Curiosidades do mundo animal

Para que serve a bolsa do canguru

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 1 agosto 2016
Para que serve a bolsa do canguru

O termo canguru engloba na realidade diferentes espécies da subfamília dos marsupiais, os quais têm caraterísticas importantes em comum. Entre todas as espécies podemos destacar o canguru vermelho, uma vez que se trata do maior marsupial que existe nos dias de hoje, com 1,5 metros de altura e 85 quilos de peso corporal, no caso dos machos.

As diferentes espécies de canguru habituam na Oceânica e se converteram nos animais mais representativos da Austrália. Neles destacam-se as suas poderosas patas traseiras assim como a sua cauda comprida e musculosa, através das quais se podem movimentar com saltos surpreendentes.

Outro traço caraterístico destes animais e que desperta uma grande curiosidade é a bolsa que possuem na sua área ventral. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você para que serve a bolsa do canguru.

Também lhe pode interessar: Quantos metros um canguru pode pular?

Índice

  1. O que é o marsúpio?
  2. Para que serve o marsúpio?
  3. O canguru, uma espécie em perigo de extinção

O que é o marsúpio?

O marsúpio é o que se conhece popularmente como bolsa do canguru e trata-se de uma dobra na pele deste animal que apenas está presente nas fêmeas, uma vez que cobre os seus seios formando uma bolsa epidérmica que funciona como incubadora.

Trata-se de uma duplicação da pele que se situa na parede ventral exterior e que como vamos ver de seguida, está diretamente ligada com a criação das crias do canguru.

Para que serve a bolsa do canguru - O que é o marsúpio?

Para que serve o marsúpio?

As fêmeas parem a cria praticamente quando esta ainda se encontra em estado embrionário, entre os 31 e os 36 dias de gestação aproximadamente. A cria de canguru apenas tem os braços desenvolvidos e graças a eles pode se mover desde a vagina até ao marsúpio.

A cria do canguru vai permanecer na bolsa durante aproximadamente 8 meses mas durante 6 meses irá periodicamente ao marsúpio para continuar se alimentando.

Podemos definir da seguinte forma as funções da bolsa do canguru:

  • Funciona como uma incubadora e permite a total evolução do organismo da cria.
  • Permite que a fêmea possa amamentar a sua cria.
  • Já quando as crias se desenvolveram adequadamente, os cangurus transportam-nas no marsúpio para as defender da ameaça de diferentes predadores.

Como já deve ter observado esta estrutura anatômica nos canguru fêmeas não é arbitrária, obedece às peculiaridades da breve gestação das crias.

Para que serve a bolsa do canguru - Para que serve o marsúpio?

O canguru, uma espécie em perigo de extinção

Infelizmente, as três principais espécies de cangurus (canguru vermelho, cinza oriental e cinza ocidental) estão em perigo de extinção devido principalmente aos efeitos do aquecimento global, que longe de ser um conceito abstrato é uma realidade ameaçadora para o nosso planeta e a sua biodiversidade.

Um aumento de dois graus centígrados poderia ter um efeito devastador sobre a população de cangurus, e segundo diversas estatísticas e estudos estima-se que este aumento na temperatura poderia ocorrer no ano de 2030 e reduziria a área de distribuição dos cangurus em cerca de 89%.

Como sempre, o cuidado do meio ambiente é imprescindível para manter a biodiversidade do nosso planeta.

Para que serve a bolsa do canguru - O canguru, uma espécie em perigo de extinção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Para que serve a bolsa do canguru, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Para que serve a bolsa do canguru