Curiosidades do mundo animal

Como as formigas se reproduzem

Como as formigas se reproduzem

As formigas são um dos poucos animais que conseguiram colonizar o mundo, pois são encontradas em todos os continentes, com exceção da Antártida. Até hoje foram identificadas mais de 14.000 mil espécies de formigas, mas acredita-se que existam muitas mais. Algumas dessas espécies de formigas co-evoluíram com outras espécies, desenvolvimento muitas relações de simbiose, incluindo o esclavagismo.

As formigas obtiveram tanto sucesso, em parte, graças à sua complexa organização social, chegando a ser um superorganismo em que uma única casta tem a função de se reproduzir e perpetuar a espécie. Se você acha esse assunto interessante, te convidamos a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde explicaremos, entre outras coisas, como as formigas se reproduzem, quantos ovos bota uma formiga e quantas vezes elas se reproduzem.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre as formigas

Índice

  1. Sociedade das formigas: eussocialidade
  2. Reprodução das formigas
  3. Voo nupcial das formigas
  4. Nascimento de uma nova colônia de formiga

Sociedade das formigas: eussocialidade

O nome científico da formiga é formicidae, e são um grupo de animais que se organizam em uma eussocialidade, a forma mais elevada e complexa de organização social do mundo animal. É caracterizada pela organização em castas, uma reprodutora e outra infértil, que costuma ser chamada de casta operária. Este tipo de sociedade só ocorre em alguns insetos, como as formigas, abelhas e vespas, alguns crustáceos e em uma única espécie de mamífero, o rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber).

As formigas vivem em eussocialidade, e se organizam de maneira que uma formiga (ou várias, em determinados casos), atua como fêmea reprodutora, ao que conhecemos popularmente como "rainha". Suas filhas (nunca suas irmãs) são as operárias, desempenhando funções como o cuidado da prole, coleta de alimentos e construção e ampliação do formigueiro.

Algumas delas se encarregam da proteção da colônia e, em vez de operárias, são chamadas de formigas soldados. Elas têm um tamanho muito superior às operárias, mas são menores que a rainha, e tem a mandíbula mais desenvolvida.

Como as formigas se reproduzem - Sociedade das formigas: eussocialidade

Reprodução das formigas

Para explicar a reprodução das formigas, partiremos de uma colônia madura, em que existam a formiga rainha, as operárias e soldados. Um formigueiro é considerado maduro quando tem aproximadamente 4 anos de vida, dependendo da espécie de formiga.

O período de reprodução das formigas ocorre durante todo o ano nas zonas tropicais do mundo, mas nas áreas temperadas e frias, só durante as épocas mais quentes. Quando faz frio, a colônia entra em inatividade ou hibernação.

A rainha é capaz de botar ovos férteis não fecundados durante toda sua vida, que darão lugar às operárias e soldados, nascendo um tipo ou o outro dependendo dos hormônios e dos alimentos ingeridos durante as duas primeiras fases de sua vida. Essas formigas são seres haploides (tem metade do número normal de cromossomos da espécie). Uma formiga rainha pode botar entre um e vários milhares de ovos em poucos dias.

Em um determinado momento, a formiga rainha bota ovos especiais (mediados por hormônios), embora sejam em aparência iguais aos outros. Esses ovos são especiais porque contém as futuras rainhas e machos. Neste ponto, é importante ressaltar que as fêmeas são indivíduos haploides e os machos, diploides (número normal de cromossomos para a espécie). Isso acontece porque só os ovos que produzirão machos estão fecundados. Mas, como é possível que sejam fecundados se não há machos numa colônia de formigas?

Ficou interessado neste tipo de animais, conheça: Os 13 animais mais exóticos do mundo

Voo nupcial das formigas

Quando as futuras rainhas e machos amadurecem e desenvolvem suas asas sob o cuidado da colônia, dadas as condições climatológicas ideais de temperatura, horas de luz e umidade, os machos saem voando do formigueiro e se reúnem em determinadas áreas com outros machos. Quando todos estão reunidos, começa o voo nupcial das formigas, o mesmo que dizer que são animais acasalando, no qual realizam movimentos e liberam feromônios que atraem as novas rainhas.

Uma vez que elas chegam a este lugar, se unem e realizam a cópula. Uma fêmea pode copular com um ou vários machos, dependendo da espécie. A fecundação das formigas é interna, o macho introduz o esperma no interior da fêmea, e ela o guarda em uma espermateca até que deva ser usado para a nova geração de formigas férteis.

Quando termina a cópula, os machos morrem e as fêmeas procuram um lugar para se enterrar e esconder.

Como as formigas se reproduzem - Voo nupcial das formigas

Nascimento de uma nova colônia de formiga

A fêmea alada que copulou durante o baile nupcial e conseguiu se ocultar, permanecerá debaixo da terra pelo resto de sua vida. Esses primeiros momentos são cruciais e perigosos, pois ela deverá sobreviver com a energia acumulada durante seu crescimento em sua colônia de origem e pode inclusive comer suas próprias asas, até que bote seus primeiros ovos férteis não fecundados, que darão origem às primeiras operárias.

Estas operárias se chamam nurses, são de um tamanho menor que o normal e têm uma vida muito curta (poucos dias ou semanas). Elas serão encarregadas de começar a construção do formigueiro, coletar os primeiros alimentos e cuidar dos ovos que produzirão as operárias definitivas. É assim que nasce uma colônia de formigas.

Se você gostou de saber como as formigas se reproduzem, veja também: Insetos mais venenosos do Brasil

Como as formigas se reproduzem - Nascimento de uma nova colônia de formiga

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como as formigas se reproduzem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia

HANNONEN, M., SLEDGE, M. F., TURILLAZZI, S., SUNDSTRO, L. (2002). Animal behaviour, 64, 477 – 485.

Kuzcenov, N. (1962). El vuelo nupcial de las hormigas. Acta Zoológica Lilloana, 18, 385 – 442.

WILSON, E. 0. (2016). The origin and evolution of polymorphism in ants. Biological Laboratories, Harvard University.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Victor
Que Incrível, já matou minha curiosidade sobre como as formigas se reproduzem.
1 de 4
Como as formigas se reproduzem