Como as enguias se reproduzem?
As enguias são um grupo de peixes com nadadeiras raiadas, que estão classificados na ordem Anguilliformes, na qual se encontram várias famílias, como a Anguillidae, uma das mais comuns e que inclui o gênero Anguilla. O termo enguia é usado para vários grupos, como as enguias-elétricas, mas estas não são propriamente incluídas no grupo das verdadeiras enguias.
Estes peixes têm a peculiaridade de parecerem uma serpente porque seus corpos são alongados e, embora tenham nadadeiras, as mesmas formam uma faixa ou linha corporal contínua. Várias das espécies estão em algum risco de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Diferentes tipos de enguias têm hábitos marinhos, outras são peixes catádromos, passando sua vida adulta em corpos de água doce, mas desovando no mar. Também encontramos espécies anádromas que desovam em água doce.
Como pode ver, estes peixes têm um sistema reprodutivo complexo, e neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre como as enguias se reproduzem. Confira!
As enguias se reproduzem de forma sexuada ou assexuada?
As enguias têm um tipo de reprodução sexuada com fertilização externa. Nesse sentido, as fêmeas liberam os ovos na água e, da mesma forma, os machos expelirem o esperma também na água, processo que ocorre em uma área comum, para ocorrer a fertilização fora do corpo da fêmea.
Por outro lado, as enguias correspondem também a animais ovíparos, que consiste em um sistema reprodutivo onde os ovos, uma vez fertilizados, se desenvolvem fora da mãe. Este é um dos mecanismos de oviparidade, porque a fertilização em outras espécies é interna, mas o desenvolvimento do ovo também ocorre fora da mãe.
Se quiser saber mais, não deixe de consultar este post sobre "Reprodução sexuada dos animais: tipos e exemplos".
Fases da reprodução das enguias
As enguias têm várias fases de reprodução, com um processo complexo. Durante anos, a biologia reprodutiva desses animais tem sido objeto de estudo por cientistas. Ainda existem diversos aspectos pouco conhecidos, pois é difícil observar cada etapa, já que, dependendo do tipo de enguia, podem viver como adultos em corpos de água doce e se reproduzir no mar ou, pelo contrário, viver em água salgada e desovar em água doce.
A seguir, vejamos quais são as fases reprodutivas das enguias:
- Ovo: as enguias iniciam sua vida em forma de ovo fertilizado. Não há registros exatos de quanto tempo dura esta fase. Dependendo do tipo de enguia, podem ser ovos de vida livre ou estar aderidos a algum substrato. Geralmente, são ovos maiores do que os que comumente têm outros peixes, medindo entre 1 a 4 mm. A quantidade de ovos varia conforme a espécie, mas uma única enguia pode desovar milhares de ovos;
- Larva: as larvas eclodem dos ovos e, nesta forma larval em que nascem, são conhecidas como leptocéfalos, uma forma própria das enguias e outras espécies de peixes que se caracteriza por ter uma forma plana, transparente e conter uma substância gelatinosa no interior. Nesta fase, as enguias se alimentam de partículas suspensas na água, geralmente de tipo orgânico, que no caso das que estão no mar são conhecidas como neve marinha. O tamanho costuma estar entre 5 a 10 cm, mas algumas atingem 30 cm. O tempo desta etapa das enguias pode ser de 3 meses até cerca de um ano;
- Enguia-de-vidro: esta ainda é uma etapa larval, mas já se desenvolveram mais e há presença de dentes. Embora ainda sejam cristalinas, inicia-se o processo de pigmentação. Aqui, geralmente, as espécies que estavam no mar viajam para os estuários para depois ingressarem em água doce;
- Enguia amarela: nesta fase, o desenvolvimento continua e este nome é dado pela coloração que começa a se tornar evidente na região ventral. Neste momento, a enguia já viajou até o que será seu habitat definitivo como adulta, por exemplo, as do gênero Anguilla, que se movem rio acima;
- Enguia prateada: é a etapa final antes de se tornar uma enguia adulta e, após um tempo nesta fase, então fazem a viagem de volta para iniciar novamente o ciclo. Aqui já ocorre a pigmentação final.
Quando as enguias se reproduzem?
Dependendo do tipo de enguia, elas passam sua fase adulta em rios, lagos ou no mar, e muitas desovam em corpos d'água diferentes de onde viveram como adultos. A identificação dos locais de desova das enguias tem sido um grande desafio para os cientistas e foi apenas recentemente que essas áreas começaram a ser identificadas por espécie.
As enguias passam um tempo como adultas se preparando para poderem se reproduzir, ou seja, não costumam se reproduzir imediatamente após atingirem a maturidade sexual. Outro aspecto interessante é que, comumente, essas espécies são animais que só se reproduzem uma vez na vida, de modo que, após conseguirem se reproduzir, morrem.
Agora, sobre quando as enguias se reproduzem, isso depende de vários fatores. Por exemplo, é comum esperarem por condições apropriadas para migrarem e se reproduzirem. Algumas dessas condições incluem:
- Ter desenvolvido um bom tamanho;
- Reservas corporais suficientes;
- Temperatura da água;
- Disponibilidade de presas;
- Um bom caudal de água quando vão se mover em corpos aquáticos como rios.
Sugere-se que certas espécies de enguias, como as japonesas (Anguilla japonica), sincronizam sua desova com a lua nova e, também, que as migrações ocorrem com lua cheia, quando as marés sobem, o que facilita o movimento desses peixes.
Os períodos específicos de reprodução das enguias são variáveis e alguns pouco conhecidos. Além disso, é um processo complexo e longo que não ocorre de forma pontual como em outras espécies. Assim, uma viagem migratória de uma enguia pode durar mais de um ano, e diferentes espécies que vivem como adultas em áreas distintas saem dessas e desovam em zonas comuns, mas suas viagens começam em momentos diferentes do ano. Por exemplo, as da Europa em julho, já as da América em fevereiro ou abril.
Como as enguias nascem?
Como mencionamos, as enguias nascem ou eclodem de ovos fertilizados e, ao saírem, são larvas denominadas leptocéfalos, que aos poucos vão se desenvolvendo. Assim, vão crescendo, formando estruturas como dentes, completando a formação dos olhos e, portanto, da visão, cabeça, nadadeiras, obtendo cor por meio da pigmentação que vai mudando com o passar do tempo, e demais estruturas ósseas, próprias de um animal vertebrado.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Como as enguias se reproduzem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- David, S. 2000. "Anguilla rostrata". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Anguilla_rostrata/
- Skupin, M. (2006). "Anguilla". Animal Diversity Web. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Anguilla_anguilla/
- Tsukamoto, K., Otake, T., Mochioka, N. et al. (2003). Seamounts, New Moon and eel Spawning: The Search for the Spawning Site of the Japanese eel. Environmental Biology of Fishes 66, 221–229 (2003). https://doi.org/10.1023/A:1023926705906