Curiosidades do mundo animal

8 animais que se camuflam na natureza

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 14 março 2017
8 animais que se camuflam na natureza

A camuflagem é uma forma natural que alguns animais têm para se protegerem de predadores. Desta forma, escondem-se na natureza adaptando-se a ela. Existem outros animais que se camuflam para conseguir exatamente o oposto, passar desapercebidos diante das suas presas para depois a caçarem. É o caso dos leões ou dos leopardos nas savanas.

O temor técnico para a camuflagem dos animais é crípse, uma palavra derivada do grego e que significa "oculto" ou "o que se esconde". Há diferentes tipos de crípses básicos: imobilidade, coloração, padrão e não visual.

Existe uma grande variedade de animais que se camuflam na natureza, mas neste artigo do PeritoAnimal vamos mostrar os 8 mais populares.

Também lhe pode interessar: Animais de hábitos noturnos

Índice

  1. Osga-satânica-cauda-de-folha
  2. Bicho-pau
  3. Borboleta-folha-seca
  4. Bicho-folha
  5. Corujas
  6. Choco
  7. Louva-a-deus-fantasma
  8. Cavalo-marinho-pigmeu

Osga-satânica-cauda-de-folha

Trata-se de uma osga de Madagascar (Uroplatus phantasticus), um animal que vive em árvores e apenas descem das mesmas quando vêm pôr ovos. Têm um aspeto parecido ao das folhas das árvores por isso podem mimetizar-se perfeitamente no ambiente em que vivem.

8 animais que se camuflam na natureza - Osga-satânica-cauda-de-folha

Bicho-pau

São uns insetos alongados com aspeto de pau, alguns têm asas e vivem em arbustos e árvores. Durante o dia esconde-se entre a vegetação para se protegerem dos predadores e à noite saem para comer e acasalar. Sem dúvida, o bicho-pau (Ctenomorphodes chronus) faz parte dos animais que melhor se camuflam na natureza. Já se pode ter cruzado com algum sem se ter dado conta!

8 animais que se camuflam na natureza - Bicho-pau

Borboleta-folha-seca

São um tipo de borboletas cujas asas se assemelham a umas folhas marrons, daí o seu nome. Também se encontra la lista de animais que se camuflam na natureza. A borboleta-folha-seca (Zaretis itys) camufla-se com as folhas das árvores e desta forma escapa à ameaça das aves que a possam querer comer.

8 animais que se camuflam na natureza - Borboleta-folha-seca

Bicho-folha

São insetos com asas e têm a forma e cor de folhas verdes. Desta forma consegue camuflar-se perfeitamente na vegetação e escapa aos predadores que o possam querer atacar. Como curiosidade, pode dizer que até ao momento não se encontraram machos do bicho-folha, todas são fêmeas! Então, como se reproduzem? Fazem-no através da partenogênese, um método de reprodução que lhes permite segmentar um óvulo não fecundado e começar a desenvolver uma nova vida. Desta forma, e pelo fato de não entrar em campo o gênero masculino, os novos insetos são sempre fêmeas.

8 animais que se camuflam na natureza - Bicho-folha

Corujas

Estas aves noturnas costumam adaptar-se ao seu ambiente graças à sua plumagem, que é parecida com a casca das árvores onde repousam. Existe uma grande variedade de corujas e cada uma tem umas características próprias adaptadas ao lugar de origem.

8 animais que se camuflam na natureza - Corujas

Choco

Também encontramos animais que se camuflam na perfeição no fundo dos oceanos. Os chocos são cefalópodes que se mimetizam perfeitamente com qualquer fundo, uma vez que as células da sua pele têm a capacidade de mudar de cor para se adaptarem e passar desapercebidos.

8 animais que se camuflam na natureza - Choco

Louva-a-deus-fantasma

Tal como outros insetos, este louva-a-deus (Phyllocrania paradoxa) tem um aspeto de folha seca, que o torna perfeito para desaparecer como um fantasma diante dos predadores e por consequência faz parte dos animais que melhor se camuflam na natureza.

8 animais que se camuflam na natureza - Louva-a-deus-fantasma

Cavalo-marinho-pigmeu

O cavalo-marinho-pigmeu (Hippocampus bargibanti) tem o mesmo aspeto que os corais onde se esconde. Esconde-se tão bem, que foi descoberto apenas por casualidade. Assim sendo, além de fazer parte da lista de animais que melhor se camuflam também faz parte dos animais mais pequenos do mundo.

8 animais que se camuflam na natureza - Cavalo-marinho-pigmeu

Estes são apenas alguns exemplos de animais que se camuflam na natureza mas existem muitíssimos mais. Que outros animais que se camuflam na natureza você conhece? Diga-nos através dos comentários destes artigo!

Se deseja ler mais artigos parecidos a 8 animais que se camuflam na natureza, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
esdras lima
Queria saber mais,mais gostei muito da explicação dada.
1 de 9
8 animais que se camuflam na natureza