marinus), um tipo de Petromyzontida.

Condrictes

Dentro dos condrictes, que são os peixes cartilaginosos, podemos destacar:

  • Elasmobrânquios: onde encontramos o tubarão-branco (Carcharodon carcharias), raia-manta-comum ou ratão (Dasyatis pastinaca) ou a raia elétrica-marmorata (Torpedo marmorata).
  • Holocéfalos: onde podemos encontrar a quimera leopardo (Quimera panthera).

Osteíctes

Recordemos que os osteíctes são todos os peixes ósseos. Desta forma, podemos ver:

  • Actinopterígeos (nadadeiras raiadas): como o esturjão- atlântico (Acipenser oxyrinchus) ou o bichir do Nilo (Polypterus bichir).
  • Sarcopterígeos (nadadeiras lobadas): como o celacanto (Latimeria chalumnae) ou piramboia (Lepidosiren paradoxa).

Outros exemplos de peixes

  • Anádromo: Salmão do Atlântico (Salmo salar).
  • Catádromo: Enguia Europeia (Anguilla Anguilla).
  • Anfídromo: Tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas).
  • Bentônico: Peixe guitarra pintado (Pseudobatos glaucostigmus).
  • Pelágico: Atum-rabilho (Thunnus thynnus).
  • Nerítico: Peixe-serra (Pristi pristis)

Agora que você conheceu todos os tipos de peixes e aprendeu mais sobre suas características e classificação, não perca este outro artigo sobre como os peixes se reproduzem.

Todos os tipos de peixes - Exemplos de peixes
Todos os tipos de peixes -
Todos os tipos de peixes -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Todos os tipos de peixes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Froese, R. y D. Pauly. Editores (2021). FishBase. Publicación electrónica en la World Wide Web. Disponible en: www.fishbase.org
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Ministerio del medio ambiente (2006). La migración y los peces. España. Disponível em: <https://www.miteco.gob.es/es/biodiversidad/temas/conservacion-de-especies-amenazadas/cap01_tcm30-195242.pdf>. Acesso em 3 de fevereiro de 2022.
  • Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (2021). Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/>. Acesso em 3 de fevereiro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Todos os tipos de peixes