Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos

Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos

A ordem Lepidoptera, que abrange as borboletas e mariposas, é considerada a segunda maior entre os insetos em número de espécies. O que representa, globalmente, 16% de todas as espécies de insetos. Estima-se que no planeta Terra existam 120 mil espécies de lepidópteros, sendo que 'apenas' 18 mil sejam borboletas e o restante mariposas. Por sua vez, a América do Sul e o Caribe se destacam pela sua riqueza na diversidade de borboletas abrangendo cerca de 7,5 a 8 mil espécies, 3.500 dessas, aproximadamente, no Brasil. Ou seja, tem muita borboleta bonita por aí para apreciar.

Para que você possa ver de perto e com detalhes, neste post do PeritoAnimal selecionamos 10 borboletas brasileiras, fotos e características, lindas de viver para que você possa estar atento a qualquer sinal de uma delas perto de você.

Borboletas brasileiras

Brasil, Colômbia, Equador e Peru disputam o título inexistente de países com mais espécies de borboletas no mundo. Estima-se que no Brasil existam mais de 3.500 espécies de borboletas, sendo que 57 ameaçadas de extinção segundo dados da EMBRAPA[1].

Tal como em outros casos, a variedade das borboletas do Brasil tem relação direta com a nossa riqueza natural e sua extensão. Com base nos números registrados, a Mata Atlântica é o bioma brasileiro com mais espécies de borboletas registradas, são cerca de 2.750. No Cerrado, especificamente, são descritas cerca mil espécies de borboletas e até 8 mil de mariposas.

O papel das borboletas

Desde o seu estágio de lagarta, as borboletas desempenham funções essenciais na manutenção do equilíbrio da flora através da herbivoria e da polinização, quando já são borboletas. As lagartas desfolhadoras, por exemplo, influenciam diretamente o equilíbrio da competição entre as diferentes espécies de plantas ao deixar espaço para que outras plantas cresçam e aumentam a ciclagem dos nutrientes.

Enquanto isso, as borboletas realizam a polinização ao facilitar a reprodução sexuada e cruzada das espécies vegetais. Quer dizer, existe uma relação de dependência direta entre as borboletas do Brasil e a flora local.

Conheça a seguir algumas das espécies borboletas do Brasil mais emblemáticas, majestosas e raras e confira fotos:

Borboleta 'caixão-de-defunto (Heraclides thoas)

Essa é um das borboletas do Brasil e do resto do continente americano que também pode ser vista com certa facilidade já que não é tão pequena assim: 14 centímetros de envergadura. Seu habitat natural são clareiras em matas onde haja mais sol.

Imagem: Alex Popovki/Creative Commons

Borboleta-do-manacá (Methona themisto)

Apesar de ocorrerem majoritariamente na Mata Altântica, é possível avistá-las em ambientes urbanos, principalmente em locais úmidos e com sombra.

Borboletas da flor-da-paixão (Heliconius)

As borboletas heliconius podem ser encontradas em diferentes partes do continente americano, incluindo a Amazônia brasileira, e são sempre reconhecidas pelas asas alongadas, olhos grandes e combinações de cores que variam em tons de preto,marrom, amarelo, laranja, vermelho e azul.

Borboleta transparente (Greta oro)

Apesar de ser mais vista pela América Central, essa borboleta transparente é rara, mas também habita o Brasil. Além de 'borboleta transparente', ela também é conhecida como 'a borboleta de cristal' por motivos óbvios.

Borboleta fantasma (Cithaerias phantoma)

Essa espécie neotropical habita florestas tropicais da América do Sul, incluindo a Amazônia. Sua aparência translúcida é autoexplicativa em relação ao seu nome.

'Campoleta' (Euryades choretrus)

Campoleta é o apelido dessa espécie endêmica de campos do Sul do Brasil cujo crescimento da população encontra-se em declínio devido à destruição do seu habitat.

Imagem: Reprodução/Twitter/@anapscarvalho

Orobrassolis ornamentalis

Considere-se uma pessoa de muita sorte se você se deparou com uma dessas pelo seu caminho. Ameaçadas de extinção, as Orobrassolis ornamentalis já são consideradas espécies de borboletas brasileiras raras.

Imagem: Reprodução/Augusto Rosa

Borboleta-amarela (Phoebis philea philea)

Podem ser encontradas com mais facilidade em jardins e matas do Brasil. É facilmente reconhecida pela sua cor e pode chegar a 9 cm de envergadura.

Imagem: Umberto Salvagnin /Flickr/Creative Commons

Borboleta capitão-do-mato (Morpho helenor)

Essa é uma espécie comum da Mata Atlântica e pode chamar atenção pelo seu tamanho: até 14 cm de envergadura. Não costuma voar muito alto, o que permite que seja vista com certa 'facilidade'.

Imagem: Wikimedia Commons

Borboleta Seda-Azul (Morpho Anaxibia)

Essa é uma espécie de borboleta brasileira endêmica do sul e sudeste do país. A fêmea costuma ser mais amarronzada enquanto o macho se destaca pelo azul resplandescente, por uma questão de dimorfismo sexual.

Imagem: Notafly/Creative Commons

Borboletas brasileiras ameaçadas de extinção

Segundo dados apresentados pelos Instituto Chico Mendes,[2] as borboletas brasileiras representam o grupo de insetos que mais aparece na lista nacional de espécies ameaçadas. As causas apontadas incluem a perda do seu habitat natural, o que, consequentemente, reduz e isola as suas populações. Desde então, o Plano de Ação Nacional para Conservação dos Lepidópteros Ameaçados de Extinção [3], lançado em 2011, propõe a implementação de medidas para a conservação das borboletas do Brasil.

Iniciativas e estudos paralelos também se empenham em mapear as espécies e brasileiras e protegê-las. O Laboratório de Borboletas da Unicamp[4], por exemplo, estimula cidadãos a fotografarem borboletas para que possam ser registradas e mapeadas por cientistas. Se uma borboleta cruzou o seu caminho, aprecie-a com atenção. Pode ser que você esteja se deparando com alguma espécie rara e, com certeza, bela.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Borboletas brasileiras: nomes, características e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Referências
  1. EMBRAPA. Agência de Informação. Bioma Cerrado. Borboletas e Mariposas. Disponível em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_81_911200585235.html/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  2. ICMBIO. Lepidoptera - Borboletas e mariposas. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/atendimentoaocidadao-2/47-fauna-brasileira/estado-de-conservacao-interno/367-lepidoptera-borboletas-e-mariposas/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  3. Plano de ação nacional para a conservação dos Lepidópteros / Organizadores: André Victor Lucci Freitas, Onildo João Marini-Filho. – Brasília : Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Icmbio, 2011. 124 p. : il. color. ; 29,7 cm. (Série Espécies Ameaçadas ; 13)
  4. LABORATÓRIO DE BORBOLETAS. UNICAMP. Disponível em: <https://www2.ib.unicamp.br/labor/site/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
Bibliografia
  • G1. Terra da Gente. Um clique pode salvar as borboletas brasileiras. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/05/08/um-clique-pode-salvar-as-borboletas-brasileiras.ghtml/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  • G1. Terra da Gente. Capitão-do-mato tem um dos voos mais bonitos entre as borboletas. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2017/01/capitao-do-mato-tem-um-dos-voos-mais-bonitos-entre-borboletas.html/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  • LABORATÓRIO DE BORBOLETAS. UNICAMP. Disponível em: <https://www2.ib.unicamp.br/labor/site/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.
  • Plano de ação nacional para a conservação dos Lepidópteros / Organizadores: André Victor Lucci Freitas, Onildo João Marini-Filho. – Brasília : Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Icmbio, 2011. 124 p. : il. color. ; 29,7 cm. (Série Espécies Ameaçadas ; 13)
  • SILVEIRA, Evanildo. BBC News Brasil. O que faz do Rio Grande do Sul o 'paraíso' das borboletas no Brasil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50609235/>. Acesso em 9 de setembro de 2020.