Curiosidades do mundo animal

Os gansos voam?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 14 julho 2023
Os gansos voam?

Os gansos selvagens (Anser anser) são aves que pertencentes à família anatidae, aves que costumam viver associadas a corpos d'água, assim como patos, gansos, cisnes, entre outros. Essa espécie é a ancestral do ganso doméstico. Eles têm uma cor cinza ou marrom acinzentado, combinada com branco na região ventral e tons claros no peito. Seu bico é forte, grande e alaranjado, o que contrasta com suas pernas rosadas, livres de penas e palmadas.

Em média, medem cerca de 80 cm, e o seu peso pode variar de 2,5 a 4,1 kg, aproximadamente. Os gansos são aves migratórias, por isso sim, eles voam. Convidamos você continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde apresentamos informações sobre a questão de se os gansos voam.

Também lhe pode interessar: Tipos de gansos

Índice

  1. Os gansos selvagens podem voar?
  2. Como os gansos voam?
  3. Quando os gansos voam?

Os gansos selvagens podem voar?

Os gansos selvagens são aves com uma envergadura significativa de asas, ou seja, a distância entre a ponta de uma asa e a outra tem dimensões importantes, a qual pode variar entre 147 a 180 cm. Com essa característica anatômica, concluímos que os gansos voam sem problema algum, na verdade, é algo que eles, particularmente, fazem muito bem, já que são animais migratórios.

Os gansos selvagens não são apenas bons voadores, mas também podem caminhar bem e rápido, inclusive para escapar de um predador ou alguém que os perturbe e, como é comum nas aves anátidas, se lançam na água onde flutuam e se deslocam confortavelmente com suas patas palmadas. Eles podem chegar a voar a 48 km/h e, em algumas situações quando migram, podem alcançar os 60 km/h e os 90 km/h, excepcionalmente.

Você pode consultar o seguinte artigo sobre as "Aves migratórias", a seguir.

Os gansos voam? - Os gansos selvagens podem voar?

Como os gansos voam?

Agora, provavelmente você está se perguntando como os gansos voam? Bom, já te adiantamos que esses animais são excelentes em se deslocar pelo ar, algo muito necessário, levando em consideração o seu forte instinto migratório. Basicamente, eles precisam voar para passar invernos frios em lugares mais adequados e aproveitar certos recursos.

Para se mover em espaços mais curtos, dentro de uma mesma região, eles podem fazê-lo individualmente. O ganso inicia uma caminhada em que vai aumentando sua velocidade e move suas longas asas com força, até que decole. Ele pode planar um pouco e, em seguida, descer, caso queira apenas se mover dentro do mesmo espaço ou voar um pouco mais longe, mantendo o movimento de suas asas.

No entanto, os gansos, têm sido, por muito tempo, tomados como exemplo no que diz respeito a cooperação, porque são aves que migram em grupos ou bandos, e quando o fazem, se organizam em um claro formato de V no céu, onde um ou dois guiam o grupo e os demais se posicionam regularmente nas laterais.

O voo em V dos gansos selvagens é muito típico ou conhecido e já sabemos que eles o fazem para se ajudarem. A ave que está à frente, ao mover suas asas com vigor e frequência, emite uma corrente de ar que ajuda a reduzir consideravelmente o esforço da ave que está atrás, o que acaba facilitando o voo para todos. Dessa forma, podem percorrer grandes distâncias economizando energia.

Contudo, a ave que lidera não o faz de maneira permanente, elas se revezam para compartilhar esse grande esforço. Na natureza ocorrem vários princípios ecológicos e, um deles, é o da cooperação e o da interdependência, ou seja, a multiplicidade de organismos estão interconectados, dependendo uns dos outros. Por outro lado, a vida vive em constante cooperação, sendo os gansos selvagens um claro exemplo desse processo.

Embora os gansos sejam grandes aves voadoras, existem aves que não podem voar. Você pode consultar o artigo do PeritoAnimal em "Aves que não voam: características e exemplos".

Os gansos voam? - Como os gansos voam?

Quando os gansos voam?

Embora, geralmente, a espécie seja migratória, também encontramos algumas populações de gansos selvagens, em regiões com condições ambientais temperadas às quais se adaptam bem, que não migram. Essas populações costumam ser sedentárias, chegando a locomoverem-se somente diante da ocorrência de invernos excepcionalmente muito frios.

Os gansos se reproduzem a partir dos meses de maio ou abril, em grupos menores e dispersos. Depois, começam as reuniões para formar grandes bandos e prepararem-se para iniciar sua migração para lugares onde não apenas trocarão suas penas, como também aproveitarão bons recursos para se alimentar e descansar.

Dessa maneira, os gansos iniciam as viagens familiares e o percurso migratório costuma ser sempre o mesmo, de acordo com cada região. Isso se deve ao fato de que é uma espécie que distribuída pela Europa e pela Ásia, mas foi introduzida em outras regiões. Normalmente, deixam as áreas reprodutivas no outono, e começam a retornar a elas no inverno, por volta do mês de janeiro. Dependendo dos países que habitam, fazem deslocamentos de norte a sul pela região, onde as condições sejam mais favoráveis e tenham recursos para se manterem.

O voo diário dos gansos varia ao longo do dia, ou seja, costumam comer especialmente pelas manhãs e tardes. Quando não estão na época reprodutiva, comer a noite também é uma opção. Durante a noite e no restante do tempo, eles passam flutuando na água. Em uma mesma região, eles podem voar até cerca de 10 km para buscar comida e retornar ao lugar escolhido para descansar.

Você pode ter interesse em descobrir a "Diferença entre cisnes, patos e gansos" neste post do PeritoAnimal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os gansos voam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • BirdLife Internacional. (2018). Anser anser. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2018. Disponible en: e.T22679889A131907747. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22679889A131907747.en
  • Vargas, S. (2002). "Anser anser". Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Anser_anser/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Os gansos voam?