menu
Partilhar

Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer

 
Por Eva López, Jornalista. 19 janeiro 2022
Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

Você provavelmente já observou seu cachorro arranhando o chão em diferentes situações e se perguntou o que o leva a fazer este comportamento em cada uma delas. Como você sabe, a linguagem canina é complexa e, portanto, os cachorros sempre têm uma boa razão para tudo o que fazem. Algumas delas são positivos, enquanto outras dessas razões requerem nossa atenção porque indicam que nosso companheiro peludo tem um problema que precisa ser resolvido imediatamente.

Para te ajudar a identificar a causa que explica por que estamos com um cachorro arranhando o chão, aqui no PeritoAnimal detalhamos as mais comuns. Boa leitura.

Entendendo o comportamento canino

Antes de aprofundar nas causas mais comuns de por que temos um cachorro arranhando o chão, é importante enfatizar a importância de entender nosso companheiro peludo. Dessa forma, devemos prestar atenção ao contexto em que ele realiza esta atividade e quando o faz, pois esta é a chave para encontrar a resposta que estamos procurando.

Os cachorros possuem uma linguagem completamente diferente da nossa, na qual os cheiros contam com um papel principal seja em relação ao seu lar, outros cachorros ou até sobre nós.... Portanto, não é surpreendente que eles executem certos comportamentos seguindo seu instinto e, por esta razão, não devemos agir sem nenhum conhecimento prévio. Às vezes, inconscientemente, ao contermos o animal, estamos gerando um estado de estresse, ansiedade e frustração nele, e até o fazemos relacionar algo que é positivo para ele com um estímulo negativo. Portanto, se toda vez que você vir seu cachorro arranhando o chão você tende a dizer a ele para não fazer isso, primeiro descubra porque ele está fazendo tal coisa e depois aja para resolver o problema, se é que existe um.

Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer - Entendendo o comportamento canino

O cachorro arranha a cama ou o chão do local onde dorme?

A maioria, se não todos os cachorros, arranham a cama ou o chão ao redor dela antes de ir dormir. Por que eles fazem isso? A principal razão para este "ritual" é marcar seu território, para indicar aos outros cachorros que aquela área de descanso é dele. Ao arranhar tanto a cama quanto o chão, o animal espalha seu cheiro e avisa aos outros cachorros que esta parte do lar pertence a ele. Entretanto, isto não significa que um cachorro que não vive com outros cachorros não vá fazer isso, pois tal coisa faz parte de seu instinto natural e é provável que ele também o faça.

Os cachorros têm uma série de glândulas em diferentes áreas de seus corpos através das quais emitem seu próprio cheiro e que é único e reconhecível por outros cachorros. As mais populares são as glândulas anais, razão pela qual os cachorros tendem a farejar os ânus uns dos outros durante um passeio, e as glândulas sudoríparas, encontradas nas almofadas. Estas últimas desempenham várias funções essenciais para o animal, incluindo regular a temperatura corporal por meio do suor e dar-lhe um cheiro próprio. Ao arranhar o chão, o cachorro distribui o odor emitido pelas almofadas.

Por outro lado, se ele apenas arranhar a cama antes de dormir, o que ele está fazendo é tornar mais confortável para que ele possa descansar da melhor maneira possível. Como você faz, o cachorro está tentando moldar sua caminha para ficar mais confortável para ele esentir-se seguro. Você vai encontrar todas as informações detalhadas sobre por que os cachorros arranham a cama antes de dormir em nosso artigo, não perca!

Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer - O cachorro arranha a cama ou o chão do local onde dorme?

A necessidade de liberar energia reprimida

Se você está diante de um cachorro arranhando o chão em quase todos os lugares da casa sem razão aparente e de maneira intensa, é possível que ele esteja estressado por não fazer exercícios suficientes e, portanto, esta é sua rota de fuga. Em geral, um cachorro com este comportamento tende a apresentar outros sintomas de estresse, como estereotipias, arquejar ou ofegar constantemente. De fato, o próprio ato de arranhar o chão pode tornar-se uma estereotipia se feito com frequência e, portanto, requer tratamento imediato.

Os cachorros são animais que precisam liberar a energia acumulada para estarem tranquilos, calmos e em equilíbrio. Para isso, é melhor dar-lhes o exercício que seu tamanho e personalidade necessitam, tanto através de caminhadas para interagir com outros cachorros quanto através de atividades físicas que lhes permitam correr e também nos ajudem a fortalecer o vínculo com eles. Se isso não for feito, o cachorro procurará outros métodos para liberar essa energia, e arranhar o chão compulsivamente é um deles. Se este for seu caso e você não souber como ajudar o cachorro a se livrar do estresse, recomendamos que você consulte um etólogo ou um educador canino.

Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer - A necessidade de liberar energia reprimida

Unhas muito compridas?

Outra resposta para quando você se pergunta o que significa quando o cachorro arranha o chão é que, na natureza, é possível ver um cachorro arranhando o chão para lixar suas unhas de modo a não machucar as patas ao caminhar. Quando elas estão muito compridas, o cachorro pode desenvolver sérios problemas de saúde, tais como dedos torcidos ou uma unha quebrada danificando o tecido dentro da unha e levando à infecção, entre outros. Quando as almofadas do cachorro ficam sobrecarregadas, ele fica incapaz de descansar suas patas no chão adequadamente, resultando nos danos acima mencionados. Nesses casos, também podemos observar o cachorro roendo suas unhas em algumas ocasiões.

A falha em assegurar que as unhas sejam devidamente cuidadas pode levar o cachorro a arranhar qualquer tipo de solo, numa tentativa de lixá-las e recuperar seu comprimento adequado. Para descobrir como aparar as unhas de seu cachorro em casa, não perca nossas dicas simples.

Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer - Unhas muito compridas?

Cachorro arranhando o chão depois de fazer suas necessidades

Quantas vezes você já viu o cachorro arranhando o chão depois de defecar ou urinar? Geralmente fazem isso com as pernas dianteiras e traseiras, afastando-se ligeiramente das fezes ou da urina, e jogando terra se houver alguma. Este comportamento não se destina a cobrir fezes ou micção para escondê-las por razões higiênicas, mas sim para deixar um rastro olfativo e visual para os cachorros que passarem pelo mesmo território mais tarde. É, portanto, um ato de marcação, realizado principalmente por machos, embora também possa ser visto em algumas fêmeas. Portanto, também é frequente observarmos que nosso cachorro queira defecar ou urinar em áreas onde outros já o fizeram. Como no ato de arranhar a cama, este é um comportamento natural, parte do instinto canino, que não deve ser impedido ou retardado.

Por outro lado, cachorros com medo de outros cachorros frequentemente se escondem para fazerem suas necessidades e escavar o chão para cobrir fezes e urina com o propósito oposto: remover provas. Desta forma, eles evitam atrair outros cachorros e se sentem mais seguros. Esses cachorros precisam ser tratados urgentemente por um etólogo ou treinador de cachorros para reconquistar sua autoconfiança.

Em geral, quando se trata de marcar território, ao invés de cobrir as fezes, o cachorro tenta espalhá-las para distribuir seu cheiro, enquanto que no segundo caso vemos como o animal esconde o excremento. Além disso, um cachorro que tem medo de outros cachorros mostrará outros sintomas, como colocar o rabo entre as pernas, ficar com as orelhas para trás ou muito para baixo ou tremer quando vê outro cachorro se aproximando dele.

E se o cachorro ele escava a terra?

Além das razões já mencionadas, como lixar suas unhas ou liberar energia, podemos ter um cachorro raspando o chão simplesmente porque ele encontrou um rastro que o leva a acreditar que existe ali um objeto enterrado. Está em sua natureza enterrar e desenterrar as coisas, de modo que seu próprio instinto o leva a escavar essa área.

Por outro lado, se você notou que seu cachorro primeiro arranha o chão e depois se deita sobre ele, você deve saber que ele faz isso para regular sua própria temperatura. Em condições de calor, seu cachorro arranha o chão até atingir uma camada fria para sentar e esfriar, enquanto nos meses frios ele faz isso para remover a camada superior (que geralmente é mais fria) e deitar-se em uma camada mais quente. Neste sentido, o cachorro também pode arranhar o chão da casa com a mesma finalidade: regular a temperatura e tornar um espaço confortável. Por esta razão, gostaríamos de salientar a importância de oferecer ao animal sua própria cama, confortável e aconchegante, para que ele possa descansar sem sentir frio ou calor.

Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer - E se o cachorro ele escava a terra?

Devo tratar um cachorro que arranha o chão?

Como vimos ao longo do artigo, na maioria dos casos a razão pela qual os cachorros arranham o chão é devido a seu instinto e natureza, portanto não devemos dificultar e parar este comportamento. Nesses processos específicos, o cachorro está tentando se comunicar, portanto, não há nenhum problema que precise ser resolvido.

Entretanto, quando se trata de uma estereotipia ou de um comportamento para liberar a tensão acumulada, devemos agir para erradicar o problema e proporcionar ao animal um estado de bem-estar. Da mesma forma, se o motivo for a manutenção inadequada das unhas, também devemos intervir para evitar problemas de saúde.

Agora que você já sabe o que significa e o que fazer em caso de um cachorro arranhando o chão ou do cachorro raspando o chão, não perca o vídeo a seguir em que mostramos as causas e como evitar termos um cachorro arranhando a porta:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • VetStreet. Why Does My Dog… Dig in the Carpet?. Disponível em: <http://www.vetstreet.com/our-pet-experts/why-does-my-dog-dig-in-the-carpet>. Acesso em 13 de janeiro de 2022.
  • Furevables. Why Is My Dog Scratching the Floor? Disponível em: <https://furevables.com.au/blogs/news/why-is-my-dog-scratching-the-floor>. Acesso em 13 de janeiro de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer
1 de 6
Cachorro arranhando o chão - Causas e o que fazer

Voltar ao topo da página