Dietas equilibradas

Alimentação da onça-pintada

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 março 2024
Alimentação da onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino que habita na América e o único representante vivo do gênero encontrado nesta região. Anteriormente, era distribuída desde o sudoeste dos Estados Unidos, passando pela bacia amazônica, até a Argentina. No entanto, isso mudou e ela foi extirpada de muitas áreas, sendo hoje classificada como "quase ameaçada" na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Este animal é um superpredador, muito ágil e forte, que caça diversas presas. Mas, o que exatamente ele come? Neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre sua alimentação e explicamos o que a onça-pintada come.

Também lhe pode interessar: A alimentação da doninha

Índice

  1. Tipo de alimentação da onça-pintada
  2. O que come um filhote de onça-pintada?
  3. O que come a onça-pintada adulta?
  4. Como come a onça-pintada?
  5. Quanto uma onça-pintada come por dia?

Tipo de alimentação da onça-pintada

A onça-pintada tem um tipo de alimentação carnívora, sendo este, de fato, o grupo taxonômico ao qual pertence. É um animal de grande porte, tanto que é o terceiro maior felino do mundo, depois do leão (Panthera leo) e do tigre (Panthera tigris). Possui uma altura média de 75 cm, um comprimento que pode variar entre 150 e 180 cm, uma cauda de 70 a 90 cm e um peso que varia de 65 a 140 kg.

Por outro lado, enfatizamos que a onça-pintada é um animal magro mas musculoso, bastante poderoso, com uma cabeça grande e mandíbulas fortes que ela usa para segurar suas presas. Dotada dessas características poderosas, a onça-pintada pode caçar diferentes tipos de animais para satisfazer suas necessidades alimentares, até mesmo aqueles maiores do que ela.

O que come um filhote de onça-pintada?

O ciclo reprodutivo das onças-pintadas geralmente está relacionado com as estações do ano, embora possam reproduzir-se durante o ano todo. Dessa forma, os nascimentos têm um pico na estação chuvosa, quando as presas são mais abundantes, garantindo assim que as fêmeas, que têm maior demanda por comida, tenham acesso a ela.

Os filhotes de onça-pintada nascem cegos, dependendo totalmente da mãe. Seus olhos se abrem por volta da segunda semana de vida. Sendo mamíferos, o leite materno é fundamental e é o primeiro alimento que o filhote de onça-pintada consome. O desmame completo só ocorre por volta dos 5 ou 6 meses de idade. No entanto, antes disso, a mãe começará a oferecer pedaços de carne aos filhotes, e nos primeiros meses após o desmame, eles continuarão dependendo dela para se alimentar, já que é ela quem caça. Por volta de um ano de idade, a fêmea começa a se afastar dos filhotes para que estes possam se tornar independentes e procurar seus próprios territórios.

Alimentação da onça-pintada - O que come um filhote de onça-pintada?

O que come a onça-pintada adulta?

A onça-pintada adulta é um carnívoro oportunista, que caça uma grande variedade de presas de acordo com sua disponibilidade. Relatórios indicam que a dieta da onça-pintada pode consistir em mais de 85 espécies de presas, incluindo animais selvagens, gado e animais domésticos, o que confirma sua classificação como superpredador.

No entanto, as onças-pintadas têm preferência por animais ungulados de grande porte, pois caçar e matar um desses fornece alimento por vários dias, ao contrário das presas pequenas, que precisariam ser caçadas diariamente. Portanto, cerca de 50% das capturas feitas pela onça-pintada são de presas de grande porte quando estão disponíveis.

Quando a população de presas selvagens diminui por algum motivo, a onça-pintada recorre à caça de gado, o que gera conflitos com os fazendeiros, que geralmente retaliem, infelizmente, matando as onças-pintadas da área. Entre os animais que a onça-pintada adulta se alimenta estão:

  • Pecaris.
  • Antas.
  • Veados.
  • Tamanduás-bandeira.
  • Tatus.
  • Jacarés.
  • Tartarugas.
  • Cobras.
  • Ouriços.
  • Capivaras.
  • Peixes.
  • Aves.

Como come a onça-pintada?

A onça-pintada, sendo um superpredador, possui técnicas de caça impressionantes. Primeiramente, ela observa sua presa, seja em terra firme ou na água, mantendo-se sempre oculta ou em um ponto cego para a vítima. Em seguida, quando considera oportuno, lança-se sobre ela, executando o ataque fatal.

Este felino possui mandíbulas e presas poderosas, com as quais pode dar uma mordida no pescoço, sufocando a presa. Além disso, ela pode perfurar peles grossas e cascos de tartarugas, mas isso não é tudo. O mais impressionante é que ela é capaz de perfurar o crânio de outros animais, acabando com a vida da presa instantaneamente.

Uma vez que a onça-pintada tenha caçado, pode retirar a presa da água, se necessário, arrastá-la para um local onde a esconda e até mesmo, dependendo do tamanho, levá-la para uma árvore. Uma vez seguro, ela começará a se alimentar do animal por dias, conforme seu tamanho.

Alimentação da onça-pintada - Como come a onça-pintada?

Quanto uma onça-pintada come por dia?

As estimativas indicam que uma onça-pintada de cerca de 70 kg precisa consumir aproximadamente de 2,5 a 3 kg de carne por dia. Portanto, o número de presas que uma onça-pintada caça na natureza dependerá do peso delas. É por isso que há uma certa preferência por caçar, na medida do possível, animais grandes, pois fornecem alimento para vários dias, o que permite economizar energia e esforço. De fato, até mesmo as presas menores capturadas por este felino costumam ter mais de 1 kg de peso.

Você sabia de todas essas informações sobre o que a onça-pintada come? O que mais te surpreendeu? Se deseja continuar aprendendo, não hesite em consultar este outro artigo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação da onça-pintada, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Emmons, L. H. (1987). Comparative feeding ecology of felids in a neotropical rainforest. Behavioral ecology and sociobiology, 20, 271-283.
  • Quigley, H., Foster, R., Petracca, L., Payan, E., Salom, R. & Harmsen, B. 2017. Panthera onca (errata version published in 2018). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T15953A123791436. Accessed on 26 February 2024.
  • Nogueira, J. 2009. Panthera onca. Web Diversidad Animal. Disponible en: https://animaldiversity.org/accounts/Panthera_onca/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Alimentação da onça-pintada