Curiosidades do mundo animal

Gansos e patos têm dentes?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 24 julho 2023
Gansos e patos têm dentes?

Tanto os gansos como os patos são aves agrupadas na ordem Anseriforme e na família Anatidae. São aves conhecidas como anatídeos, e nesta família, também estão incluídas outras espécies, tendo como característica comum o fato de seus habitats estarem associados a corpos d'água. Bem, os gansos fazem parte das aves e, como tal, não têm dentes, porque isto é uma característica distintiva do grupo. Possuem um sistema digestivo complexo para consumir e processar o alimento, mas não possuem estruturas dentárias. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para obter mais detalhes sobre o seguinte questionamento: gansos e patos têm dentes?

Também lhe pode interessar: Diferenças entre cisnes, patos e gansos

Índice

  1. Patos têm dentes?
  2. Gansos têm dentes?
  3. Por que patos e gansos não têm dentes?
  4. Anatomia do bico de patos e gansos
  5. Patos e gansos mordem ou mastigam?

Patos têm dentes?

Dentro dos patos, costuma-se diferenciar três grupos, identificados como verdadeiros, assobiadores e mergulhadores. Em geral, eles se caracterizam por uma diversidade de espécies, com plumagens variadas em termos de cores, corpos geralmente pequenos e robustos, com asas correspondentes a esses tamanhos e pescoços curtos. Além disso, geralmente não ultrapassam os 6 kg e 80 cm, são nadadores muito habilidosos. Alguns têm hábitos migratórios bem marcados, percorrendo longas distâncias.

Entretanto, os patos não têm dentes. Como mencionamos anteriormente, nenhuma espécie de ave possui dentes. Os patos têm um bico achatado, mas estão totalmente desprovidos de estruturas dentárias.

Mas eis que você se questiona: e se os patos tiverem dentes na língua? Em resposta a essa pergunta, também devemos comentar que a língua é um órgão muscular muito importante nas aves, que as auxilia no processo de alimentação.

Você pode se interessar em consultar o seguinte artigo sobre "Tipos de patos".

Gansos e patos têm dentes? - Patos têm dentes?

Gansos têm dentes?

Os gansos são aves de grande porte que podem medir até cerca de 100 cm e pesar em torno de 4,5 kg. Nesse sentido, são maiores que os patos, com coloração cinza ou marrom. Embora também estejam associados a corpos d'água, eles se movimentam muito bem em terra.

Assim como os patos, os gansos também não têm dentes, e em suas línguas não encontramos estruturas dentais. Em vez disso, eles possuem um bico de cor laranja, grande e forte.

Por que patos e gansos não têm dentes?

As aves são um grupo de animais vertebrados que estão relacionados aos dinossauros, consideradas como um subgrupo dentro destes últimos. Por um tempo, surgiu a ideia de que as aves não tinham dentes porque estes representariam um peso adicional que interferiria no voo. No entanto, ao longo do tempo, essa ideia foi descartada, e os pesquisadores apontaram que as aves são desprovidas de dentes devido a uma adaptação ecológica relacionada à sua alimentação.

Recentemente, uma pesquisa científica[1], cujas teses ainda estão sujeitas à confirmação, sugere que os fatores ecológicos podem ser insuficientes para explicar a falta de dentes nas aves e que, complementarmente, a ausência de dentes permitiria um tempo de incubação muito mais rápido. Isso seria uma estratégia de desenvolvimento no grupo, pois os embriões crescem e nascem mais rapidamente e se tornam independentes em pouco tempo, proporcionando mais sucesso reprodutivo nesse sentido. Você pode descobrir mais informações sobre o assunto no artigo sobre a origem e evolução das aves.

No entanto, são necessários mais estudos que afirmem ou forneçam mais dados para entender por que as aves são um grupo de vertebrados que não possuem dentes. Assim, teríamos respostas para o caso dos gansos e dos patos.

Anatomia do bico de patos e gansos

A anatomia do bico dos patos está relacionada à sua alimentação. Em geral, a alimentação dos patos e gansos pode ser à base de diversas plantas, frutas e sementes, mas também podem incluir insetos, crustáceos, vermes, peixes ou anfíbios.

Assim, os patos verdadeiros, que se alimentam na superfície da água ou também em terra, possuem ao longo do bico uma estrutura conhecida como filtro, muito semelhante a um pente, com o qual filtram a água que ingerem e retêm o alimento para depois engoli-lo.

Os patos mergulhadores, para se alimentarem, mergulham na água e pegam a comida abaixo da superfície. Algumas espécies capturam presas submersas e as engolem diretamente, pois estão mais adaptadas para fazer essas manobras.

Também encontramos espécies de patos com um bico largo e achatado, o que lhes permite escavar áreas lamacentas para pegar pequenos moluscos, larvas e algas.

Os gansos se alimentam de diferentes plantas e de partes delas, principalmente as aquáticas. Também podem comer alimentos em terra, além de diversos tipos de vegetação, incluindo grãos, tubérculos, frutas, algas, insetos, peixes, crustáceos e anfíbios.

Por sua vez, o bico do ganso é curto, mas forte, de cor laranja, com a presença de uma característica típica dos anatídeos, também comum em patos: uma estrutura córnea e dura na ponta do bico, conhecida como ungueal, variável nas aves, mas que nos gansos é branca ou marrom, visível de forma distinta. Em algumas aves, ela cresce cobrindo grande parte do bico. Essa estrutura ajuda a ave a desenterrar e pegar alimentos, como sementes, por exemplo.

Patos e gansos mordem ou mastigam?

Para poder morder ou mastigar, os patos e gansos precisariam ter dentes, o que, como sabemos, eles não têm. Nesse sentido, nem os patos, nem os gansos podem morder ou mastigar, razão pela qual o alimento é engolido inteiro e depois processado pelo seu sistema digestivo, que está adaptado para digerir o tipo de comida típica das aves.

Agora que você já sabe que gansos e patos não têm dentes, não perca este outro artigo no qual respondemos: baleias têm dentes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gansos e patos têm dentes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Ruei, T Martín, P. (2018). El origen del pico del ave: nuevos conocimientos sobre los períodos de incubación de los dinosaurios. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rsbl.2018.0090
Bibliografia
  • Howard, L. (2003). "Anatidae". Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Anatidae/
  • Vargas, S. (2002). "Anser anser". Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Anser_anser/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gansos e patos têm dentes?