Dietas caseiras

Cachorro pode comer castanha de caju?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 18 janeiro 2023
Cachorro pode comer castanha de caju?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você já se perguntou o que acontece se o cachorro comer castanha de caju? Frutos secos e cachorros não são inimigos, mas isto não significa que possam comer esses alimentos frequentemente, especialmente alguns que são tóxicos para eles como as nozes, especificamente as de macadâmia. As castanhas de caju, ao contrário, são um fruto seco apto para cachorros devido ao seu grande conteúdo de ácidos graxos insaturados, proteínas, carboidratos de absorção lenta e sua grande quantidade de vitaminas e minerais. No entanto, é importante saber que estão desaconselhados em alguns casos, como veremos, e que sempre devem ser oferecidas com moderação.

Então, cachorro pode castanha de caju? Se sim, como? Se você quer saber mais sobre o consumo de castanha de caju por cachorros, siga lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer maxixe?

Índice

  1. Cachorro pode comer castanha de caju?
  2. Benefícios da castanha de caju para cachorros
  3. Quantas castanhas de caju posso dar para o cachorro?
  4. Como dar castanha de caju para meu cachorro?
  5. Efeitos colaterais das castanhas de caju para cachorros
  6. Contraindicações das castanhas de caju para cachorros
  7. Cachorro pode comer castanha do Pará?
  8. Castanhas proibidas para cachorros

Cachorro pode comer castanha de caju?

Sim, os cachorros podem comer frutos secos como as castanhas de caju, mas sem dúvida não se trata do melhor alimento para eles. Por isso, podemos dizer que os cachorros podem comer as castanhas de caju de forma ocasional, mas não diariamente.

Nossos companheiros caninos são animais carnívoros facultativos, o que significa que sua dieta deve ser baseada principalmente em proteína de origem animal e, em menor proporção, vegetais, frutas ou alimentos ricos em carboidratos. Por isso, em algumas ocasiões se diz que são onívoros devido à sua capacidade de adaptação pelo processo de domesticação, no entanto, seguem sendo carnívoros com a vantagem de tolerar, também, outros alimentos próprios dos onívoros.

As castanhas de caju, apesar de serem alimento consumido pelos animais onívoros por serem muito ricas em proteínas, vitaminas e minerais, também contém muita gordura e são muito calóricos, por isso que não são o melhor para os cachorros.

O cachorro pode comer castanha de caju com sal?

Os cachorros podem comer castanha de caju salgada? A resposta é que sim, mas não é o adequado. Muitos tutores se perguntam ainda se pode dar castanha assada para cachorro e a verdade é que é melhor oferecer ao peludo castanhas de caju cru, sem sal ou qualquer outro tempero.

Benefícios da castanha de caju para cachorros

As castanhas de caju são frutos secos muito benéficos para a saúde, pois embora contenham muita gordura, são principalmente monoinsaturadas ou poli-insanturadas e são menores que as de outros frutos secos como as nozes ou amêndoas. São uma fonte de vitaminas como as do complexo B (vitaminas B1, B3, B6 e B9 ou ácido fólico) e a vitamina E. Também são uma fonte de minerais como o cobre, fundamental para a manutenção das estruturas dos ossos, nervos, vasos sanguíneos, pelos e pele, assim como de magnésio, importantíssimo para o sistema musculoesquelético e nervoso. Assim, o cachorro pode comer a castanja de caju também como fonte de outros minerais, como ferro e o zinco.

As castanhas de caju também são uma fonte de proteínas com aminoácidos que fomentam a regeneração tissular e o desenvolvimento dos processos fisiológicos. Este fruto seco também é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é um neurotransmissor que é associado ao bem-estar, ao descanso e ao controle da ansiedade.

Por todos estes nutrientes, as castanhas de caju podem oferecer benefício para a saúde dos cachorros, contribuindo para seu bom sistema cardiovascular, seu sistema imunológico, seu sistema ósseo e prevenindo o envelhecimento celular prematuro e a anemia.

Quantas castanhas de caju posso dar para o cachorro?

Quantas castanhas de caju posso dar para meu cachorro? A resposta dependerá do tamanho e peso do animal, mas em todos os casos os petiscos como as castanhas ou outros alimentos que não sejam sua comida principal, devem estar destinadas especialmente para a espécie canina para garantir que disfrutem de todos os nutrientes nas proporções ideais para sua manutenção e desenvolvimento, e não devem superar 10% de sua dieta diária, o que equivale a mais ou menos 3-4 castanhas de caju para cada 9 kg de peso do cachorro.

Como dar castanha de caju para meu cachorro?

O cachorro pode comer castanha de caju desde seja oferecida com precaução e moderação. Deve iniciar sendo oferecida sem nenhum tipo de aditivo e sem pele nem casca por conter compostos tóxicos. As castanhas de caju podem ser incluídas diretamente em sua comida principal, caso seja caseira, ou oferecida de forma separada, especialmente indicada se é a primeira vez que seu cachorro vai provar castanhas de caju ou se sua dieta é baseada em ração.

Se é a primeira vez que você dará castanha de caju para seu cachorro, fique por perto para observar sua reação e a aparição de possíveis alergias ou sensibilidade às castanhas, como:

  • Inchaço da boca, língua ou garganta.
  • Dificuldade respiratória.
  • Vômitos.
  • Diarreia.
  • Sinais cutâneos como a coceira.

Se tudo correr bem e seu cachorro não apresentar nenhum tipo de problema, lembre-se que a dose ideal é de 3-4 castanhas em cachorros de 9 kg. Você pode oferecê-la em forma de petisco ou lanche natural.

Efeitos colaterais das castanhas de caju para cachorros

As castanhas de caju apresentam uma grande desvantagem para os cachorros com sobrepeso, obesidade ou propensão a isso, e é seu conteúdo calórico e de gorduras que pode piorar estes problemas uma vez que aumentam o risco de que os cachorros sofram de pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas muito dolorosa que repercute na qualidade de vida de nossos cachorros.

Além disso, é importante ressaltar que as castanhas de caju não devem ser misturadas com outros frutos secos. Deve-se ter cuidado especial com as nozes de macadâmia, pois são tóxicas por conter mais ácido oxálico que o restante dos frutos secos, um composto que é irritante para a mucosa gastroesofágica e pode aumentar o risco de formação de oxalato de cálcio, bem como problemas de mobilidade, tonturas, paralisia, fraqueza, tremores, dor abdominal e vômitos. Falamos disso nesse outro artigo: "Os cachorros podem comer nozes?".

Cachorro pode comer castanha de caju? - Efeitos colaterais das castanhas de caju para cachorros

Contraindicações das castanhas de caju para cachorros

Já vimos que cachorro pode comer castanha de caju, mas com moderação e levando em conta uma série de cuidados. As castanhas de caju, embora sejam um alimento muito bom, saudável e recomendável para a saúde, também apresentam uma série de contraindicações na hora de ser oferecer aos cães. Por exemplo, não devem se oferecidas aos cachorros com sobrepeso ou obesidade por seu potencial calórico e de gorduras.

Tampouco é recomendável dar castanhas de caju salgadas ou temperadas com especiarias ou qualquer outro aditivo, e é melhor assadas ou cruas ao invés de fritas. Em nenhuma hipótese deve-se dar castanhas de caju misturada com outros frutos secos, como frequentemente podem ser encontradas no supermercado, especialmente se também contém nozes de macadâmia devido ao seu potencial tóxico que comentamos na sessão anterior. Deve ter cuidado e não oferecer castanhas de caju mofadas.

Por último, se o seu cachorro apresentou alguma vez alergia a outros frutos secos ou tem problemas gastrointestinais, não ofereça castanhas de caju.

Cachorro pode comer castanha do Pará?

Assim como acontece com a castanha de caju, o cachorro pode comer castanha do Pará ou também chamada de castanha do Brasil. No entanto, essas castanhas devem ser oferecidas ocasionalmente e de forma moderada, sem casca, pele e crua ou assada.

Castanhas proibidas para cachorros

Você viu até aqui que o cachorro pode comer castanha de caju e também castanha do Pará. Mas nem sempre os cachorros podem comer castanhas ou frutos secos. O que a equipe do PeritoAnimal animal considera como frutos secos proibidos (que muita gente chama de castanhas proibidas para cachorros) são, na verdade, alguns alimentos que devem ser evitados ou, se forem oferecidos, que sejam em uma quantidade mínima porque, em excesso ou se oferecidos de forma regular, podem intoxicar os pets. São eles:

  • Noz: contém a substância juglona, que pode ser tóxica para o cão e causar alergia e outras reações.
  • Pistache: não é tóxico, mas pode ser um risco pois seu formato favorece o surgimento de mofos, que podem intoxicar o peludo.
  • Macadâmia: conta com substâncias tóxicas capazes de causar vômito, apatia e tremores.
  • Amêndoa: é indigesta e pode causar do de barriga e obstrução intestinal.

Agora que você sabe que cachorro pode comer castanha de caju e conheceu um pouco mais sobre alimentos tóxicos e proibidos para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer castanha de caju?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro pode comer castanha de caju?