Dietas caseiras

Cachorro pode comer carne de porco?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 7 setembro 2023
Cachorro pode comer carne de porco?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A carne de porco é um alimento básico que faz parte da gastronomia de muitos países do mundo. Ela é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, que, além disso, tem um perfil lipídico mais saudável que de outras carnes.

Mas e os nossos animais de estimação? Será que eles podem comer carne de porco? Se você quer descobrir, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicaremos se cachorro pode comer carne de porco e como dar a eles.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer linguiça?

Índice

  1. Cachorro pode comer carne de porco cozida ou crua?
  2. Cachorro pode comer torresmo?
  3. Pode dar osso de porco para cachorro?
  4. Benefícios da carne de porco para cachorros
  5. Quantidade de carne de porco para cães
  6. Como dar carne de porco para o cachorro?
  7. Efeitos colaterais da carne de porco para cães
  8. Contraindicações da carne de porco para cachorros

Cachorro pode comer carne de porco cozida ou crua?

De fato, os cachorros podem comer carne de porco, pois ela é um alimento nutritivo que não contém nenhum composto tóxico para o organismo deles. Na verdade, a carne de porco geralmente é um ingrediente habitual de muitas rações comerciais e dietas caseiras elaboradas por profissionais.

No entanto, é ideal que os cães consumam carne de porco crua? A verdade é que não. A carne crua pode conter uma variedade de microrganismos patogênicos capazes de causar doenças transmitidas pelos alimentos em cães. Existe a falsa crença de que ao congelar o alimento os microrganismos são destruídos, mas não é bem assim que funciona. O congelamento impede a multiplicação dos agentes patogênicos, mas após o descongelamento, muitos deles ainda podem ser viáveis e provocarem uma infecção. Somente um tratamento térmico adequado da carne será capaz de destruir esses microrganismos. Por isso, para assegurar que a carne de porco seja segura para nossos cães, é necessário oferecê-la cozida.

Se, de qualquer forma, você desejar oferecer uma dieta BARF, será imprescindível contar com a orientação de um veterinário especializado em nutrição.

Cachorro pode comer carne de porco? - Cachorro pode comer carne de porco cozida ou crua?

Cachorro pode comer torresmo?

Responder a essa pergunta poder ser um pouco difícil, porque em cada país os torresmos são preparados de uma maneira diferente. Em algumas regiões, ele consiste em um embutido elaborado com carne e gordura de porco, enquanto que em outras esse aperitivo é obtido ao fritar a pele do porco, acompanhada de carne ou gordura.

Independentemente do tipo de preparo do torresmo ao qual nos referimos, o melhor é manter este tipo de produto longe da dieta dos cães. A maioria desses produtos contém uma elevada quantidade de gordura e alguns são temperados com sal e outras especiarias que não são adequadas para os cães. Portanto, se você decidir fornecer carne de porco ao seu cão, o melhor é escolher uma peça magra de carne e evitar esses produtos processados.

Pode dar osso de porco para cachorro?

Oferecer ossos de porco a cachorros não é recomendado devido a vários riscos associados. Primeiramente, ossos de porco depois de cozidos ficam mais frágeis e propensos a lascar, o que pode resultar em pequenos fragmentos afiados que representam perigo de ferimentos na boca, garganta e até mesmo no trato digestivo do cão. Além disso, os ossos de porco podem se quebrar em pedaços maiores, aumentando o risco de obstruções intestinais que podem ser extremamente dolorosas e exigir intervenção cirúrgica.

Outra preocupação é o potencial de engasgamento. Fragmentos de ossos de porco podem se desprender durante a mastigação e ficar presos na garganta do cachorro, bloqueando a passagem de ar e causando asfixia. Para promover a segurança e o bem-estar do seu cão, é aconselhável escolher alternativas mais seguras para satisfazer sua necessidade de mastigar, como brinquedos recreativos especialmente projetados para cães.

Neste artigo explicamos como desengasgar um cachorro corretamente.

Benefícios da carne de porco para cachorros

Você viu que cachorro pode comer carne de porco preferencialmente sem gordura. A carne de porco é um alimento com um alto valor nutricional e por isso é boa para os cães. Entre seus principais benefícios, destacam-se os seguintes:

  • É um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, o que significa que ele fornece uma boa quantidade e uma proporção adequada de aminoácidos essenciais (são aqueles aminoácidos que o organismo não pode sintetizar e que devem ser consumidos através da dieta).
  • Contém uma proporção elevada de ácidos graxos monoinsaturados. Apesar de conter gordura saturada e colesterol, a sua proporção de gordura monoinsaturada (principalmente representada pelo ácido oleico) é consideravelmente maior que a de outras carnes. No porco ibérico, a quantidade de gordura monoinsaturada ultrapassa 50 % da gordura total desta carne.
  • É uma fonte de minerais como o zinco, o potássio, o fósforo e o selênio.
  • Já em relação ao seu teor de vitaminas, é uma das carnes com a maior quantidade de vitamina B1 (tiamina) e também é uma boa fonte de vitamina B12 (cianocobalamina), vitamina B6 (piridoxina) e vitamina B3 (niacina).

Neste outro artigo falamos sobre o complexo B para cachorros - doses, benefícios e usos.

Quantidade de carne de porco para cães

Se você oferece regularmente uma refeição caseira ao seu cão e decide incluir a carne de porco como parte da mesma, é importante que, primeiro, você entenda quais são as necessidades energéticas e nutricionais do seu cão. Essas necessidades podem variar em função de múltiplos fatores, como a idade, o peso, o estado fisiológico ou o nível de atividade diária.

Por isso, recomendamos que, nestes casos, você consulte um especialista em nutrição animal para te ajudar a calcular as necessidades diárias do seu cachorro e, com base nisso, construir uma refeição completa e equilibrada. Nesse sentido, não apenas será importante determinar a quantidade de carne de porco que se deve incluir na ração, mas também a quantidade dos outros ingredientes e a proporção dos mesmos.

Como dar carne de porco para o cachorro?

Agora que sabemos que os cachorros podem comer carne de porco, é preciso explicar como preparar a carne de porco para eles. Em primeiro lugar, devemos selecionar uma peça de carne que seja magra ou meio-gorda, descartando as peças com muita gordura.

Como mencionamos anteriormente, a carne de porco sempre deve ser oferecida cozida, porque a carne crua poder colocar em risco a saúde de nossos cães. Para cozinhá-la, você pode optar por grelhar ou cozinhar a peça com o restante dos ingredientes da refeição. Durante o cozimento você pode adicionar umas gotas de óleo, mas não deve adicionar sal e nem qualquer tempero.

Uma vez que a carne esteja cozida, você pode desfiá-la ou cortá-la em pedaços e misturá-la com os outros ingredientes para completar uma refeição completa e saudável.

Cachorro pode comer carne de porco? - Como dar carne de porco para o cachorro?

Efeitos colaterais da carne de porco para cães

Embora a carne de porco seja um alimento adequado para os cães, em determinadas ocasiões, ela pode desencadear efeitos indesejados na saúde desses animais, especialmente quando é oferecida sem que sejam levadas em consideração as recomendações mencionadas:

  • Sobrepeso ou obesidade: quando são oferecidas peças de carne muito gordurosas ou incorpora-se carne em excesso na refeição.
  • Desequilíbrios nutricionais: quando a quantidade de carne não é adequadamente balanceada com o resto dos ingredientes da ração.
  • Alergias alimentares: alguns animais desenvolvem alergia a proteína do porco.

Contraindicações da carne de porco para cachorros

Em geral, essa carne pode compor parte da dieta de todos os cães, embora em certas situações o porco para cães pode ser contraindicado:

  • Cães com alergias ou intolerâncias alimentares, especialmente cães alérgicos a proteína do porco.
  • Cães com patologias gastrointestinais, especialmente em casos agudos. Nestes casos, é preferível optar por uma dieta suave com uma carne menos gordurosa, como peru ou frango.

Você quer continuar aprendendo sobre nutrição canina? Agora que já sabe que os cães podem comer carne de porco cozida ou grelhada, não perca este vídeo com as melhores frutas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer carne de porco?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Federación Española de Nutrición. Cerdo, Sus scrofa. Disponível em: https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/cerdo.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro pode comer carne de porco?