Curiosidades do mundo animal

Tipos de centopeias

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 16 março 2023
Tipos de centopeias

As centopeias são artrópodes classificados na classe Chilopoda, também chamadas de quilópodes, que se diferenciam dos diplópodes (Diplopoda), dos sínfilos (Symphyla) e dos paurópodes (Pauropoda), embora todos estejam no subfilo dos miriápodes. Geralmente, as centopeias têm o corpo dorsoventralmente achatado; possuem um par de patas em cada segmento ou metâmero que compõe o corpo, com exceção do primeiro e dos dois últimos. Isso faz com que tenham desde poucos pares de patas até cerca de 191 pares. Além disso, também têm duas antenas, um par de mandíbulas e dois olhos formados por ocelos.

Todas as centopeias são venenosas, já que o primeiro par de apêndices é modificado com estruturas que injetam veneno, o qual varia em toxicidade conforme a espécie. Por isso, é importante tomar precauções com crianças e pessoas alérgicas. São predadores que vivem em diversos tipos de habitats, mas requerem um ambiente úmido. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer 25 tipos de centopeias venenosas, agrupadas em cinco ordens.

Índice

  1. Centopeia da Tasmânia e da Nova Zelândia (Craterostigmomorpha)
  2. Centopeia da terra (Geophilomorpha)
  3. Centopeia de pedra (Lithobiomorpha)
  4. Centopeia tropical (Escolopendromorfa)
  5. Centopeia doméstica (Scutigeromorpha)

Centopeia da Tasmânia e da Nova Zelândia (Craterostigmomorpha)

Este é um tipo de centopeia nativa da Tasmânia e Nova Zelândia, sem um nome comum atribuído. Elas são o grupo menos diverso, contendo apenas o gênero Craterostigmus, no qual estão localizadas duas espécies, Craterostigmus crabilli e Craterostigmus tasmanianus.

Elas se caracterizam por apresentar apenas um ocelo em cada lado da cabeça. Quando chegam à fase adulta, desenvolvem 15 segmentos corporais e secretam uma substância pegajosa e tóxica que usam principalmente para repelir predadores. C. crabilli é caracterizada por medir cerca de 3 cm, ser de cor laranja ou marrom; enquanto C. tasmanianus é de cor verde-amarelada e pode atingir tamanhos de até cerca de 5 cm.

Tipos de centopeias - Centopeia da Tasmânia e da Nova Zelândia (Craterostigmomorpha)
Imagem: Venom Market

Centopeia da terra (Geophilomorpha)

Este tipo de centopeia se caracteriza por ser uma excelente escavadora, expandindo e contraindo as pernas para abrir caminho no solo. Dependendo da espécie, possui entre 27 ou mais de 190 segmentos, com seus respectivos pares de pernas. Não possuem olhos, sendo assim, cegos. Têm espiráculos nas estruturas que sustentam as pernas e possuem antenas divididas em vários segmentos.

Por outro lado, é o grupo mais diverso entre os tipos de centopeias, com uma ampla distribuição global, desenvolvendo-se em solos com pouca compactação, com matéria em decomposição. Algumas espécies são semi-aquáticas, especificamente em áreas costeiras, conseguindo resistir à água do mar, onde caçam suas presas.

Existem cerca de 1.271 espécies deste tipo de centopeias, e algumas delas são:

  • Nannarrup hoffmani
  • Gonibregmatus plurimipes
  • Himantarium gabrielis
  • Geophilus carpophagus
  • Zelanophilus provocator
  • Mecistocephalus togensis
Tipos de centopeias - Centopeia da terra (Geophilomorpha)

Centopeia de pedra (Lithobiomorpha)

Este grupo é caracterizado por ter o corpo alongado e estreito, com uma pele macia. Essas centopeias possuem um par de antenas e mandíbulas, assim como dois pares de maxilas. O corpo é dividido em 18 segmentos, com um par de patas nos 15 primeiros, que se articulam lateralmente. São animais noturnos, passando o dia abrigados em rachaduras, sob a serrapilheira e até mesmo enterrados. Por fim, possuem movimentos rápidos.

Distribuem-se por todos os continentes, exceto em áreas frias. Possuem um veneno potente e eficaz com o qual paralisam suas presas, no entanto, em humanos, causa apenas dor, mas sendo realmente perigoso.

O grupo é composto por cerca de 1.145 espécies, e entre elas temos:

  • Eupolybothrus fasciatus
  • Lithobius microps
  • Lithobius borealis
  • Lamyctes coeculus
  • Lamyctes castanea
  • Lamyctes coeculus
Tipos de centopeias - Centopeia de pedra (Lithobiomorpha)

Centopeia tropical (Escolopendromorfa)

Também conhecidas como centopeias de casca, este grupo é geralmente formado por 21 a 23 segmentos, com um par de patas em cada um, embora algumas espécies possam ter até mais de 40 pares de patas. As antenas são segmentadas, com cerca de 17 ou mais segmentos. Normalmente, há quatro ocelos de cada lado da cabeça, embora algumas espécies sejam cegas.

São excelentes predadores, chegando a caçar até pequenos mamíferos e répteis, que paralisam com seu veneno. Entre os principais invertebrados que consomem estão grilos, caracóis, gafanhotos, besouros, minhocas, entre outros.

Algumas espécies podem ser um pouco perigosas para os humanos, pois sua picada causa dor intensa. Na verdade, é comum ocorrerem acidentes com este tipo de centopeia; por isso, são relevantes em termos de saúde pública. Habitam florestas e desertos em várias partes do mundo.

Existem cerca de 685 espécies, algumas delas são:

  • Scolopendra cataracta
  • Scolopendropsis bahiensis
  • Cryptops anomalans
  • Ethmostigmus rubripes
  • Rhysida celeris
  • Arthrorhabdus formosus
Tipos de centopeias - Centopeia tropical (Escolopendromorfa)

Centopeia doméstica (Scutigeromorpha)

Este tipo de centopeia possui certas características distintivas, como olhos compostos e antenas bastante longas e segmentadas. Seu corpo é relativamente curto e de forma cilíndrica, formado por 15 segmentos, com o mesmo número de pares de patas. À medida que se avança das pernas da frente para trás, elas aumentam de tamanho. São o tipo de centopeia mais comum em residências, pois não toleram a luz e procuram se esconder em lugares escuros nas casas.

São muito ágeis para correr e caçar suas presas, principalmente aranhas e insetos, nas quais injetam veneno. Quando estão em perigo, conseguem desprender algumas de suas patas para distrair o predador. Sua distribuição inclui todos os continentes em zonas tropicais e temperadas. Em caso de acidentes com humanos, seus efeitos não são tão dolorosos como os de outros grupos.

Foram identificadas cerca de 88 espécies deste tipo de centopeia, entre as quais podemos mencionar:

  • Scutigera coleoptrata
  • Scutigera tonsoris
  • Tachythereua hispánica
  • Allothereua maculata
  • Scutigera linceci
  • Thereuopoda clunifera

Finalmente, queremos mencionar que duas espécies de centopeias são classificadas como vulneráveis, que são Scolopendra abnormis e Nothogeophilus turki, enquanto a espécie Seychellonema gerlachi está em risco de extinção.

Agora que você conheceu diversos tipos de centopeias, talvez possa se interessar por nosso artigo sobre os animais que comem cobras.

Tipos de centopeias - Centopeia doméstica (Scutigeromorpha)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de centopeias, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 16 de março de 2023.
  • Hickman, C., Roberts, L. y Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana.
  • ITIS (2023). Chilopoda. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=154400#null>. Acesso em 16 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Venom Market
1 de 6
Tipos de centopeias