Curiosidades do mundo animal

Tipos de ouriços-do-mar

 
María Luz Thomann
Por María Luz Thomann, Bióloga e ornitóloga. 2 dezembro 2020
Tipos de ouriços-do-mar

Os equinóides, comumente conhecidos como ouriços e bolachas-do-mar, fazem parte da classe Echinoidea. As principais características do ouriço-do-mar incluem sua forma arredondada e globosa em algumas espécies e, é claro, seus famosos espinhos. No entanto, outras espécies de ouriços-do-mar podem ter corpos redondos e achatados.

O ouriço-do-mar possui um esqueleto calcário, que dá forma ao seu corpo, e esse por sua vez é constituído por placas que protegem o seu interior como uma concha e de onde saem espinhos ou espigões que possuem mobilidade. Habitam todos os mares do mundo, podendo chegar a fundos do mar com até quase 3.000 metros de profundidade, e se alimentam de uma grande variedade de peixes, algas e outros invertebrados. Além disso, exibem uma grande variedade de cores, o que os torna ainda mais fascinantes.

Das cerca de 950 espécies existentes, dois tipos de ouriços-do-mar podem ser encontrados: por um lado, os ouriços-do-mar regulares, de forma esférica e com o corpo coberto por numerosos espinhos de diferentes comprimentos; por outro lado, os ouriços irregulares, achatados e com muito menos espinhos mais curtos, são as chamadas bolachas-do-mar. Você já se perguntou quais são os tipos de ouriços-do-mar? Se quer conhecer os tipos e características de cada um, além de exemplos, não perca este artigo do PeritoAnimal!

Índice

  1. Tipos de ouriço-do-mar regulares
  2. Tipos de ouriços-do-mar irregulares
  3. Outros tipos de ouriços-do-mar

Tipos de ouriço-do-mar regulares

Dentre os ouriços-do-mar regulares, ou seja, aqueles com corpo esférico e cheio de espinhos, as espécies mais comuns são as seguintes:

1. Ouriço-do-mar-comum (Paracentrotus lividus)

Essa espécie, também conhecida como castanha-do-mar, é uma das mais comuns do mar mediterrâneo, além de estar presente no oceano atlântico, onde habita fundos rochosos e prados marinhos. É comum encontrá-los em profundidades de até 30 metros, e eles são capazes de quebrar rochas moles com seus espinhos para então entrar nos buracos que produzem. Seu corpo esférico mede cerca de 7 cm de diâmetro e apresenta ampla gama de cores, podendo ter tons de marrom, esverdeado, azul e roxo.

Você talvez se interesse por este outro artigo sobre animais marinhos em perigo de extinção.

Tipos de ouriços-do-mar - Tipos de ouriço-do-mar regulares

2. Ouriço-do-mar-grande (Echinus esculentus)

Também conhecido como ouriço-comestível-europeu, esta espécie é encontrada ao longo de toda a costa da Europa. Geralmente, pode viver a mais de 1.000 metros de profundidade e frequenta áreas com substratos duros e rochosos. Seu diâmetro varia entre 10 a 17 cm e possui espinhos bastante curtos com pontas roxas. O resto do corpo apresenta uma cor vermelha marcante, embora possa variar do rosa ao roxo pálido ou com tons esverdeados.

É uma espécie classificada como "quase ameaçada" pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) devido à superexploração da atividade pesqueira, já que é uma espécie consumida pelo homem.

Tipos de ouriços-do-mar -

3. Ouriço-do-mar-verde (Psammechinus miliaris)

Também conhecido como ouriço-do-mar-da-costa, esta espécie está distribuída pelo oceano atlântico, sendo muito comum no mar do norte. Geralmente esta espécie vive até 100 metros de profundidade, em áreas rochosas com abundância de algas. De fato, é muito comum encontrá-lo associado a algas marrons. Também é muito comum em áreas de tapetes de ervas marinhas e de ostras. Mede cerca de 6 cm de diâmetro e a cor da sua carapaça é castanho acinzentado, enquanto os seus espinhos são verdes com pontas roxas.

Se além de ouriços-do-mar, também te interessam os polvos, não perca este artigo com 20 curiosidades sobre os polvos baseadas em estudos científicos.

Tipos de ouriços-do-mar -

4. Ouriço-de-fogo (Astropyga radiata)

Esta espécie está distribuída pelos oceanos Índico e Pacífico, geralmente em profundidades que não ultrapassam os 30 metros e de preferência com fundos arenosos. Ele também habita áreas de barreiras de coral. É uma espécie grande e sua coloração varia do vermelho escuro até cores claras como o bege, porém também existem indivíduos que são pretos, roxos ou laranja.

Seus longos espinhos vermelhos ou pretos, que também são venenosos e servem para defesa, estão agrupados de tal forma que algumas regiões do corpo se descobrem, e se pode notar um formato em V. Os espinhos têm também uma iridescência, de tal maneira que parecem brilhar. O diâmetro de seu corpo pode ultrapassar os 20 cm e, somado aos seus espinhos de cerca de 5 cm, torna o ouriço de fogo uma espécie muito chamativa e imponente.

Tipos de ouriços-do-mar -

5. Ouriço-do-mar-negro (Diadema antillarum)

Também conhecido como ouriço-de-espinhos-longos, essa espécie habita o Mar do Caribe e a bacia do Oceano Atlântico ocidental, onde vive nas águas rasas dos recifes de coral. Desempenha um importante papel ecológico, pois são responsáveis ​​por manter estáveis ​​as populações de muitas espécies de algas, que de outra forma podem cobrir os corais. É uma espécie herbívora, mas que às vezes, quando seu alimento está escasso, pode se tornar carnívora. Este tipo de ouriço-do-mar tem uma coloração negra, e sua característica mais marcante é a presença de longos espinhos, que medem cerca de 12 cm e nos indivíduos grandes podem chegar medir mais de 30 cm.

Tipos de ouriços-do-mar -

Tipos de ouriços-do-mar irregulares

Agora passaremos a falar sobre os tipos de ouriços-do-mar irregulares, aqueles cujos corpos têm uma forma mais achatada e que possuem menos espinhos do que os ouriços-do-mar normais. Estas são as espécies de ouriços-do-mar irregulares mais comuns:

6. Echinocardium cordatum

Esta espécie, que não possui nome popular em português, está distribuída em todos os mares do mundo, com exceção das zonas polares. Vive a até pouco mais de 200 metros de profundidade e em fundos arenosos, onde sua presença pode ser notada porque, ao enterrar-se, observa-se uma depressão na areia. Seu corpo pode medir cerca de 9 cm, tem formato de coração e é totalmente coberto por espinhos curtos e claros, quase amarelos, que dão a aparência de pêlos. Vive enterrado em câmaras que ele mesmo escava na areia e que podem atingir 15 metros de profundidade.

Tipos de ouriços-do-mar - Tipos de ouriços-do-mar irregulares
Imagem: Wikipedia

7. Echinocyamus pusillus

Este ouriço-do-mar é distribuído da Noruega à Serra Leoa, incluindo o mar mediterrâneo. Vive geralmente em águas calmas e pode ser observado a até 1.000 metros de profundidade, em fundos arenosos ou de cascalho fino. É uma espécie muito pequena que normalmente não ultrapassa um centímetro de diâmetro e tem uma forma oval achatada. Seus espinhos são curtos e densamente agrupados. Este ouriço-do-mar tem como curiosidade sua cor esverdeada, embora seu esqueleto seja esbranquiçado.

Tipos de ouriços-do-mar -
Imagem: Urgorri, Victoriano

8. Dendraster excentricus

Essa espécie, que não possui nome popular em português, é americana e está distribuída pelo oceano pacífico, do Alasca à Baixa Califórnia. Habita águas calmas e rasas, geralmente em pouca profundidade, embora possa atingir uma profundidade de cerca de 90 metros, onde se enterra em fundos arenosos e muitos indivíduos podem se agrupar. Sua forma é achatada, o que lhe permite enterrar-se na areia. Em geral, eses ouriços-do-mar medem cerca de 8 cm, embora possam chegar a mais de 10. Sua coloração varia do marrom ao roxo, e seu corpo é coberto por finos espinhos semelhantes a pelos.

Tipos de ouriços-do-mar -

9. Mellita quinquiesperforata

Essa espécie de bolacha-do-mar é encontrada na costa do oceano atlântico, na América do Norte e da Carolina do Norte até o sul do Brasil. É comum observá-lo tanto em costas arenosas e fundos rochosos, quanto em áreas de recifes de coral, a profundidades superiores a 150 metros. É uma espécie de médio porte, pois em geral não ultrapassa os 10 cm. Como o resto das bolachas-do-mar, é achatada ventralmente e possui cinco aberturas na parte superior da concha, que funcionam como brânquias. É coberta de espinhos finos e curtos que lhe conferem uma cor castanho-esverdeada.

Talvez você também se interesse em saber quais são os tipos de caramujos: marinhos e terrestres, que apresentamos neste outro artigo.

Tipos de ouriços-do-mar -

10. Leodia sexiesperforata

Essa espécie de ouriço é nativa do oceano atlântico, em áreas tropicais e subtropicais, da América do Norte à América do Sul, onde atinge o Uruguai. Vive em águas rasas e em mares de fundo macio, que utiliza para se enterrar em áreas com pouca vegetação marinha, podendo ser encontrado a até 60 metros de profundidade.

Como as outras espécies, essa bolacha-do-mar é achatada dorsoventralmente e sua forma é quase pentagonal. Seu tamanho é variável, com indivíduos medindo de 5 cm a mais de 13. E como o próprio nome indica, possui seis orifícios chamados de lúnulas na parte superior de sua concha, além de numerosos espinhos curtos cobrindo seu corpo.

Tipos de ouriços-do-mar -

Outros tipos de ouriços-do-mar

Além das espécies de ouriços-do-mar mencionadas anteriormente, existem muitas outras, como por exemplo:

  • Echinus melo
  • Ouriço-lápis-vermelho (Heterocentrotus mammillatus)
  • Ouriço-do-mar-branco (Gracilechinus acutus)
  • Cidaris cidaris
  • Spatangus purpureus
  • Stylocidaris affinis
  • Batata-do-mar (Brissus unicolor)
  • Ouriço-do-mar-púrpura (Strongylocentrotus purpuratus)
  • Ouriço-coletor (Tripneustes gratilla)
  • Ouriço-do-mar-verde (Lytechinus variegatus)
  • Echinometra mathaei
  • Kina (Evechinus chloroticus)
  • Bolacha-da-praia (Encope emarginata)
  • Arachnoides placenta
  • Ouriço-do-mar-vermelho (Asthenosoma marisrubri)

Agora que você conhece diferentes tipos de ouriços-do-mar, você não pode perder este vídeo em que apresentamos os 7 animais marinhos mais raros do mundo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de ouriços-do-mar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Emlet, R. B. (1986). Dendraster excentricus. MARINE ECOLOGY-PROGRESS SERIES, 31(24.5254), 245-254.
  • Lessios, H. A. (1988). Mass mortality of Diadema antillarum in the Caribbean: what have we learned? Annual review of ecology and systematics, 19(1), 371-393.
  • Pawson, D.L. (2007). Phylum echinodermata. Zootaxa , 1668 (1), 749-764.
  • Pearse, JS y Cameron, RA (1991). Echinodermata: echinoidea. Revista de Biología Tropical. Costa Rica.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Wikipedia
Imagem: Urgorri, Victoriano
1 de 11
Tipos de ouriços-do-mar