Curiosidades do mundo animal

Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 22 abril 2021
Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo

A família Felidae é formada por um grupo de animais que normalmente conhecemos como felinos, que têm como característica comum o fato de serem caçadores natos, uma ação que realizam com grande habilidade, o que lhes garante uma alta probabilidade de capturarem suas presas. Sua grande desenvoltura para a caça se deve à excelente visão, bom senso de audição, velocidade e ao fato de serem extraordinariamente furtivos. Além disso, eles possuem dentes e garras que usam como armas letais para prender suas vítimas. Atualmente, a família Felidae consiste em duas subfamílias (Felinae e Pantherinae), 14 gêneros e 40 espécies.

Embora alguns dos felinos sejam claramente distinguíveis, por outro lado, outros podem gerar confusão devido a certos traços físicos semelhantes. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos apresentar as diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo, três felinos que usualmente são confundidos. Leia e aprenda como diferenciar facilmente este grupo de felinos.

Também lhe pode interessar: Onde vive a onça-pintada?

Índice

  1. Taxonomia da onça-pintada, guepardo e leopardo
  2. Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo
  3. Distribuição e habitat da onça-pintada, guepardo e leopardo
  4. Comportamento da onça-pintada, guepardo e leopardo
  5. Alimentação da onça-pintada, guepardo e leopardo
  6. Reprodução da onça-pintada, guepardo e leopardo

Taxonomia da onça-pintada, guepardo e leopardo

Estes três felinos pertencem à classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae. Quanto ao gênero, o guepardo corresponde à Acinonyx, enquanto a onça-pintada e o leopardo são do gênero Panthera.

As espécies são as seguintes:

  • Onça-pintada ou jaguar: Panthera onca.
  • Leopardo: Panthera pardus.
  • Guepardo ou chita: Acinonyx jubatus.

Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo

Dentro das diferenças entre a onça-pintada, o guepardo e o lepoardo, encontramos certos traços físicos que podem nos ajudar a identificá-los.

Características físicas da onça-pintada

A onça-pintada é a maior dentre as três espécies, com uma altura média de 75 cm, e entre 150 a 180 cm de comprimento. Além disso, ela tem uma cauda longa de cerca de 70 a 90 cm. Quanto ao peso, ele varia de 65 a quase 140 kg. As fêmeas são geralmente um pouco menores do que os machos.

Embora seus corpos tendam a ser esbeltos e suas pernas relativamente curtas, as onças-pintadas são musculosas e poderosas, com cabeças grandes e mandíbulas bastante fortes. O que lhes falta em velocidade elas compensam em potência e força. A coloração pode ser amarelo pálido ou marrom avermelhado, com a presença de manchas negras que variam em forma, mas que, como um todo, são como rosetas e estão presentes em todo o corpo.

As áreas da barriga e pescoço e também a parte externa das pernas são brancas. Alguns indivíduos podem ter melanismo, o que lhes dá uma cor totalmente preta com manchas negras, visível apenas de perto. Essas onças-pretas são frequentemente chamadas de "panteras", embora não formem outra espécie ou subespécie.

Características físicas do guepardo ou chita

O guepardo tem o corpo mais fino, com membros longos em comparação com o corpo, cabeças pequenas e arredondadas. Caracteristicamente, eles têm uma faixa preta que desce da extremidade interna do olho até o focinho lateralmente. O peso varia entre 20 e 72 kg, enquanto o comprimento fica entre 112 e 150 cm, com uma altura de 67 a 94 cm. A cor varia em intensidades de amarelo e os guepardos têm pequenas manchas pretas e arredondadas em todo o corpo, sem estabelecer uma forma particular como ocorre com os leopardos.

Características físicas do leopardo

Quanto aos leopardos, eles têm pernas curtas em relação a seus corpos longos, com cabeça larga e crânio maciço, o que lhes confere uma mandíbula com músculos poderosos. Possuem corpos musculosos que facilitam suas escaladas.

O peso e as dimensões variam consideravelmente entre machos e fêmeas. Os machos têm entre 30 e 65 kg e podem medir até mais de 2m; as fêmeas, por sua vez, têm massas corporais de 17 a 58 kg, com um comprimento médio de 1,8 m, portanto tendem a ser menores que as onças-pintadas.

Os leopardos variam na cor de amarelo claro a laranja avermelhado e têm manchas pretas em todo o corpo, que podem variar de circular a quadrado e formar uma espécie de roseta. O padrão do corpo é único para cada indivíduo. Há indivíduos negros e, como no caso das onças-pintadas, isso se deve à presença de um alelo dominante, razão pela qual também são comumente conhecidos como "panteras negras".

Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo - Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo

Distribuição e habitat da onça-pintada, guepardo e leopardo

Nesta seção conheceremos melhor alguns detalhes de cada uma dessas três espécies:

Onças-pintadas

A onça-pintada é o maior felino das Américas e é o único representante do gênero atualmente nesta região. Seu alcance foi consideravelmente reduzido, ao ponto de ter desaparecido de várias áreas. Atualmente, elas podem ser encontradas, de forma irregular, do sudoeste dos Estados Unidos para a América Central, passando pela Amazônia até a Argentina. Neste sentido, pode ser vista nos Estados Unidos, México, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Brasil, Venezuela, Suriname, Belize, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. É considerada extinta em El Salvador e no Uruguai e os maiores indivíduos estão no Brasil e Venezuela.

O habitat das onças-pintadas é relativamente variado e depende principalmente da região específica onde elas estão localizadas. Neste sentido, eles podem estar presentes em florestas tropicais, áreas pantanosas que sofrem inundações sazonais, pastagens, matagais espinhosos, florestas decíduas. Em geral, eles optam principalmente por florestas tropicais baixas; em segundo lugar, por ecossistemas xerófitos; e por último, por áreas de pastagem.

Guepardos

As populações dos guepardos também foram fortemente impactadas, estando presentes tanto na África Ocidental quanto na África Austral, limitadas na Ásia aos desertos centrais do Irã. Embora com essa fragmentação, os guepardos estão presentes entre o norte da Tanzânia e o sul do Quênia. Há também registros do sul da Etiópia, sul do Sudão, norte do Quênia e Uganda.

O habitat dos guepardos consiste em florestas secas, matagais espessos, pradarias e desertos extremos. Eles também fazem sua casa em planícies, pântanos salgados e montanhas escarpadas. Neste outro artigo você descobre qual a velocidade que um guepardo pode atingir.

Leopardos

Os leopardos têm uma ampla gama de distribuição, estando presentes em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles são considerados extintos em: Hong Kong, Jordânia, Coréia, Kuwait, Líbano, Mauritânia, Mauritânia, Marrocos, Cingapura, República Árabe Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão.

Eles têm uma variação maior de habitats do que as onças-pintadas, estando presentes em áreas desérticas e semi-desérticas. Também em certas áreas com savanas de pastagens, florestas montanhosas e tropicais, mas há até mesmo uma pequena população nas regiões nevadas do leste da Rússia.

Comportamento da onça-pintada, guepardo e leopardo

As onças-pintadas podem ficar ativas praticamente o dia todo, embora prefiram se movimentar ao anoitecer e ao amanhecer. Elas buscam refúgio no meio da manhã e da tarde, estando sob vegetação densa, cavernas ou grandes rochas. Elas são atraídos por corpos de água e durante os períodos de enchentes permanecem nas árvores para descansar. São animais solitários, que só se reúnem quando a fêmea está em cio.

O comportamento dos guepardos ou chitas se caracteriza por ser territorial, ação que eles realizam deixando urina, fezes, fazendo marcas nas árvores e no solo, até mesmo circulando sobre a grama para amassá-la e deixar seu cheiro. Os guepardos têm um comportamento único dentro dos felídeos, pois formam laços sociais ou coalizões entre machos com algum parentesco, e eventualmente permitem a entrada no grupo de um macho externo. Há também casos de machos solitários. Por outro lado, as fêmeas são geralmente solitárias ou são acompanhadas pelos jovens que ainda dependem delas.

Os leopardos, por sua vez, são solitários e noturnos, e este último aspecto aumenta se eles estiverem próximos a áreas humanas. Eles são territoriais, a ponto de marcar com sua urina e fezes o espaço ao seu redor, e também emitem vários tipos de sons para se comunicar. Eles são excelentes nadadores e preferem estar na parte inferior das florestas.

Alimentação da onça-pintada, guepardo e leopardo

Agora vamos falar sobre a alimentação da onça-pintada, guepardo e leopardo. Já adiantamos que todos os três são animais carnívoros.

Alimentação da onça-pintada

As onças-pintadas são excelentes caçadoras e utilizam suas poderosas mandíbulas. Elas perseguem furtivamente suas presas e, uma vez que encontram o momento mais oportuno, se lançam sobre elas, agarrando imediatamente opescoço para sufocar o animal em questão.

Elas também são capazes de perfurar o crânio das presas com seus caninos fortes. Sua dieta é variada e as onças-pintadas têm preferência por animais de grande porte. Mas elas podem se alimentar de: porcos-do-mato, antas, veados, jacarés, cobras, porcos-espinhos, capivaras, aves, peixes, entre outros.

Alimentação do guepardo

Quanto ao guepardo, ele é considerado um dos mamíferos terrestres mais rápidos que existem, uma vantagem que utilizam para caçar. Ao contrário da onça-pintada e do leopardo, os guepardos não perseguem ou emboscam suas presas, mas quando estão a uma distância de 70 a 10 metros, iniciam uma corrida rápida para capturá-las, porém não conseguem manter sua velocidade por mais de 500 metros de distância.

Quando a caçada é bem sucedida, eles puxam a vítima para baixo com suas patas dianteiras e a agarram pelo pescoço para estrangulá-la. Os guepardos não são tão fortes como os outros dois felinos que apresentamos neste artigo, portanto suas presas são mais limitadas e normalmente fogem se outro predador com maior força as enfrentar para se alimentar. Entre os animais que eles comem estão: antílopes, gazelas, aves, lebres, entre outros.

Alimentação do leopardo

Já os leopardos fazem emboscadas para caçar suas presas, surpreendendo-as ao impedi-las de escapar. Para fazer isso, eles se movem furtivamente agachados e, uma vez que estão próximos, atacam a vítima. Não é comum que, se não saltarem, eles persigam o animal. Quando fazem a captura, quebram o pescoço e sufocam a presa, e depois a movem para um lugar onde possam comer em paz, como em cima de uma árvore.

Sua força lhes permite caçar indivíduos maiores que eles mesmos e entre os tipos de animais que comem, estão: antílopes, gazelas, veados, porcos, bovinos, aves, macacos, répteis, roedores, artrópodes e às vezes até mesmo carniça. Também são capazes de caçar tanto hienas quanto guepardos, além disso, foi identificado que elas armazenam carcaças e continuam a capturar presas.

Conheça outros animais rápidos neste artigo: "Os 10 animais mais rápidos do mundo".

Reprodução da onça-pintada, guepardo e leopardo

As onças-pintadas são capazes de se reproduzir durante todo o ano, pois as fêmeas têm ciclos de cio aproximadamente a cada 37 dias, que duram entre 6 e 17 dias; entretanto, entre dezembro e março há taxas mais altas de acasalamento. Quando a fêmea está no cio, ela deixa seu território e emite sons para comunicar sua disposição aos machos, que podem se confrontar a fim de acasalar com a fêmea. Uma vez ocorrido o acasalamento, as fêmeas não permitirão que um macho se aproxime delas, muito menos quando um filhote nasce. A gravidez dura entre 91 e 111 dias e uma ninhada terá de 1 a 4 crias.

Os guepardos também se reproduzem durante todo o ano, mas diferentemente das onças-pintadas, ambos os sexos podem copular com parceiros diferentes. Tanto os machos quanto as fêmeas tendem a sair de seus territórios durante a época de reprodução. As fêmeas ficam receptivas por cerca de 14 dias, em ciclos que variam de 3 a 27 dias. O período de gestação dura cerca de 95 dias, e uma ninhada consistirá de um máximo de 6 crias, embora em cativeiro elas possam ser de mais indivíduos.

No caso dos leopardos, assim como ocorre com os guepardos, tanto os machos quanto as fêmeas podem ter vários parceiros sexuais. As fêmeas têm ciclos a cada 46 dias, e o cio dura 7 dias; durante este tempo, elas podem copular várias vezes por dia. Quando uma fêmea está em cio, o macho será capaz de detectá-la pela urina que está carregada com feromônios ou também porque ela pode se aproximar e esfregar no macho sua cauda. A gestação dura 96 dias e geralmente dão à luz de 1 a 6 filhotes.

Agora que você já viu as diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo, destacamos que, infezlimente, a onça-pintada está na categoria de quase ameaçada de extinção; o guepardo e o leopardo estão em estado vulnerável. Por isso é necessário adotar ainda mais medidas de proteção para salvar estas espécies no planeta.

Não deixe de conferir ainda este outro artigo sobre felinos raros: fotos e características e, se você gosta de gatos, assista ao vídeo a seguir sobre as raças de gatos mais inteligentes do mundo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Durant, S., Mitchell, N., Ipavec, A. y Groom, R. (2015). Acinonyx jubatus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2015: e.T219A50649567. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T219A50649567.en>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Hunt, A. (2011). "Panthera pardus". Animal Diversity Web. University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Panthera_pardus/>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Lehnert, E. (2013). "Acinonyx jubatus". Animal Diversity, University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Acinonyx_jubatus/>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Stein, AB, Athreya, V., Gerngross, P., Balme, G., Henschel, P., Karanth, U., Miquelle, D., Rostro-García, S., Kamler, JF, Laguardia, A., Khorozyan, I. y Ghoddousi, A. (2020). Panthera pardus (versión enmendada de la evaluación de 2019). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2020: e.T15954A163991139. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-1.RLTS.T15954A163991139.en>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Nogueira, J. 2009. "Panthera onca". Animal Diversity University of Michigan, Museum of Zoology. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Panthera_onca/>. Acesso em 20 de abril de 2021.
  • Quigley, H., Foster, R., Petracca, L., Payan, E., Salom, R. y Harmsen, B. (2017). Panthera onca (versión de erratas publicada en 2018). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2017: e.T15953A123791436. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-3.RLTS.T15953A50658693.en>. Acesso em 20 de abril de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo