Curiosidades do mundo animal

Quantos dentes tem um crocodilo?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 12 setembro 2023
Quantos dentes tem um crocodilo?

Geralmente, o termo crocodilo é utilizado para fazer referência a uma variedade de animais que são de diferentes espécies e também pertencem a diferentes famílias. Nesse sentido, a ordem Crocodylia é composta por três famílias: Alligatoridae (aligátores e jacarés), Crocodylidae (crocodilos) e Gavialidae (gaviais); dessa maneira, estritamente falando, apenas aqueles que pertencem à família Crocodylidae são os verdadeiros crocodilos.

Embora cada um desses grupos possua suas próprias características particulares, todos compartilham certos traços comuns. Dentre eles, podemos mencionar que eles são predadores altamente discretos, especializados em espreitar e emboscar de forma bastante eficaz suas presas. Algumas espécies desses répteis são mais agressivas que outras, mas em geral, graças às suas estruturas dentais, costumam ser caçadores eficazes. Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal para que possamos responder juntos a seguinte pergunta: quantos dentes tem crocodilo? E um jacaré? Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Quantos dentes tem um mosquito?

Índice

  1. Como são as mandíbulas dos crocodilos?
  2. Tipos de dentes dos crocodilos
  3. Quantos dentes tem um crocodilo no total?
  4. Estado de conservação do crocodilo

Como são as mandíbulas dos crocodilos?

Todas as espécies da ordem dos crocodilos possuem uma anatomia pós-craniana semelhante, assim como outros traços, no entanto, a estrutura craniana e dental varia de uma espécie para a outra. As mandíbulas desses animais são sempre alongadas, mas podem ser finas ou largas de acordo com a espécie, e, geralmente, possuem muita força, embora sejam estruturalmente fracas ao dobrar. O fato de serem alongadas proporciona uma maior área de impacto no momento de agitar a boca de um lado para o outro quando capturam uma presa.

Os focinhos dos dos aligátores e jacarés, por exemplo, tendem a ser largos, mas no caso dos crocodilos, podem variar, em alguns é largo e em outros é estreito, enquanto que nos gaviais são bastante estreitos e longos. Em geral, todos esses animais têm a capacidade de abrir a boca de forma bastante ampla e possuem músculos poderosos que tornam muito difícil abrir suas mandíbulas, em especial quando capturaram uma presa, mas o oposto acontece com os músculos que fecham a mandíbula, os quais são muito menos fortes; por essa razão, quando capturados, não é tão difícil manter suas bocas fechadas.

Por outro lado, foram realizados alguns estudos para estabelecer uma correlação entre a forma das mandíbulas desses animais e a força da mordida, contudo, não existem resultados conclusivos a respeito.

Tipos de dentes dos crocodilos

Os dentes dos crocodilos, assim como o restante do grupo, estão alojados em alvéolos dentários, ou seja, em compartimentos formados no osso alveolar, que é a estrutura óssea da mandíbula, onde cada dente é inserido, e esses dentes podem ser facilmente vistos mesmo com a boca fechada, ao contrário dos jacarés e aligátores, nos quais eles não são totalmente visíveis nesses casos.

Essas estruturas dentárias variam de acordo com o animal, desde formas rombas e geralmente achatadas até outras formas pontiagudas. Nas espécies que têm focinhos largos, é comum encontrar dentes irregulares e de diferentes tamanhos. Por outro lado, aquelas com mandíbulas estreitas tendem a ter dentes mais regulares e do mesmo tamanho.

Dentes pouco afiados em crocodilos

Foi observado que aquelas espécies com focinhos largos e dentes rombos, tendem a ter uma dieta mais oportunista e variada. Um exemplo disso é o crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus) e o aligátor-americano (Alligator mississippiensis), que podem consumir praticamente qualquer animal que se aproxime da água onde vivem.

Dentes afiados em crocodilos

Em contrapartida, animais com focinhos estreitos e dentes em forma de agulha têm uma alimentação mais específica e consiste em animais mais dóceis, como peixes, insetos, pequenos répteis ou crustáceos, como é o caso do crocodilo-de-água-doce-australiano (Crocodylus johnsoni) e do gavial-indiano (Gavialis gangeticus).

Quantos dentes tem um crocodilo? - Tipos de dentes dos crocodilos

Quantos dentes tem um crocodilo no total?

Em geral, os crocodilos podem ter entre 70 a 80 dentes no total, no entanto, há espécies que podem apresentar mais de 100. Como ocorre com os tubarões, os membros da ordem Crocodylia têm a capacidade de substituir os dentes que perdem, seja porque quebram ou se desgastam regularmente. No entanto, à medida que envelhecem, essa capacidade diminui. Somando essas substituições, sem dúvida um indivíduo pode ter milhares de estruturas dentárias ao longo de toda a sua vida.

Tipos de crocodilos e quantidade de dentes

Vejamos agora alguns exemplos de crocodilos e o seu número de dentes:

  • Jacaré-americano (Alligator mississippiensis): cerca de 80 dentes, sendo todos do mesmo tamanho.
  • Gavial falso (Tomistoma schlegelii): possui mandíbulas estreitas e longas e tem entre 76 e 84 dentes pontiagudos.
  • Gavial-indiano (Gavialis gangeticus): pode apresentar entre 106 e 110 dentes afiados distribuídos em 5 pré-maxilares, 23-24 maxilares e 25-26 mandibulares em cada mandíbula.

Os estudos e modelos computacionais estimam que os dentes desses vertebrados são capazes de dar uma mordida nove vezes mais forte que animais que têm o mesmo tamanho de cabeça. Principalmente as espécies com focinhos largos possuem essa potência de mordida, que é menor nas de focinhos estreitos.

Quantos dentes tem um jacaré?

Como você viu, a quantidade de dentes dos jacarés varia assim como entre os crocodilos. Portanto, tambémos dizer que os jacarés têm cerca de 80 dentes. Também vale destacar que a anatomia craniana dos jacarés apresenta diferenças em relação aos crocodilos. Os jacarés possuem uma cavidade na parte superior da boca que acomoda o quarto dente inferior quando a boca está fechada. Já nos crocodilos, esse dente se encaixa em um buraco visível quando a boca está fechada.

Estado de conservação do crocodilo

Os crocodilos e demais animais do grupo dos crocodilos são imponentes predadores dos ecossistemas em que habitam e, sem dúvida, apesar de serem discretos na hora de caçar, muitos deles não passam despercebidos uma que vez que são vistos.

Durante muitas décadas, diferentes espécies desses exemplares passaram por crises importantes em suas taxas populacionais, isso porque seu maior e realmente único predador, o ser humano, tem causado estragos não apenas com a caça direta desses répteis, mas também na destruição de seu habitat, o que sem dúvida influencia de forma determinante na manutenção e no desenvolvimento das várias espécies.

Agora que você já sabe quantos dentes tem um crocodilo, não perca este outro artigo no qual falamos sobre as diferenças entre jacaré e crocodilo e explicamos se jacaré é réptil ou anfíbio.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dentes tem um crocodilo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bouchard, K. (2009). Gavialis gangeticus. Animal Diversity Web. Museum of Zoology, University of Michigan. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Gavialis_gangeticus/
  • Erickson, G., Gignac, P., Steppan, S., A. Lappin, K., Vliet, K., Brueggen, J., Inouye, B., Kledzik.D., y Webb, G. (2012). Conocimientos sobre la ecología y el éxito evolutivo de los cocodrilos revelados a través de la experimentación con la fuerza de mordida y la presión de los dientes. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3303775/
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Seay, K. (2019). Alligator mississippiensis. Animal Diversity Web. Museum of Zoology, University of Michigan. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Alligator_mississippiensis/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quantos dentes tem um crocodilo?