Curiosidades do mundo animal

Tartarugas de rio

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 16 setembro 2023
Tartarugas de rio
Tartarugas de água

Ver fichas de  Tartarugas de água

A ordem Testudines agrupa todas as espécies de tartarugas. Embora em geral podemos reconhecer esses animais facilmente por suas carapaças, na realidade o grupo é muito variado quando observado em detalhes. Isto se deve, em partes, a diferenças anatômicas evidentes, como diferenças na carapaça, cabeça e patas, assim como em cores e tamanhos. Por outro lado, os hábitos das tartarugas também se diferem de acordo com a espécie. Assim, algumas vivem permanentemente na terra, outras em água doce ou salgada. Neste artigo do PeritoAnimal nos concentraremos nas tartarugas de rio.

Continue lendo e descubra conosco os tipos de tartarugas de rio que existem, suas características e habitats naturais.

Também lhe pode interessar: As maiores tartarugas do mundo

Índice

  1. Tartaruga-almiscarada (Sternotherus carinatus)
  2. Tartaruga mata-mata (Chelus fimbriatus)
  3. Tartarugas Mary River (Elusor macrurus)
  4. Cágado-da-serra (Hydromedusa maximiliani)
  5. Arapuça (Podocnemis lewyana)
  6. Tartaruga-cabeçuda (Platysternon megacephalum)
  7. Tartaruga de cabeça grande de Madagascar (Erymnochelys madagascariensis)
  8. Tartaruga-de-casco-mole-etíope (Cyclanorbis elegans)
  9. Slider Big Bend (Trachemys gaigeae)
  10. Cágado-de-hogei (Mesoclemmys hogei)
  11. Outras espécies de tartarugas de rio
Ver mais >>

Tartaruga-almiscarada (Sternotherus carinatus)

É nativa dos Estados Unidos e vive em rios de correntes médias ou grandes, com fundos arenosos ou de cascalho. Para essa espécie é importante a presença de madeira, porque as tartarugas sobem nela para tomar sol ou se abrigam debaixo d'água. Também podem ser encontradas em alguns lagos ou pântanos.

Este é um tipo de tartaruga de rio pequena, visto que mede apenas entre 13 e 15 centímetros de comprimento. Ela se caracteriza por ser de cor marrom escuro a laranja, com marcas pretas. No casco encontramos um pequeno relevo arredondado, característico dessa espécie.

Conheça outros animais com carapaças neste artigo.

Tartarugas de rio - Tartaruga-almiscarada (Sternotherus carinatus)

Tartaruga mata-mata (Chelus fimbriatus)

Esta é uma das tartarugas de rio mais peculiares e raras que existem. É nativa da Venezuela, Colômbia, Brasil, Bolívia e Equador. Ela habita principalmente as bacias dos grandes rios como o Amazonas e o Orinoco, mas também pode ser encontrada em áreas pantanosas e pântanos, onde os rios desaguam. Descubra neste post outros Animais da Amazônia e deixe-se surpreender.

Sua aparência é um pouco diferente da maioria das tartarugas, porque se assemelha a um pedaço de madeira. Possui uma cabeça alongada com espinhos e mede cerca de 45 cm. Ao nascer sua cor é rosa salmão ou avermelhada, com manchas verdes ou pretas, mas à medida que cresce, muda para tons de marrom ou cinza opaco.

Tartarugas de rio - Tartaruga mata-mata (Chelus fimbriatus)

Tartarugas Mary River (Elusor macrurus)

Mais conhecida como tartaruga punk, é uma espécie de tartaruga de rio endêmica da Austrália. Ela habita apenas riachos com correntes, boa oxigenação, rápidos e áreas rasas, bem como em poços com a mesma profundidade dos riachos. Ela não costuma ser encontrada em reservatórios ou outros tipos de habitats.

Ela pode atingir um comprimento de cerca de 50 cm, o que a torna uma das maiores tartarugas de rio da Austrália. A coloração da carapaça pode ser escura, quase preta, avermelhada ou marrom. Infelizmente, ela está classificada como em perigo de extinção.

Não perca este outro post onde mostramos mais Animais da Austrália realmente incríveis.

Tartarugas de rio - Tartarugas Mary River (Elusor macrurus)
Imagem: amazing.zone

Cágado-da-serra (Hydromedusa maximiliani)

Essa curiosa espécie de tartaruga de rio é endêmica do Brasil. Ela é classificada como vulnerável e vive exclusivamente em rios de montanha localizados em florestas densas, com águas claras e fundos rochosos ou arenosos.

O tamanho varia, já que mede de 10 a 20 cm e pesa entre 120 e 520 g. A coloração pode ser acinzentada ou marrom escura, contrastando com a pele das patas cor de verde oliva. Sem dúvida, sua característica mais marcante é o pescoço longo, que lhe confere uma aparência curiosa de serpente.

Tartarugas de rio - Cágado-da-serra (Hydromedusa maximiliani)

Arapuça (Podocnemis lewyana)

Endêmica da Colômbia, infelizmente está classificada como em perigo crítico de extinção. Essa tartaruga de rio se desenvolve principalmente nas margens dos rios onde está presente, embora também possa se deslocar para pequenos afluentes, lagoas ou áreas de inundação, mas sempre conectada ao fluxo principal do rio.

As fêmeas medem cerca de 37 cm e pesam em média 5,6 kg, enquanto que os machos atingem cerca de 25 cm e pesam 1,6 kg, o que os torna consideravelmente menores e demonstra a existência de um marcante dimorfismo sexual. A cor da carapaça é principalmente marrom.

Tartarugas de rio - Arapuça (Podocnemis lewyana)

Tartaruga-cabeçuda (Platysternon megacephalum)

A tartaruga-cabeçuda é uma espécie nativa da Ásia, originária de países como Camboja, Japão, Birmânia, Tailândia e Vietnã, entre outros. É considerada uma especialista em relação ao habitat, de modo que, opta por rios ou riachos em cascata, com águas claras de áreas montanhosas.

É uma espécie peculiar que se caracteriza por ter uma cabeça protuberante, assim como uma cauda longa. Pode atingir cerca de 40 cm de comprimento, embora o casco tenha apenas 15-18 cm. Devido ao corpo sobressair do casco, esse é um traço que diferencia essa espécie de tartaruga de rios de outras.

Tartarugas de rio - Tartaruga-cabeçuda (Platysternon megacephalum)

Tartaruga de cabeça grande de Madagascar (Erymnochelys madagascariensis)

A tartaruga de cabeça grande de Madagascar é outra espécie de tartaruga de rio em perigo crítico de extinção. Como seu nome indica, ela é endêmica de Madagascar, onde se desenvolve principalmente em rios de corrente lenta, mas também pode ser encontrada em lagos e áreas úmidas de águas permanentes.

Apenas o casco mede cerca de 50 cm ou mais, e é de cor marrom. Seu nome comum faz referência à sua principal característica, que é a sua cabeça grande. Infelizmente, é considerada como um das tartarugas mais ameaçadas do mundo.

Descubra outros Animais de Madagascar neste outro artigo.

Tartarugas de rio - Tartaruga de cabeça grande de Madagascar (Erymnochelys madagascariensis)

Tartaruga-de-casco-mole-etíope (Cyclanorbis elegans)

Essa espécie é nativa de Camarões, República Centro-Africana, Chade, Gana, Nigéria e Sudão. Embora houvesse algumas dúvidas quanto ao habitat, tudo indica que vive em grandes rios com leitos lamacentos.

Ela mede cerca de 70 cm, mas devido à sua presença ter se tornado muito rara, faltam alguns dados precisos sobre seu tamanho e aparência em geral. Isso ocorre porque ela está classificada como em perigo crítico de extinção e há vários anos não é mais detectada em muitas áreas onde normalmente era encontrada. Esta tartaruga de rio foi afetada principalmente pelo consumo humano e pela destruição massiva de seu habitat.

Tartarugas de rio - Tartaruga-de-casco-mole-etíope (Cyclanorbis elegans)
Imagem: colombia.inaturalist.org

Slider Big Bend (Trachemys gaigeae)

Esse tipo de tartaruga de rio é nativo da América, especificamente dos Estados Unidos e México. Ela habita as bacias dos rios Grande e Conchos, e também os canais do rio Nazas. Raramente sai da água ou se afasta das áreas principais dos rios.

Sua carapaça mede entre entre 13 e 28 cm e é de coloração escura. Sua aparência é semelhante à da tartaruga de ouvido-vermelho, outra tartaruga de água doce muito conhecida em todo o mundo. A alteração de seu habitat a afetou ao ponto de estar classificada como vulnerável.

Tartarugas de rio - Slider Big Bend (Trachemys gaigeae)
Imagem: reptile-database.reptarium.cz

Cágado-de-hogei (Mesoclemmys hogei)

O cágado-de-hogei é uma espécie de tartaruga de rio endêmica do Brasil. Ela se desenvolve na bacia inferior do Rio Paraíba, no sul de Minas Gerais, no rio Itapemirim e possivelmente no rio Tietê, o que indica que a espécie têm preferência por habitats de rios. Também foi avistada em lagos e riachos menores.

O tamanho máximo registrado é de 38 cm. Os machos pesam em média cerca de 2,75 kg e as fêmeas cerca de 4,55 kg. É outra espécie de tartaruga de rio classificada em perigo crítico de extinção.

Tartarugas de rio - Cágado-de-hogei (Mesoclemmys hogei)

Outras espécies de tartarugas de rio

Existem várias outras espécies de tartarugas de rio, por isso, além das anteriores, compartilhamos outras para que você conheça mais alguns tipos. Tenha em mente que, em alguns casos, elas também podem ser encontradas em outros corpos d'água como lagos, lagoas, pântanos ou estuários.

  • Tartaruga do pântano ocidental (Pseudemydura umbrina).
  • Tartaruga de pescoço de cobra de Parker (Chelodina parkeri).
  • Tartaruga de pescoço de cobra de Nova Guiné (Chelodina novaeguineae).
  • Tartaruga-almiscarada comum (Sternotherus odoratus).
  • Tartaruga-almiscarada achatada (Sternotherus depressus).
  • Tartaruga de rio com manchas amarelas (tracajá) (Podocnemis unifilis).
  • Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa).
  • Tartaruga irapuca (Podocnemis erythrocephala).

Agora que você conhece várias espécies de tartarugas de rio, continue aprendendo e conheça as Tartarugas marinhas neste outro artigo.

Tartarugas de rio - Outras espécies de tartarugas de rio

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tartarugas de rio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: https://animaldiversity.org/
  • IUCN (2023). The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2022-2. Disponível em: https://www.iucnredlist.org

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: amazing.zone
Imagem: colombia.inaturalist.org
Imagem: reptile-database.reptarium.cz
1 de 12
Tartarugas de rio