Curiosidades do mundo animal

Classificação dos animais conforme seu habitat

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 16 abril 2024
Classificação dos animais conforme seu habitat

O habitat é o local onde uma espécie em particular vive. Corresponde a um sistema complexo no qual os animais interagem com os diversos elementos que compõem esse espaço, resultado de seus processos de alimentação, reprodução e desenvolvimento. Dessa forma, o habitat dos animais é essencial para a sua subsistência, de modo que tudo o que acontece nesse ambiente afeta a espécie que ali reside. Atualmente, este último aspecto tem gerado um alerta global, pois muitas das espécies em perigo de extinção se devem às alterações antropogênicas feitas em seu ambiente.

Existe uma classificação dos animais conforme seu habitat. Quer descobri-la? Então convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal!

Também lhe pode interessar: Classificação dos animais vertebrados

Índice

  1. Tipos de habitats animais e sua importância
  2. Classificação dos animais de acordo com o local onde vivem
  3. Existem animais de habitats diferentes?
  4. Como cuidar do habitat dos animais?

Tipos de habitats animais e sua importância

O habitat é indispensável para qualquer espécie, já que desempenha um papel fundamental nos processos de reprodução e alimentação que fazem parte do ciclo vital dos animais. Embora alguns indivíduos possam se deslocar e se adaptar a outras condições diferentes das originais de onde vivem, muitos não têm a capacidade de fazê-lo. Nesse sentido, o habitat é extremamente importante para qualquer animal, sem ele não há possibilidade de desenvolvimento para nenhum ser vivo.

Considerando então que o habitat é o local específico onde uma espécie vive, podemos estabelecer a seguinte classificação geral:

  • Aeroterrestres;
  • Terrestres;
  • Aquáticos.

Dentro de cada um desses, existem diversos tipos de habitats de animais com características particulares que os distinguem de outros. Vamos conhecer de forma específica quais são a seguir.

Aeroterrestres

Alguns animais se deslocam pelo ar e até mesmo caçam ou se reproduzem enquanto voam, mas sempre precisam pousar em algum momento. Por esse motivo, é melhor usar o termo aeroterrestre ou semi-aéreo, porque estritamente falando não existem animais exclusivamente aéreos. Mas dado que certas espécies de aves, insetos e morcegos utilizam o meio aéreo, podemos considerá-lo como um tipo de habitat.

Terrestres

No que diz respeito ao meio terrestre, encontramos uma vasta diversidade de ecossistemas, nos quais estão alojadas milhares de espécies. Entre os tipos de habitats terrestres, podemos mencionar diferentes tipos de florestas, como, por exemplo: nubladas, de galeria, semideciduais, caducifólias, temperadas. Também há selvas, savanas, desertos, pradarias, campos de altitude e regiões polares. Com o desenvolvimento de espaços geridos pelo ser humano, áreas agrícolas, jardins e até mesmo áreas urbanas tornaram-se habitats terrestres para diversas espécies.

Aquáticos

Por fim, temos os espaços aquáticos, nos quais também encontramos diversos tipos de habitats. Nesse sentido, podemos mencionar, por exemplo: rios, lagos, estuários, pântanos, lagoas e, em geral, qualquer corpo de água natural ou não, onde a vida se desenvolve.

Há um tipo de habitat que apresenta características tanto aquáticas quanto terrestres, são os manguezais. Esses biomas são formados por vegetação que tolera altas concentrações de sal e se desenvolvem próximos a corpos d'água, como estuários e costas. Os manguezais são o habitat de uma quantidade significativa de animais, como peixes, aves, moluscos, crustáceos, equinodermos, anelídeos e microorganismos.

Classificação dos animais de acordo com o local onde vivem

Podemos estabelecer uma classificação dos animais de acordo com o lugar onde vivem. Alguns exemplos são:

  • Animais aeroterrestres: águias, corujas, cegonhas, abelhas, vespas, libélulas, beija-flores, moscas, mosquitos e borboletas, entre outros;
  • Animais terrestres: roedores, aracnídeos, minhocas, felinos, equinos, canídeos, bovídeos, répteis, ursídeos e algumas aves, entre outros;
  • Animais aquáticos: golfinhos, baleias, peixes, diversos nematoides, platelmintos e moluscos, equinodermos, cnidários, poríferos, sirênios, entre outros.

Por outro lado, também encontramos animais que compartilham sua vida entre o habitat terrestre e aquático, como, por exemplo: sapos, pinguins, algumas espécies de tartarugas, crocodilos, ornitorrincos, castores, hipopótamos, lontras, iguanas marinhas e serpentes, como as anacondas.

Existem animais de habitats diferentes?

Apesar da especificidade de alguns animais em viverem exclusivamente em um habitat particular, também existem certas espécies de grande flexibilidade. Ou seja, podem estar em diferentes habitats e adaptar-se a diversas condições em ambientes distintos, um traço que definitivamente concede uma maior possibilidade de sobrevivência para esses grupos.

Alguns exemplos do exposto acima são insetos como as moscas, ratos, tubarões-buldogue e aves migratórias.

Animais com habitats especializados

No mundo, encontramos grupos de animais que estão especializados para viver em um habitat em particular. Assim, se esse habitat for alterado ou se forem levados para outro ambiente com condições diferentes, não conseguem resistir à mudança. Isso ocorre porque esses seres vivos estão adaptados a condições específicas de temperatura, umidade, condições químicas, entre outros aspectos. Além disso, também influencia o relacionado à dieta do organismo, que incide diretamente em sua sobrevivência.

Alguns exemplos de animais especializados em um habitat são corais, fauna marinha, ursos polares, pandas, axolotes e espécies que são endêmicas de uma região em particular.

Como cuidar do habitat dos animais?

Como mencionamos anteriormente, os animais dependem diretamente de seu habitat para poderem viver. Se ocorrerem mudanças significativas, qualquer espécie que nele viva estará em risco. Atualmente, existem muitas ações que estão perturbando intensamente os diversos habitats globais. Portanto, não são poucas as espécies que estão em perigo de extinção por essa razão. As principais causas que impactam um habitat são:

  • Desmatamento;
  • Incêndios;
  • Poluição (derramamentos de petróleo, agrotóxicos, águas residuais, emissões de gases);
  • Introdução de espécies invasoras;
  • Desenvolvimento urbano;
  • Mudanças climáticas.

Embora muitas das ações para proteger um habitat dependam principalmente das ações governamentais e das políticas públicas de cada país, existem diversas estratégias que individualmente podemos colocar em prática para contribuir para a minimização do impacto nessas áreas, por exemplo:

  • Evitar o uso de fogo em áreas susceptíveis e de fácil propagação de incêndios;
  • Nunca deixar resíduos onde não correspondam;
  • Minimizar o consumo, fazendo dele uma ação responsável;
  • Evitar o consumo de produtos altamente industrializados e pouco amigáveis ao ambiente;
  • Causar o menor impacto ou modificação possível ao visitar áreas naturais.

A lista de espécies de animais ameaçadas globalmente aumenta a cada ano, entre outras razões pela destruição do habitat, o que nos indica que medidas urgentes são necessárias em todos os países para controlar essa situação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Classificação dos animais conforme seu habitat, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Curtis, H., Barnes, N., Schnek, A., Massarini, A. (2008). Biología. Editorial Médica Panamericana: Madrid.
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Classificação dos animais conforme seu habitat