Comparações

Tipos de chihuahua

 
Tipos de chihuahua
Chihuahua

Ficha do animal: Chihuahua

O chihuahua é uma das raças caninas mais antigas da América. É originário do México e é caracterizado por ser o menor cachorro do mundo. Embora muitos atribuam seu nome ao estado de Chihuahua, existem historiadores que refutam essa teoria. Diz-se que “chihuahua” significa lugar árido e arenoso na língua do povo Rarámuri, e o nome original da raça é “chihuahueño”, mas foi mal traduzido por um erro.

Neste artigo do PeritoAnimal, apresentaremos as considerações gerais do cão chihuahua para orientá-lo e ajudá-lo a identificar que tipo de chihuahua você tem. Para identificar corretamente um exemplar, não apenas as considerações anatômicas são levadas em conta. Para competições, o temperamento do cão desempenha um papel fundamental na classificação, especialmente quando se trata de animais de companhia. Por último, mas não menos importante, devem ser consideradas as características e normas estabelecidas pelas grandes associações caninas do mundo. Neste caso, apresentaremos as normas da Federação Cinológica Internacional (FCI), que é considerada a maior federação internacional canina do mundo. Continue lendo e descubra conosco quantos tipos de chihuahua existem.

Também lhe pode interessar: Top 6 de cachorros pequenos de pelo curto

Índice

  1. Como saber que tipo de chihuahua eu tenho?
  2. Características do chihuahua
  3. Tipos de chihuahuas que existem
  4. Tipos de chihuahua de acordo com a pelagem
  5. Considerações na hora de adotar um chihuahua

Como saber que tipo de chihuahua eu tenho?

Esta raça não é muito complicada de identificar. Existem diversos tipos de chihuahua que são muito populares ao redor do mundo, mas deve ser levado em consideração que nem todos são aceitos pelas federações caninas oficiais. As características anatômicas próprias de cada tipo de chihuahua são bastante simples de diagnosticar e geralmente facilitam o trabalho do tutor. Tudo que você precisa fazer é comparar as características típicas (permitidas ou não) com as do seu exemplar e verá que poderá classificá-lo de maneira muito simples.

As características que você deve levar em conta para identificar o seu cãozinho chihuahua são as seguintes:

  • Pelo: a FCI aceita os dois tipos de pelagem nessa raça, tanto a de pelo longo como a de pelo curto.
  • Cabeça: existem dois tipos chamados de cabeça de maçã e cabeça de veado. A FCI aceita somente a cabeça de maçã.
  • Tamanho: existe uma variedade muito menor que o chihuahua padrão e ela é chamada de chihuahua toy ou xícara de chá. Essa variação não é aceita pela FCI mas é muito comum ao redor do mundo.

Características do chihuahua

Embora cada tipo de chihuahua apresente suas características particulares, existem algumas generalidades que todos eles devem apresentar para serem considerados chihuahuas puros. Desse modo, o chihuahua é um cão de corpo compacto e pequeno, que se destaca, principalmente, pelas características de sua cabeça. Dessa forma, para que seja considerado um cachorro de raça pura, deve-se enfatizar a forma de sua cabeça em formato de maçã, já que, como mencionamos, essa é a única forma aceita pela FCI. Além disso, o cão chihuahua deve apresentar um focinho curto, mais largo na base e mais fino na ponta. Quanto aos seus olhos, eles também são uma característica distintiva da raça, visto que são grandes, redondos e expressivos, mas sem serem exageradamente protuberantes. Geralmente, costumam ser de cor escura.

Por outro lado, sua cauda deve ser moderadamente longa, ser carregada alta ou em formato de semicírculo, sempre apontando para o dorso. Quanto ao seu tamanho, a FCI indica que o peso permitido para essa raça se encontra entre um quilo até os 3 kg. Por último, cabe destacar que nesta raça são aceitas todas as cores e tonalidades, com exceção do padrão mirlo.

Conheça 10 curisiosidades sobre os chihuahuas.

Tipos de chihuahua - Características do chihuahua

Tipos de chihuahuas que existem

Atualmente, são vários os tipos de chihuahua que podem ser encontrados em todo o mundo, embora nem todos sejam reconhecidos pelas organizações caninas oficiais, portanto não seriam considerados cães chihuahua de raça pura.

Chihuahua toy ou xícara de chá

Entre as variedades que podemos encontrar, existem os bastante peculiares, que são menores que o chihuahua padrão. Eles se popularizaram bastante e embora muitas famílias tenham a companhia de um chihuahua toy ou xícara de chá, é importante saber que essa variação NÃO é aceita pelas associações caninas. Embora um chihuahua possa pesar 1 kg (isso sim é aceito), de acordo com a FCI e outras organizações, não existe uma classificação por tamanho nessa raça, de forma que não há diferença entre chihuahua toy ou médio, por exemplo, todos são chihuahua padrão.

Lembre-se de que o tamanho aceito para essa raça está entre 1 kg e 3 kg, um peso inferior, portanto, não é aceito. Além disso, é fundamental ressaltar que as raças de cães chamadas "xícara de chá", geralmente, sofrem as consequências da reprodução irresponsável para obter cães de tamanhos muito reduzidos, sem levar em conta sua saúde. Por esse motivo, não é recomendável fomentar essa "prática" ao adotar cães com essas características.

Tipos de chihuahua - Tipos de chihuahuas que existem

Chihuahua cabeça de maçã

Este é o único chihuahua aceito oficialmente. Segundo a FCI, a cabeça do chihuahua deve ser estritamente em formato de maçã e, tal como seu nome indica, isso significa que quando visto de frente, sua cabeça tem uma aparência de maçã, totalmente redonda e com a frente abobadada. Pode ser de pelo longo ou de pelo curto e são aceitos em todas as cores.

Tipos de chihuahua -

Chihuahua cabeça de veado

Essa variação é um tipo de chihuahua um pouco polêmico, já que algumas federações a aceitam, mas a FCI não a aceita. Desse modo, segundo essa organização, que é a maior e mais reconhecida a nível mundial, esse tipo de chihuahua não pode ser considerado de raça pura.

O chihuahua cabeça de veado, chamado também de cabeça de pêra, tem a cabeça ligeiramente alongada, ao contrário do chihuahua cabeça de maçã. Neste caso, além disso, o focinho costuma ser mais longo e os olhos menores do que o normal. É uma das variações mais populares de chihuahua e faz parte dos cães de companhia preferidos dos últimos tempos.

Tipos de chihuahua -

Tipos de chihuahua de acordo com a pelagem

Dentro do padrão oficial da raça, todas as organizações, incluindo a FCI, diferenciam duas variedades de chihuahua em função no tipo de pelo. Dessa forma, podemos dizer que outros tipos de chihuahua aceitos oficialmente são os seguintes:

Chihuahua de pelo longo

Nesse tipo de chihuahua, a pelagem é longa, fina, sedosa, lisa ou ligeiramente ondulada, mas nunca encaracolada. Pode ou não ter subpelo e costuma apresentar pelos mais longos nas orelhas, pescoço, cauda e parte de trás das coxas. Cabe destacar que o pelo longo e fofo, como o do lulu-da-pomerânia, não é aceito no chihuahua.

Chihuahua de pelo curto

Nessa variedade de chihuahua, o pelo é bastante curto, embora seja um pouco mais longo na área do pescoço e da cauda. É macio, fino e pode ou não ter subpelo.

Tipos de chihuahua - Tipos de chihuahua de acordo com a pelagem

Considerações na hora de adotar um chihuahua

Ao adotar um filhote ou um cão da raça chihuahua devemos ter certeza de sua procedência. No entanto, na maioria dos casos isso pode não ser possível, já que muitos chegam a abrigos ou canis por terem sido abandonados. De qualquer forma, é importante visitar o veterinário para que ele realize um exame completo e verifique seu estado geral de saúde.

Por outro lado, é importante levar em conta que todos os tipos de chihuahua perdem bastante pelo, por isso que serão necessárias, ao menos, duas escovações semanais. Quanto a educação do chihuahua, eles costumam ser cães teimosos, corajosos, alertas e muito ativos. Isso significa que é necessário ser muito consistente em seu adestramento e é essencial usar o reforço positivo sempre.

Agora que você conheceu os diferentes tipos de chihuahua, não perca esses outros artigos sobre a raça:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de chihuahua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • Fédération Cynologique Internationale. Chihuahueño. Disponível em: http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/218g09-es.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tipos de chihuahua